CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

NOTA PROMISSÓRIA Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
Administração amintas paiva afonso.
Matemática Financeira Desconto Simples
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
Matemática Financeira Desconto Simples
DIREITO EMPRESARIAL II
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
DIREITO EMPRESARIAL II
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Direito Empresarial 8ª Aula
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Bancos eTipos de Cheques
O “CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS AVANÇADOS - C.E.J.A”. E O “INSTITUTO DEMÓSTENES DE ORATÓRIA FORENSE”, tem sido prestigiado pelo interesse, em primeiro lugar,
NOTA PROMISSORIA.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
Prof. Wiverson de Oliveira
LETRA DE CÂMBIO.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
DO PROTESTO E DA APREENSÃO DE TÍTULOS– art. 882 à 887 do CPC Protesto cambiário (Theodoro Jr. vol :725) - exemplos de títulos cambiários: duplicata.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DATA: _____/__________/______
CAMBIARIDADE DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
DIREITO EMPRESARIAL III
Prof. Wiverson de Oliveira
DIREITO EMPRESARIAL II
Prof. Wiverson de Oliveira
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
NOTA PROMISSÓRIA INTRODUÇÃO 1.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Direito Comercial / Empresarial
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Financeiro - Promissória. Objetivo Cadastrar notas promissórias que serão emitidas ao consumidor. Nota promissória é um título cambiário em que seu criador.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO: Quanto ao modelo: A) Modelo Livre B) Modelo vinculado

A1) Modelo livre: letra de câmbio, nota promissória: Os seus requisitos devem ser cumpridos para que constituam título de crédito, mas a lei não determina uma forma específica pra eles. Apenas devem constar expressamente a denominação “Letra de Câmbio” ou “Nota Promissória”, conforme o caso.

B) Modelo vinculado: duplicata mercantil, cheque: Devem conter todos os elementos em relação aos quais o direito definiu um padrão para o preenchimento dos requisitos específicos para cada um. O cheque somente será um cheque se lançado no formulário próprio fornecido, por talão, pelo próprio banco sacado. Mesmo que se lancem, em um instrumento diverso, todos os requisitos que a lei estabelece para o cheque, este instrumento não será título de crédito, não produzirá os efeitos jurídicos do cheque.

Quanto a forma: A) Ordem de pagamento; B) Promessa de pagamento.

A) Ordem de pagamento: letra de câmbio, cheque, duplicata. Nos títulos constituídos sob a modalidade de ordem de pagamento ocorrem três figuras jurídicas distintitas: Emitente: Aquele que dá a ordem para que certa pessoa pague o título a outra; Sacado: Quem recebe a ordem e deve cumpri-la; Beneficiário: pessoa que receberá o valor descrito no título.

B) Promessa de pagamento: nota promissória. Gera apenas as figuras do promitente, que é o devedor e do beneficiário, que é o credor.

Quanto às hipóteses de emissão: Causais; Não causais

A) Causais: Somente pode ser emitido se ocorrer o fato que a lei elegeu como causa possível para sua emissão. Ex.: Duplicata mercantil. Só pode ser criada para representar obrigação decorrente de compra e venda mercantil.

B) Não causal: Pode ser criado por qualquer causa, para representar obrigação de qualquer natureza no momento do saque. A obrigação pode ser de qualquer natureza, mas o título terá que expressar valor. Ex.: Cheque, nota promissória. Podem ser emitidos para representar obrigações das mais diversas naturezas.

Quanto a circulação: A) Ao portador; B) A ordem; C) Nominativos:

Ao portador: Não identificam o credor Ao portador: Não identificam o credor. São transferíveis por mera tradição. A ordem: Indica o nome do beneficiário; Nominativo: Emitido em favor de pessoa cujo nome conste no registro do emitente.

Quanto ao vencimento: A) A vista; B) Título a prazo A vista: Devem ser pagos no ato da apresentação ao devedor, como, por exemplo, o cheque, ordem de pagamento à vista, sendo certo que qualquer cláusula escrita em contrário será inválida.

Título a prazo: São aqueles que devem ser pagos na data de vencimento, ou seja, na data previamente estabelecida na cártula. Ex.: Nota Promissória, cujo vencimento sempre se opera no futuro.