Parcerias operacionais:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
Advertisements

BENCHMARKING.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Alguns elementos para reflexão:
Levantamento, construção e diagnóstico
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PLANO DE GESTÃO.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Cristiane jonas Francisconi
Desenvolvimento de PROJETOS.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
A auditoria cívica hoje
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
Quem somos O que fazemos Slide 1
O processo de pesquisa de mercado
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Ministério de Minas e Energia
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social FORUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - FNPS BRASÍLIA, ABRIL.
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Minas Gerais.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Ministério da Cultura.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Secretária: Helena Cristina Rozales da Silva Marangoni
Superando a invisibilidade: a importância da geração de dados sobre os povos rromá no Brasil Associação Internacional Maylê Sara Kalí Ciclo de Debates.
“Construindo o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação” 1a Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de Londrina.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
EDITAL DE CONVITE Nº 004/2013 Audiência Pública
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
DESENHO DO.
Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais
Cadastro Único e Busca Ativa
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
07 de Agosto de 2014 INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública III Reunião Ordinária do Consed PLATAFORMA DE GOVERNANÇA Iniciativas.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Metodologia da Pesquisa
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Mapeamento e Padronização de Processos
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

LEVANTAMENTO CENSITÁRIO DE CAMELÔS NO CENTRO DA CIDADE DE MANAUS ABRIL / 2013

Parcerias operacionais: Infraestrutura para o treinamento da equipe de pesquisa. Treinamento de técnicas censitárias.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DO CENTRO ARTHUR VIRGÍLIO NETO PREFEITO HISSA ABRAHÃO VICE-PREFEITO RAFAEL ASSAYAG SECRETÁRIO MUNICIPAL DO CENTRO PERSEVERANDO GARCIA FILHO DIRETOR EXECUTIVO

INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de Manaus através da Secretaria Municipal do Centro – SEMC inscreve o centro da cidade na agenda maior da sua gestão e busca desvelar o universo dos camelôs por meio da investigação científica e adotar estratégias prioritárias em benefício desta atividade e da população em geral. Os dois eixos básicos e foco do levantamento foi acompanhar: a evolução quantitativa dos trabalhadores no comércio informal e, checar a permanência ou alterações ocorridas a partir dos últimos registros efetuados em 2004, 2005 e 2009; O mapeamento, a contagem e os dados da pesquisa trarão informações que nortearão as políticas públicas para requalificação do Centro Histórico de Manaus;

Parcerias: O sindicato e os trabalhadores do ramo; a população; secretarias municipais; IBGE; Programa Bolsa Universidade; Serviço Brasileiro; SEBRAE e em especial a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SEMTRAD.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS O levantamento e conhecimento da realidade dos camelôs que exercem atividade no centro, assim como qualquer outro fenômeno social despertou na equipe técnica a utilização de métodos e instrumentais específicos que puderam nortear a dimensão quantitativa e qualitativa da pesquisa. As etapas de capacitação da equipe: I Etapa: SEBRAE - 18/02/2013 Aspectos teóricos seguidos da atividade de campo e validação do questionário. II Etapa: SENTRAD/SINE - Treinamento para supervisores de campo e entrega do material de trabalho – 19 a 21/02/2013. III Etapa: Início da aplicação da pesquisa em 25/02/2013.

As técnicas adotadas: Base territorial: IBGE Censo Demográfico mapas Questionário: perguntas fechadas e direcionadas Entrevista: Presencial e in loco Material de coleta: Questionário: 52 perguntas divididas em 6 blocos e 3 páginas; Mapa do setor, quadra e face da área de trabalho Lista de entrevista com localização do camelô

Ambiente da pesquisa: Perímetro compreendido ao norte pela Rua Leonardo Malcher, a leste pela Av. Getúlio Vargas, a oeste pela Rua Luís Antony e ao sul pela margem do Rio Negro Público-alvo: Camelôs com banca fixa; Camelôs com placa de tombamento do IMPLURB da pesquisa 2009; Comércio de rua com características de camelô

Variáveis: A gama de variáveis levantadas na pesquisa possibilitará as secretarias afins subsidiarem suas ações, conforme o perfil específico de cada uma delas através do: - Quantitativo do comércio ambulante por produto; - Perfil socioeconômico dos camelôs; - Localização das bancas dos camelôs; - Entre outros.

SUPERVISÃO E VALIDAÇÃO DA PESQUISA Os supervisores da pesquisa realizaram a supervisão visando confirmar o trabalho dos pesquisadores: - Conferência de percurso que compreendia setor, quadra e face do quarteirão; - Aplicação correta do questionário; - Situação da banca (fechada, com ou sem placa do IMPLURB e outros)

APRESENTAÇÃO DE DADOS DO IMPLURB 2009 Placas afixadas em bancas para validação: 2.021 Camelôs que compareceram para validar as placas: 1.861 Camelôs cadastrados, porém não validados: 160 Fonte: Relatório da pesquisa de 2009 - IMPLURB

PERÍMETRO DA PESQUISA

RESULTADOS GERAIS 2013 CAMELÔS PESQUISADOS 2.082

GRÁFICO COMPARATIVO DE CADASTROS CAMELÔS/ANO

RESULTADOS EM GRÁFICOS 2013

SUBCOORDENADORA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EQUIPE TÉCNICA SEMC COORDENAÇÃO TÉCNICA SEMC – Secretaria Municipal do Centro SUBCOORDENADORES IRAZÊ FONSECA FILHO SUBCOORDENADOR DE TI PRISCILLA MARTINIANO FERNANDES SUBCOORDENADORA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SUPERVISOR DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES EQUIPE TÉCNICA IBGE IBGE ADJALMA NOGUEIRA JAQUES SUPERVISOR DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES