Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
MANUFATURA PRODUTIVA TOTAL
Prof. Miguel Antonio Pelizan
3. Sistemas de Informação e a Produção
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
Processo Administrativo
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Agosto/2008.
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Manutenção Produtiva Total - TPM -
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Aulas 20 Manutenção Autônoma Treinamento dos Operadores
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
História Conceito Total Profit Management
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Processos - PNQ
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Qualidade na Manutenção
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Planejamento Estratégico
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Os Fundamentos do TPM Produção/h Produtividade Haroldo Ribeiro Meses.
MANUTENÇÃO.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
TPM MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE)
TPM.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
Distribuidor Autorizado & Service Center Autorizado.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
4.4 Implementação e Operação
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
TPM - Manutenção Produtiva Total Disciplina: Gestão da Qualidade Equipe: Brito Jacinto Jocenir Marcelo Cazelato Rute.
A Aplicação da Metodologia Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira Total Productive Maintenance (TPM) Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira

Histórico Criada e desenvolvida nos EUA, a PM foi introduzida no Japão pelo grupo Toyota em 1971; Apresentada ao Brasil na forma de seminário em1986; Atualmente difundida em todo mundo e no Brasil experimentada por mais de 300 empresas.

O que é? Estabelece um programa de prevenção dos equipamentos desenvolvido pelo próprio operador; Envolve todo sistema de produção e requer a participação de todos; Busca eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos.

Pra que serve?

Tipos de Perdas Perdas nas Máquinas Perdas de Mão de Obra Perdas em Métodos Perdas de Matéria Prima Perdas de Energia Perdas Ambientais

Rendimento operacional Global dos Equipamentos Multiplicação de 3 fatores: Disponibilidade, performance e qualidade Disponibilidade: (TD-TPP)/TD Performance: TOp/TDisp Qualidade: QtdBoas/QtdProduzidas

4 Regras Básicas da TPM Regra nº. 1 - Todos os trabalhos devem ser detalhados de forma a não deixar qualquer dúvida em termos de conteúdo, sequência, tempo e resultado esperado. Regra nº. 2 - Todas as interfaces cliente-fornecedor devem ser diretas e simplificadas de maneira que a resposta seja “sim ou não” para enviar solicitações e receber resposta, ou seja, não há margens para dupla interpretação.

4 Regras Básicas da TPM Regra nº. 3 - Todos os fluxos de produção devem ser simples e diretos. Regra nº. 4 - Todas as melhorias devem ser feitas de acordo com o método científico, sob a orientação e no nível hierárquico mais baixo possível dentro da organização.

Pilares da TPM

Pilares da TPM

Pilares da TPM

Requisitos Criar equipamentos com o maior rendimento global possível; Definir uma Manutenção Produtiva que leve em conta todo o tempo de vida do equipamento; Manter motivação através da atividade de pequenos grupos independentes; Abordar o planejamento, a utilização e a manutenção do equipamento; Contas com a participação de toda a empresa, dos altos executivos aos operários.

Etapas Passo 01 – Anunciar o TPM e adquirir aprovação da alta gerência da empresa: para garantir que o projeto poderá ter continuidade. Passo 02 – Lançar um programa educacional formal: treinamento e conscientização de todos os colaboradores da empresa. Passo 03 – Criar uma estrutura organizacional de suporte: Um grupo de aplicação do TPM para ir acompanhando cada etapa da implantação. Deve conter membros de todos níveis da organização.

Etapas Passo 04 – Estabelecer políticas básicas de TPM e objetivos quantificáveis: analisar as condições atuais e estabelecer metas que sejam específicas, mensuráveis, realistas e com prazos determinados. Passo 05 – Delinear um plano mestre de implantação detalhado: para identificar quais recursos serão utilizados e quando para todas as etapas, de treinamento, restauração de equipamentos. Passo 06 – Pontapé do TPM: começo da implementação.

Etapas Passo 07 – Melhorar a eficácia “de cada pedaço de equipamento”: times de projeto irão analisar cada pedaço de equipamentos em busca de melhorias. Passo 08 – desenvolver um programa de manutenção autônoma para operadores: rotinas de limpeza e inspeção dos operadores ajudarão a estabilizar e diminuir a deterioração dos equipamentos. Passo 09 – desenvolver um programa de manutenção preventiva ou planejada: marcar datas para manutenção preventiva de cada equipamento.

Etapas Passo 10 – Conduzir treinamento para melhorar habilidades de operação e manutenção: O departamento de manutenção vai dar treinamento para as equipes de melhoria e manutenção, dando dicas e informações sobre os equipamentos. Passo 11 – Desenvolver um programa de aplicação dos conceitos de manutenção preventiva já no projeto dos equipamentos. Passo 12 – Melhoria contínua: como todo processo lean, deve-se manter em mente sempre buscar a melhoria nos processos, buscando minimizar as perdas , otimizando a produção.

Aplicação

Estudo de Caso Trabalho de Conclusão de Curso Estudante: Paulo de Tarso Neves Título: Manutenção Produtiva Total: Estudo de caso na colheita mecanizada de cana-de-açúcar

Estudo de Caso O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo matéria prima para a produção de açúcar, etanol e bioeletricidade. Principais áreas produtoras do cultivo

Estudo de Caso Sistema de Colheita realizado no Brasil Manual Semi-Mecanizado Mecanizado

Estudo de Caso Sistema de Colheita analisado Região Brasileira Quantidade de safras Período de Safras Porque a empresa verificou a necessidade da aplicação da TPM?

Estudo de Caso Colhedora Trator Sistema Motomecanizado de transbordo

Estudo de Caso

Estudo de Caso Treinamento no Período de entressafra Treinamento no Período de Safra Objetivos Envolver Qualificar Limpeza, Inspeção, Operação Correta Segurança

Estudo de Caso Grupo de funcionários Atividades Desenvolvidas Implantação e Elaboração nas inspeções de máquinas Identificação de Não-conformidades Lição Ponto a Ponto Gestão a vista para os funcionários Utilização de Ferramentas Auditorias Periódicas Qualificar

Estudo de Caso

Estudo de Caso

Estudo de Caso

Conclusão Benefícios: Aumento de produtividade; Melhoria da qualidade; Custos mais baixos; Melhoria nos tempos de entrega; Ambiente e segurança melhoram devido à diminuição de vazamentos; Aumento da motivação, devido à participação de cada colaborador e ao investimento que foi feito em educação no processo de implantação.

Conclusão Deve-se ter em mente que o TPM precisa ser levado a sério até o fim, sendo essencial o apoio da alta gerência da organização, assim como o comprometimento do time de implantação do TPM, e deve-se ser realista em relação aos investimentos que serão feitos para que o projeto seja levado até o fim.