análise dos estimadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Analise de Regressão Parte 2.
Análise de Variância da Regressão
Intervalos de Confiança
MÉTODOS QUANTITATIVOS
ESTIMAÇÃO.
Modelos de Regressão Múltipla.
DELINEAMENTO COMPLETAMENTE CASUALIZADO
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
MB751 – Modelos de previsão
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010
Erros no Teste de Hipóteses
Inferências para uma amostra
Estatística Inferencial
Análise de Variância (ANOVA)
BIO Métodos Quantitativos Aplicados à Ecologia
Análise da Regressão múltipla: Inferência Revisão da graduação
ME623A Planejamento e Pesquisa
Estatística e Probabilidade
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
ESTATÍSTICA.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Teste de Hipótese.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Regressão Camilo Daleles Rennó
Professor Antonio Carlos Coelho
Estatística e Probabilidade
ANOVA II.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Variância (ANOVA) Camilo Daleles Rennó
UFSC.PósMCI.FME.Inferências Envolvendo Variâncias. (8.1) 6 Inferências Envolvendo Variâncias.
Modelagem Estatística
TESTE DE HIPÓTESES TESTE t STUDENT
Professor Antonio Carlos Coelho
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Regressão e Previsão Numérica.
ANOVA.
Revisão Premissa: seja y e x duas variáveis representando alguma população, deseja-se explicar y em termos de x. Ex: y=salário hora e x=anos de escolaridade.
Aula 16- Análise de variância (ANOVA) 1 Lembrando: para testar hipóteses segundo estratégia de Neyman e Pearson é necessário 1) formular as hipóteses estatísticas;
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Regressão.
Ajuste do Modelo Avaliação dos Coeficientes
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
ME623A Planejamento e Pesquisa
ANOVA.
Testes de Hipóteses.
Estatística e Probabilidade
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 7ª aula -
Aula 12 - Relaxando as hipóteses do MCRL
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Probabilidade Teste de hipóteses para duas médias:
PPGTI AULA 3 Prof. Dr. Márcio A. Fiori –
Estimação: Estimativa Pontual Estimativa Intervalar
Regressão Linear Simples
Prof. Miguel Angel Uribe Opazo
GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Regressão linear simples
Regressão linear simples
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência Estatística
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Teste de Hipótese Camilo Daleles Rennó
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

análise dos estimadores

resumo significado erro padrão estimação de intervalo teste de hipótese teste t teste F (ANOVA)

Regressão Linear Simples - Exemplo Coleta de Dados:

Análise da Regressão REGRESSÃO DE PCCRÉDITO (Y) SOBRE PCTVM (X)

Regressão Linear Simples

Modelo de Regressão Linear Variação de (0,10) em X, implicou em variação de (- 0,04) em Y! Quanto foi b? Para onde vai a reta? E o sinal negativo?

Resultado do Modelo de Regressão REGRESSÃO DE PCCRÉDITO (Y) SOBRE PCTVM (X) Quais os valores dos estimadores? Escrever a equação. Discutir o sinal. Fazer o cálculo com os dados no Excel. Interseção está escrito errado no Excel.

Análise dos Estimadores . REGRESSÃO DE PCCRÉDITO (Y) SOBRE PCTVM (X) Os estimadores a e b da equação: são estatisticamente significativos? são estatisticamente diferentes de zero? yc = a + b.xi yc = 0,2825 – 0,3109xi Fazer projeção de um valor de X: 0,25 e 0,15.

Análise da Regressão Erro padrão do coeficiente angular

Analisando os estimadores . Erro Padrão do Coeficiente a – Sa Calcular na munheca para provar.

Analisando os estimadores Erro Padrão do Coeficiente b – Sb Calcular na munheca para provar.

Estimando Intervalos b = Coeficiente angular estimado pela regressão onde: B = Parâmetro angular esperado da população b = Coeficiente angular estimado pela regressão Sb = Erro padrão da estimativa do coeficiente angular t = distribuição de student α = nível de confiança desejado

Testando a significância do estimador Teste de hipótese O parâmetro populacional está contido no intervalo amostral? 3 formas de testar – sempre utilizando a distribuição t 1) Através do Intervalo de Confiança 2) Através do Nível de Significância 3) Através da probabilidade estimada (p-value) Em amostras grandes, k fica muito pequeno, logo a distribuição t tende à distribuição z.

Testando o coeficiente b Será que o modelo de regressão linear obtido é útil para projetar valores de y? A hipótese nula estabelece que as variáveis x e y da população não são relacionadas, isto é, Inclinação de FRP = 0. H0: B = 0 H1: B  0 Função de Regressão Populacional.

Análise da Regressão Teste t para o coeficiente angular B Teste de hipóteses: H0 : B = 0 variáveis PCTVM e PCCRÉDITO não são relacionadas. H1 : B ≠ 0 variáveis PCTVM E PCCRÉDITO são relacionadas.

Testando o coeficiente b . Teste pelo nível de significância O teste consiste em comparar o t calculado com o t crítico a um dado nível de significância cálculo de t = b - B Sb Como não se conhece o parâmetro, faz-se B = 0 = então, t calculado = b Sb Se t calculado > t crítico: rejeita H0 e b é válido ≠ 0 Se t calculado < t crítico: aceita H0 e b não é válido = 0

Testando o coeficiente b Com o Intervalo de Confiança: Se o Intervalo estimado contiver o valor hipotético de B, aceita H0, que será, estatisticamente igual a zero. Com o P-VALUE: Se a probabilidade estimada for maior que α, aceita H0. Fazer cálculos de do teste. Tudo parte do Erro Padrão do coeficiente b.

Testando o coeficiente b Intervalo de Confiança 0,0% 0,5% 1,0% 1,5% 2,0% 2,5% 3,0% 3,5% 4,0% 4,5% 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Intervalo de confiança Limite crítico Zona de Rejeição

Análise da Regressão Valor p (p-value) Mostrar no gráfico onde fica o p-value menor. Calcular, conforme exemplo do Corrar. Consiste em comparar valor p calculado (p-value) com o nível de significância requerido pelo pesquisador/consultor Caso o p-value seja menor que o nível de significância previamente estabelecido: Rejeita-se H0: B é válido, ou seja, diferente de zero

Intervalo de Confiança do coeficiente b Estimando Intervalos Intervalo de Confiança do coeficiente b Estima-se o intervalo de variação de b em torno do parâmetro populacional B Utiliza-se a distribuição t , que é a distribuição z ajustada para (n – k) graus de liberdade

Análise da Regressão Intervalo de confiança Calcular na munheca para provar. Consiste em identificar se o valor 0 (zero) pertence ao intervalo de confiança. Caso pertença, não se rejeita H0, ou seja, B não é diferente de zero.

Testando a equação da reta Testa a hipótese de que nenhum dos estimadores tenha significado É utilizada a distribuição F O teste consiste em comparar o F calculado com o F crítico Se F calculado > F crítico: rejeita H0 e a regressão é válida Se F calculado < F crítico: aceita H0 e rejeita a regressão

Testando a equação da reta A distribuição F representa uma análise de variância (ANOVA) Quanto maior, mais adequada a reta Em regressão simples, F = t2

Testando a equação da reta . n  (yc – y)2 (k – 1) graus de liberdade i = 1 K - 1 F = n  (yi – yc)2 (n – k) graus de liberdade i = 1 n - k Onde: n = nº de observações da amostra k = nº de amostras /nº de variáveis

Estatísticas ANOVA gl: graus de liberdade para a distribuição F SQ: soma dos quadrados dos desvios da regressão e dos resíduos MQ: média dos quadrados dos desvios (SQ/gl) MQ da regressão = variância explicada MQ dos resíduos = variância não explicada F: MQ da regressão / MQ dos resíduos F de significação: p-value da estatística F

Análise de Regressão Análise da Variância Notar que F = t2

Análise de Dados - Regressão (Excel) Ferramentas  Análise de dados  Regressão Caixa de diálogo: Intervalo Y de entrada: selecionar Intervalo X de entrada: selecionar Constante é zero: selecionar quando se quiser que a reta passe pela origem (a=0) Rótulos: marcar quando a seleção dos dados anteriores contiver o título da coluna Nível de confiança: informar o nível de significância (0,05; 0,025; etc.) Opções de saída: indicar a célula onde se deseja a resposta Termina com as entradas. As saídas já foram analisadas.