Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico conceituação
Advertisements

BENCHMARKING.
Planejamento Estratégico de Marketing
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Controle e Avaliação Prof. Dr. Robson Barbosa.
Planejamento 2 Universidade de Brasília
PETI Planejamento Estratégico de TI
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
1. CONCEITO 5 Dimensões Produção, finanças, marketing …
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Contabilidade Sistemas de Informação
Administração Financeira III
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégias do agronegócio
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Gestão da Qualidade – Motivação
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Aula 08 Revisão para AV1.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Funções de administração
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico
Profª. Selma Maria da Silva
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Planejamento Organizacional Integrado
Características Básicas das Empresas
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Desempenho Organizacional e melhorias
Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
REVISÃO GERAL ADMINISTRAÇÃO Prof° Demetrius Alexandre FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1.O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 2.As empresas.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Introdução à Administração
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO Prof. Alessandro.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Estratégias e Políticas Empresariais
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA Planejamento não é mais encarado como um diferencial gerencial, mas sim como uma ferramenta fundamental de sobrevivência das organizações modernas.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Planejamento estratégico
PETI Planejamento Estratégico de TI
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Planejamento e Processo Decisório Aula 2 Planejamento Estratégico: importância e peculiaridades Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Carlos Wagner Lemos de Amorim Isabel Cristina Antunes Pereira Santos Luana dos Santos Cerqueira Rosilene Azevedo Amaral Santos

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

AS 4 FUNÇÕES BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO SÃO: PLANEJAMENTO- Definir objetivos e meios. ORGANIZAÇÃO- Designar responsabilidades. DIREÇÃO- Usar influência para motivar as pessoas. CONTROLE- Monitorar as atividades e fazer correções.

A ciência da Administração consolidou-se ao longo do século XX na construção do conhecimento relacionado à administração das empresas, seus princípios e fundamentos forma aplicados em empreendimentos militares, sociais, políticos e religiosos.

O QUE É PLANEJAMENTO? Consiste em ser definida uma meta e elaborar estratégias que possam ser implantadas para cumprí-la. Pode ser entendido como principal fator de sucesso das em presas,pois com ele poderá estar preparada para o mercado e muito bem posicionada internamente.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Surgiu nos anos 70 como um método estruturado para determinar o futuro, é desdobrado em planos táticos e estes em planos operacionais. Planejamento tático: refere-se ao meio-de-campo da organização para cada unidade organizacional ou departamento da empresa.Suas características são: a. Indica a participação de cada unidade no planejamento global.Refere-se a cada área ou departamento da empresa. b. Seu horizonte temporal é de médio prazo, geralmente um ano. c. É definido por cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.

Planejamento operacional: refere-se à base da organização envolvendo cada tarefa ou atividade da empresa. Suas características são: a. Indica como a tarefa,operação ou atividade irá contribuir para o planejamento tático da unidade. b. Seu horizonte temporal é de curto prazo,geralmente um mês. c. É definido para cada tarefa, operação ou atividade exclusivamente.

Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento estratégico: Planejamento conservador. É o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. Planejamento otimizante. É o planejamento voltado para adaptabilidade e inovação da organização. Planejamento prospectivo. É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização.

Uma informação importante é que o planejamento empresarial não se resume ao planejamento estratégico,mas com a falta deste é desperdiçada a mão-de-obra, recursos materiais e tempo, elevando os custos de produção, gerando perdas de mercado e desemprego.

Através do estabelecimento de um planejamento estratégico a empresa ganhará flexibilidade, utilizando seus pontos fortes para atender às necessidades de seus clientes e conquistar os clientes da concorrência.

Através desse estudo, é possível identificar quão importante é estabelecer métodos a serem desenvolvidos, com objetivo de alcançar um excelente resultado.Deixar de lado o processo de planejamento antes de qualquer decisão, pode gerar diversos problemas que podem trazer graves conseqüências para permanecer firme diante do mercado.

SUCESSO !