Alagoas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
A Gestão Social pode ser vista como...
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
Planejamento Estratégico
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Minas Gerais.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Rondônia. ESTE MATERIAL CONTÉM 1 - Breve Histórico do Programa Territórios da Cidadania 2 - Gestão do Programa 3 - O que é o Plano Territorial de.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Governo do Estado de Alagoas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
Objetivos Específicos:
1 1.
Goiás.
Brasília, março de 2008 AGENDA SOCIAL. “Estamos lutando por um Brasil sem pobreza, sem privilégios, sem discriminações. Um país de oportunidades para.
Fórum Nacional de Educação
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
ABRIL 2010.
Rio de Janeiro.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Objetivos Específicos:
Ministério da Cultura.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MAIO 2010.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
PELD PROGRAMA DE PESQUISA ECOLÓGICA DE LONGA DURAÇÃO Onivaldo Randig Março/2016 AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL EXECUTADA PELO CNPq DESDE 1997, com destaque orçamentário.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Alagoas

2

ESTE MATERIAL CONTÉM 1 - Breve Histórico do Programa Territórios da Cidadania 2 - Gestão do Programa 3 - O que é o Plano Territorial de Ações Integradas 4 - O Plano e suas ações/projetos

BREVE HISTÓRICO DO PROGRAMA Definição do Programa na CPS - 2º Semestre de 2007 Elaboração da Matriz de Ações - novembro/07 a fevereiro/08 Lançamento Nacional - 25/02/08 Lançamento do Programa nos 60 Territórios - 25/02/08 a 19/03/08. Debates nos Territórios (Matriz de Ações e Ampliação do Colegiado) - março e abril/08 Agenda nos 27 Estados para instalação dos Comitês Estaduais e assinatura do Acordo de Cooperação - abril a junho/08 Maio a junho/08: Ajustes na Matriz de Ações Elaboração do Plano Territorial de Ações Integradas (detalhamento das ações e análise da pergunta 1). 4 4

MOMENTO ATUAL Consolidação dos Comitês Estaduais Estados onde ainda não houve instalação Definição da composição e coordenação executiva Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Reunião dos Comitês Estaduais (30/06 a 14/07) Apresentação do Plano aos 60 Territórios (15 e 16/07)

GESTÃO DO PROGRAMA Comitê Técnico Comitê Executivo Comitê Gestor Nacional Comitê Técnico Comitê Executivo Comitê de Articulação Estadual Colegiado Territorial 6

COMITÊ GESTOR NACIONAL Composição: Secretários Executivos ou Secretários Nacionais de todos os Ministérios/Secretarias que compõem o Programa. Atribuição: Aprovar diretrizes, adotar medidas para execução do programa, avaliar o Programa, aprovar relatórios de gestão, definição de novos territórios, etc. 7

COMITÊ DE ARTICULAÇÃO ESTADUAL Composição Geral: Todos os órgãos federais indicados pelo Governo Federal. Todos os órgãos estaduais indicados pelo Governo do Estado. Até 2 prefeitos de cada Território do Estado, por eles escolhidos. Coordenação Executiva (regra geral): - 3 representantes do Governo Federal (MDA + 2) - 2 representantes do Governo do Estado - 1 Prefeito dos Territórios - Coordenador e/ou Secretário-Executivo

COMITÊ DE ARTICULAÇÃO ESTADUAL - O Comitê é consultivo e propositivo Atribuições: apoiar a organização e mobilização dos colegiados fomentar a articulação e integração das diversas políticas publicas nos territórios acompanhar a execução do Programa auxiliar na divulgação do Programa no Estado apresentar sugestões de novos territórios e de ações 9

COLEGIADO TERRITORIAL Composição: Representantes das três esferas de governo e da sociedade em cada território. Indicações Importantes: A composição está sendo ampliada em relação ao que são os colegiados originais. O Colegiado deve ter uma coordenação executiva. O Colegiado deve prever a paridade na composição. 10

COLEGIADO TERRITORIAL Atribuições: Dar ampla divulgação sobre as ações do Programa Identificar demandas locais para o órgão gestor priorizar o atendimento (de acordo com critérios, sistemas de gestão pré-estabelecidos, especificidades legais e instâncias de participação existentes - SUS, SUAS, Luz para Todos ...)‏ Promover a interação entre gestores públicos e conselhos setoriais Contribuir com sugestões para qualificação e integração de ações Sistematizar as contribuições para o Plano Territorial de Ações Integradas Exercer o controle social do Programa 11

O QUE É O PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS ? O Governo Federal propôs um conjunto de ações para 2008 aos Territórios (Matriz de Ações)‏ Houve discussão nos Territórios, onde eles puderam analisar as ações e propor demandas em relação a elas O Plano é o retorno aos Territórios com o ajuste e o detalhamento das ações, acompanhado de respostas às demandas apresentadas Detalhamento: ações em execução (indicando os municípios e o estágio da execução), ou ações em definição (indicando a etapa da definição) Demandas: se foram incorporadas em 2008, se serão encaminhadas aos fóruns compententes (ex. Comitê Estadual do Luz Para Todos) ou se não é possível atender.

EVENTOS TERRITORIAIS Territórios Do Agreste Do Alto Sertão Do Litoral Norte Total Eventos 3 7 13 Participantes 198 238 541 977

Recursos do Governo Federal - por Eixos: PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS Recursos do Governo Federal - por Eixos: Territórios Do Agreste Do Alto Sertão Litoral Norte Total Eixos Ações Valor Apoio às Atividades Produtivas 21 54.919.738,98 27 23.744.695,37 17 8.010.688,94 29 86.675.123,29 Cidadania e Acesso a Direitos 34 188.819.105,43 33 67.766.346,68 26 52.916.416,12 38 309.501.868,23 Infra-Estrutura 24 117.007.965,57 19 27.845.541,22 9 7.010.458,04 151.863.964,83 79 360.746.809,98 119.356.583,27 52 67.937.563,10 93 548.040.956,35

Recursos do Governo Federal - por Órgãos: PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS Recursos do Governo Federal - por Órgãos: Territó- rios Do Agreste Do Alto Sertão Litoral Norte Total Órgãos Ações Valor MCID 5 33.500.179,07 1 4.000.000,00 - 37.500.179,07 MDA 30 55.409.522,41 24.425.918,43 28 11.580.555,75 33 91.415.996,59 MDS 11 151.721.071,81 46.897.860,69 9 40.858.636,47 239.477.568,97 MEC 8 13.379.977,94 7 14.651.126,00 2 466.420,00 28.497.523,94 MI 72.334.767,33 12 10.662.636,66 14 82.997.403,99 MINC 420.000,00 335.000,00 275.000,00 3 1.030.000,00 MJ 370.000,00 36.000,00 11.000,00 417.000,00 MMA 25.000,00 50.000,00 MS 33.494.491,42 10 18.300.041,49 14.726.350,88 66.520.883,79 MTE 91.800,00 23.000,00 19.600,00 134.400,00 79 360.746.809,98 119.356.583,27 52 67.937.563,10 93 548.040.956,35

Ações/Projetos Pactuados (exemplo) PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS Ações/Projetos Pactuados (exemplo) Obs.: para acessar, clique sobre a opção “Ações Integradas”, disponível no menu superior do Portal do Território

Análise da Demanda (exemplo) PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS Análise da Demanda (exemplo) Obs.: para acessar, clique sobre o nome da ação relacionada na seção “Ações Integradas”

Ação/Projeto Pactuado em Execução (exemplo) PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS Ação/Projeto Pactuado em Execução (exemplo) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de Água 2007 Obs.: para acessar o arquivo com o detalhamento, clique sobre o link disponíve, quando for o caso, ao final da página que contém os detalhes da ação

PRÓXIMOS PASSOS OU TAREFAS PARA O COMITÊ ESTADUAL Fechar a composição do Comitê e definir a coordenação executiva (ainda não o Coordenador, que será definido pelo Comitê Gestor Nacional entre os membros dos órgãos federais) Definir participação nos eventos dos Territórios, dias 15 e 16/07, para apresentação do Plano Territorial Opinar sobre a escolha dos 60 novos Territórios (próxima apresentação) Definir uma agenda própria de trabalho, visando focar e integrar ações das três esferas de goveno nos Territórios.