Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Novembro de 2008 FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS.
Advertisements

Serviço Social da Indústria - SESI
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Professor : Fábio Pizzato
Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Melhorando a Gestão Pública: os desafios sob a forma de um decálogo
Monitoramento e Avaliação
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
Fortaleza – CE 08 e 09 de dezembro de 2008
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Gestão Pública Orientada para Resultados
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO NORDESTE Humberto Falcão Martins.
Caio Marini, Diretor do Instituto Publix
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Administração Pública Contemporânea:
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
Planejamento Estratégico
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Excelência na Gestão Pública
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Gestão Matricial para Resultados®
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento Governo Matricial © Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Tendências... Modelos integrativos Modelos voltados para Implementação Coerência de políticas e programas Integração planejamento e gestão Modelos voltados para Implementação Alinhamento da arquitetura governamental com a agenda estratégica C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Gestão pública contemporânea: uma era de reformas Reformas de primeira geração (anos 80 e 90) o ajuste fiscal se basta: ajuste pelo ajuste o ajuste fiscal como pré-condição: primeiro o ajuste, depois o desenvolvimento o ajuste fiscal é uma agenda negativa: cortes e restrições Reformas de segunda geração (século XXI) ênfase no desenvolvimento fortalecimento institucional responsabilidade fiscal e consolidação do ajuste pelo ganho de eficiência C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

A volta da Administração para o desenvolvimento Como tornar governos mais capazes de formular e alcançar resultados de desenvolvimento? Como promover a formulação e a implementação efetivas? Quais concepções de planejamento e gestão governamentais proporcionam isto? C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

A volta da Administração para o desenvolvimento Anos 50 e 60 Nacionalismo, xenofobia e desenvolvimento autóctone Desenvolvimento econômico (industrialização e crescimento) versus desenvolvimento social (distribuição) Estado como grande motriz do desenvolvimento, atuando como produtor direto de bens privados Estatismo dirigista Planejamento tecnocrático e centralizado Burocracia ortodoxa Século XXI Globalização, integração e interdependência Integração do desenvolvimento econômico (estabilidade e crescimento), com desenvolvimento social (qualidade de vida) e desenvolvimento sustentável Estado concertador, ativador e direcionador estratégico das capacidades do mercado e da sociedade Democracia Planejamento participativo e integrado Nova Gestão Pública C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

O Governo Matricial Modelo de gestão governamental voltado para resultados de desenvolvimento que se baseia na definição e gerenciamento intensivo das redes de governança constituída pelos links/nós entre programas (desdobrados de um projeto de desenvolvimento) e a arquitetura governamental (organizações, sistemas e recursos) necessária a sua implementação. C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Princípios do Governo Matricial Orientação para resultados: alinhar a arquitetura governamental (organizações e recursos) com os resultados dos programas Pragmatismo: vincular e otimizar as partes da arquitetura governamental (organizações e seus recursos) que contribuem para o alcance dos resultados de programas prioritários Seletividade: focar na carteira restrita de programas prioritários com alta agregação de valor aos objetivos de desenvolvimento Contratualização: incentivar a adesão e o comprometimento de organizações (isoladamente ou em rede) com os resultados visados C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Implantando o Governo Matricial: a busca dos elos perdidos Dotar a agenda estratégica de coerência, estabelecendo o elo (1) entre resultados de programas e resultados de desenvolvimento Alinhar a arquitetura governamental com a agenda estratégica de governo, estabelecendo o elo (2) entre programas e organizações implementadoras Promover a alocação efetiva de recursos, estabelecendo os elos (3, 4 e 5) entre orçamento, pessoas e informações e a agenda estratégica Implantar a central de resultados do Governo, promovendo o controle matricial de resultados C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Elo 1: resultados de programas e resultados de desenvolvimento METAS MOBILIZADORAS DE DSENVOLVIMENTO PROGRAMA 3 PROGRAMA 4 PROGRAMA n Modelo Relacional C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Elo 2: programas e organizações implementadoras Organização A Organização B Organização N ONG PPP Programa 1 Programa 2 M E T A S Programa 3 Programa 4 Programa n C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Elo 2: Alinhamento Horizontal Organização A Organização B Organização N ONG PPP Programa 1 Programa 2 M E T A S Alinhamento Horizontal Contratos de gestão Programa 3 Programa 4 Programa n C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Elo 2: Alinhamento Vertical Organização A Organização B Organização N ONG PPP Programa 1 Programa 2 M E T A S Programa 3 Programa 4 Programa n Alinhamento Vertical: planejamento estratégico e diagnóstico institucional Contratos de gestão C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Os sub-elos Elo 3: programas, organizações e orçamento Elo 4: programas, organizações e pessoas Elo 5: programas, organizações e sistemas de informações C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Controle Matricial: Central de Resultados Organização A Organização B Organização N ONG PPP Metas O Metas O Metas O Metas O Metas O Programa 1 Metas P Programa 2 Metas P M E T A S Contratos de Gestão Programa 3 Metas P Programa 4 Metas P Programa n Metas P Contratos de Gestão CENTRAL DE RESULTADOS C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

Governo Matricial em Ação Em implementação Minas Gerais Sergipe Alagoas Distrito Federal Angola Paraguai Peru Organizações Apoiadoras Banco Mundial BID ONU C a i o M a r i n i & H u m b e r t o M a r t i n s

caiomarini@superig.com.br hfmartins@uol.com.br www.governomatricial.com.br caiomarini@superig.com.br hfmartins@uol.com.br