Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.

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Promoção de saúde na comunidade surda
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Transcrição da apresentação:

Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira Lopes2, Cynthia Ribeiro do Nascimento2, Emily Marjorie Alves Pereira2, Najlla Lopes de Oliveira Burle2, Renan Detoffol Bragança3, Diene Almeida Seixas3, Sirley Alves da Silva Carvalho4 1Aluna voluntária - Faculdade de Nutrição, 2Aluna voluntária - Faculdade de Fonoaudiologia, 3Aluno (a) bolsista - Faculdade de Medicina , 4 Faculdade de Medicina/Depto Fonoaudiologia Área temática: Saúde Introdução: para ambos os grupos, tendo sido instruídos sobre a forma correta de preencher um diário de freqüência alimentar. Já na segunda parte, as informações transmitidas foram orientadas de acordo com o estado nutricional do grupo. Foi entregue uma cartilha com informações nutricionais embasadas na pirâmide alimentar adaptada e no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, sendo a mesma esclarecida com auxílio de utensílios domésticos para exemplificação das porções. O COMUNICA, projeto de extensão da UFMG que visa trabalhar com surdos, atua na Escola Estadual Francisco Sales (EEFS) desde 2006. Durante o contato do COMUNICA com a comunidade surda desta instituição e seu estudo sobre a mesma, houve o despertar para o fato de que a diferente forma de comunicação desta comunidade pode causar um certo isolamento social, o que acaba limitando a chegada natural de informações, que para a comunidade ouvinte são comuns e espontâneas. Em 2009 foi dado início ao trabalho “Promoção de saúde na comunidade surda”, no qual iniciamos uma série de intervenções voltadas para a avaliação do estado de saúde dos alunos e conscientização dos mesmos da importância de um estilo de vida e alimentação saudáveis. Em nossa primeira avaliação, em 2009, nos chamou a atenção a grande porcentagem de pré-hipertensos (22%) e o fato de 24% dos alunos estarem com sobrepeso. Devido a esse fato, decidimos continuar dando ênfase à necessidade de uma alimentação balanceada, na tentativa de modificar esses achados. Resultados e discussão: Na dinâmica de avaliação da compreensão da primeira atividade, vimos que restava esclarecer a quantidade de cada a alimento a ser consumida. A última intervenção realizada, que visou preencher essa lacuna, foi bem recebida e os alunos participaram ativamente. Os professores se comprometeram a dar continuidade a atividade em sala de aula e nos disponibilizamos para retornar caso surgissem novas dúvidas. Os dados do diário de frequência alimentar estão sendo analisados e serão utilizados para a identificação de problemas e preparação da próxima intervenção do COMUNICA. Objetivos: Avaliar o grau de compreensão da primeira intervenção realizada, coletar as dúvidas dos surdos e realizar nova intervenção com base nesses achados. Conclusão: A nossa percepção da atividade deixou ainda mais clara a necessidade da realização de programas voltados à promoção da saúde para esta população. A avaliação das ações do COMUNICA nortearão as futuras intervenções tornando-as mais efetivas. Acreditamos que nossos objetivos tenham sido alcançados e pretendemos dar continuidade a essa atividade que já dura dois anos e desperta o interesse não somente dos alunos, como dos professores e funcionários, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência alimentar e consequentemente a melhoria da qualidade de vida na comunidade da EEFS. Metodologia: O COMUNICA se reuniu com os professores da escola para avaliar quais foram as principais dúvidas dos alunos após as duas intervenções anteriores. Baseados nesta reunião, realizamos uma terceira intervenção para esclarecer aos alunos as questões que foram levantadas. Os professores da escola atuaram como intérpretes. Os alunos foram divididos em dois grupos, sendo um com sobrepeso/obesidade e outro com peso adequado. A primeira parte da palestra foi igual Escola Estadual Francisco Sales