Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Líderes e Prof2000 Balanço de actividades e estragégias [ na perspectiva do CT ]
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Maio / 2006.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
1. Identificação do Produto Global Nós
Universidade de Aveiro
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Formação contínua de professores à distância
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Cultura digital na educação:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Profs. Marie Jane Soares Carvalho e Adriano Teixeira CRIAR E PROFESSORAR UM CURSO ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
EAD As perspectivas históricas na área de bioterismo Prof. Flaminio Rangel.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O papel pedagógico do órgão gestor
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Formação contínua de professores à distância
Transcrição da apresentação:

Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Formação de Professores a distância  A Aprendizagem TRENDS  A Experiência de uma Rede Humana  A Criação de um Modelo Inovador  Os Cenários de Formação  Os Factos e os Números  Os Factores de Sucesso

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000  O TRENDS foi um projecto europeu para lançar serviços de Formação à distância para Professores e decorreu entre Jan 96 e Dez 98.  O Prof2000 herda um Modelo de Formação e uma Prática experimentada, avaliada e refinada ao longo de três anos.  Envolve 85 escolas, 29 Centros de Formação de Professores e um Centro de Treino e de serviços. Prof2000 Prof2000 na Continuidade do TRENDS

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000  Com base numa parceria sólida entre o ME/DREC e a PT-Inovação foi possível construir uma  Rede humana Confiante, Solidária e Inovadora de Professores  nas Escolas  nos Centros de Formação  no Centro de Treino Prof2000 Prof2000 A Rede humana confiante, solidária e inovadora

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Modelo de Formação  Baseado na oferta de uma rede de Centros de Formação  Suportado por uma rede de Líderes locais e por um Centro de Treino  Mantém os procedimentos de oferta de Acções Formação certificadas pelo CCPFCP  Adopta Formato de Curso / Oficina 50 h (25 On-line / 25 Off- Line) para a produção de materiais pedagógicos - 8 a 10 semanas.  Misto de sala de aula virtual e auto-aprendizagem apoiada pelos Líderes de Escola

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Os Cenários de Formação à Distância

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Factos e Números  Nº Professores registados :  Nº Documentos Web Criados :  Nº Mails trocados por dia:  Nº Páginas Web consultadas por dia :  Nº Escolas e Líderes : 85  Nº Centros de Formação : 29  Nº Acções de Formação Acreditadas : 60  Nº Formandos à Distância: 1200

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000  Metodologia: Aprender/Fazer em equipa pluridisciplinar  Autonomia Técnica das Escolas com base nos Líderes de Escola  Ligação aos Processos no terreno: CFAEs; CCPFCP  Qualidade dos Líderes, do Centro Treino e Formadores  Forte Ligação às Comunidades Educativas  Facilidade, conforto, custo e acessibilidade da Formação  Oferta e Acesso globais às Acções de Formação  Decisão rápida e descentralizada na DREC  Apoio e formação técnica de alta qualidade: PTinovação Prof2000 Prof2000 Os Factores de Sucesso

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Formação diversificada, estimulante e inovadora Tecnologia e Serviços suportados pela PT Inovação Administração e Gestão com Recursos da DREC/ME

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Professores formandos / Relação Laboral universo de 720 professores (Fev. 2001)

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Professores formandos / Nível de ensino universo de 720 professores (Fev. 2001)

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Professores formandos / Tempo de serviço universo de 720 professores (Fev. 2001)

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Professores formandos / Onde participam universo de 720 professores (Fev. 2001)

Carlos Gouveia Março de 2001 Programa Prof2000 Professores formandos / Distribuição por sexo universo de 720 professores (Fev. 2001)