Títulos virtuais Emissão eletrônica é possível, pois atende ao princípio da cartularidade; Assinatura eletrônica também é possível, porém haverá restrição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concurso, venda e pagamento
Advertisements

Pagamentos internacionais
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
DIREITO EMPRESARIAL II
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA- ISSQN
CONTRATOS DE CONSUMO Direito do Consumidor.
DIREITO EMPRESARIAL II
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
11/04/2017.
TITULOS IMPRÓPRIOS Aula 17 SEMINARIO TEMATICO CURSO DE DIREITO
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
12/04/2017.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
TÍTULOS DE CRÉDITO: “documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo, nele mencionado” ( Cesare Vivante) CRÉDITO: A palavra crédito.
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
Introdução à Macroeconomia
PROFESSOR THIAGO CARAPETCOV
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
Aspectos Gerais e a Legislação Estadual
CAMBIARIDADE DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO CAMBIÁRIO Legislação aplicável: Código Civil – Normas gerais
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
TÍTULOS DE CRÉDITO Categorias: Títulos de crédito próprios
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
DIREITO EMPRESARIAL III
2.1. PENHOR: Arts a 1.472, CC. Direito real de garantia sobre bens MÓVEIS. Regra: transferência da posse direta do bem ao credor. Exceção: penhor.
Prescrição (perda do exercício do direito de cobrança por via de execução – ação cambial) para cobrança de co-obrigado é necessário o protesto como requisito.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
Unidade IV – Nota Promissória
Títulos de crédito impróprios
FONTE: SÍLVIO DE SALVO VENOSA
Conceito Capítulo 5 Escrituração Escrituração
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Uma Abordagem sob a Ótica da Responsabilidade Fiscal
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
“Recepção e Remessa de Capitais” Lei n.º 4.131, de 03 de Setembro de 1962 Disciplina a aplicação do capital estrangeiro e as remessas de valores para.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TITULOS DE CREDITO: Operações Virtuais
Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Licença de Uso de Marca (UM)
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Profa. Silvia Bertani.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
TÍTULOS DE CRÉDITO RURAL
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512)
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
Incidência de ISS envolvendo Cartão de Crédito e Arrendamento Mercantil Audiência Pública - Câmara dos Deputados Projeto de Lei Complementar nº 34/2011.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
Fernando Bonfá de Jesus
Transcrição da apresentação:

Títulos virtuais Emissão eletrônica é possível, pois atende ao princípio da cartularidade; Assinatura eletrônica também é possível, porém haverá restrição natural para sua circulação.

Uma vez que há possibilidade de assinatura eletrônica, pode haver títulos apenas virtual?

Títulos virtuais: geralmente os títulos são impressos e posteriormente digitalizados. Órgão de registro de títulos virtual: CETIP Tem maior volume em títulos de crédito bancário como, por exemplo, cédula de crédito bancário.

Previsão legal para mudar de título de crédito em papel para digital: Warrant Agropecuário Conhecimento de Depósito Agropecuário Cédula de Produto Rural

Atualmente há um tipo de crédito que só admite o suporte eletrônico, desde sua origem: Letra de Arrendamento Mercantil – LAM.

MOEDA ESTRANGEIRA Código Civil – artigo 318: São nulas as convenções de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferença entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislação especial.

Exceção: Decreto-Lei 857/1969 Consolida e altera a legislação sobre moeda de pagamento de obrigações exequíveis no Brasil. Art 1º São nulos de pleno direito os contratos, títulos e quaisquer documentos, bem como as obrigações que exequíveis no Brasil, estipulem pagamento em ouro, em moeda estrangeira, ou, por alguma forma, restrinjam ou recusem, nos seus efeitos, o curso legal do cruzeiro.

Art 2º Não se aplicam as disposições do artigo anterior: I - aos contratos e títulos referentes a importação ou exportação de mercadorias; II - aos contratos de financiamento ou de prestação de garantias relativos às operações de exportação de bens de produção nacional, vendidos a crédito para o exterior;

III - aos contratos de compra e venda de câmbio em geral; IV - aos empréstimos e quaisquer outras obrigações cujo credor ou devedor seja pessoa residente e domiciliada no exterior, excetuados os contratos de locação de imóveis situados no território nacional;

V - aos contratos que tenham por objeto a cessão, transferência, delegação, assunção ou modificação das obrigações referidas no item anterior, ainda que ambas as partes contratantes sejam pessoas residentes ou domiciliadas no país.

Exceção à regra quebrada pelo Superior Tribunal de Justiça: Segundo precedentes do STJ é válida a execução lastreada em título de crédito escrito em moeda estrangeira, desde que, na data do efetivo pagamento, seja realizada a conversão em moeda nacional.