Escola Secundária Fernando Namora Formação Tecnológica Técnicas de Animação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Relações de Convívio Solidário
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Envolvimento das pessoas.... envolvimento das pessoas...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Marketing: Valor Para o Cliente
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
O DESAFIO DA QUALIDADE DE VIDA
Competência Interpessoal
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
PERSONALIDADE.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
O que é qualidade de vida para você?
Afinal, o que é Planejamento?
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Introdução à Sociologia
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
Amor e Sexualidade.
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
A Filosofia Existencialista
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Senso e consciência moral
Formação Profissional IV
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
O QUE É FILOSOFIA ?.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Escola Secundária Fernando Namora
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
TOMADA DE DECISÃO Modelo Racional
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Critérios de Avaliação EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
Dinâmica de Grupo.
A família tem uma função humanizadora
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Estância Turística de Santa Fé do Sul
A Liderança transformacional
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária Fernando Namora Formação Tecnológica Técnicas de Animação

A Antropologia da Animação - necessidades do “ser”; - confronto com os bloqueios do ser; - a busca da vida animada; “A realização de um ser (pessoa) deve ser completa e possível no seu todo”.

A Antropologia da Animação Necessidades essenciais Necessidade do ser Necessidade de ser mais Necessidade de proteger-se Necessidade de refazer-se

Necessidade do ser Aspiração ao desenvolvimento pleno Ritmo de crescimento consoante a vivência pessoal experimentada Processo semelhante às necessidades individuais Exigências fundamentais no acto da realização progressiva

Necessidade do ser

Dimensões da necessidade do ser - Biológica - Intelectual - Operativa - Relacional - Existencial

Necessidade Biológica Vida perto da natureza - saúde - tranquilidade - calma - serenidade

Necessidade Intelectual - Conhecimento de si - História pessoal - Reflexão de si - Instrução - Comunicação de ideias e experiências - Sentimentos e afectos - Intuições

Necessidade Operativa - Ser criativo - Ter trabalho ajustado à sua capacidade

Necessidade Relacional - exigências - de amizade - de encontro - de relação com outros - ligações - cordialidade - autenticidade - necessidade - reconhecimento - estima

- O amor - a solidariedade - à cooperação - à abertura - à comunicação - à profundidade - à serenidade - à paz Necessidade Relacional Clima propício para uma vida em comum e leva m

Necessidade Existencial - uma procura - ideal - sentido - significado - global - religioso - uma explicação - opções mais importantes - profissionais - vocacionais - políticas - uma resposta - às perguntas da existência - Porquê a vida? - Porquê a morte? - Porquê a dor?

Necessidade de ser mais

Necessidade de proteger-se

Necessidade de refazer-se

Bloqueios do crescimento - superficialidade - tensão contínua - perda de interioridade - primazia do “ter” sobre o “ser”

Bloqueios do crescimento Superficialidade ConfrontoConfronto - excesso de informação - excesso de actividades - excesso de relações sociais - exigindo reorganização contínua do quadro mental - impossibilidade do “pensar profundo” - vida apressada e superficial - resultando - desânimo - fuga

Bloqueios do crescimento Tensão Contínua - não satisfação das necessidades profundas - excesso de encargos - Permanente situação de tensão - Problemas de família - Problemas de profissão - Diversos compromissos quotidianos - Resultam - em nervosismo - em agitação - em barulho - em alienação

Bloqueios do crescimento Perda de Interioridade - Deslocação do centro pessoal - Do coração para o cérebro e braços - Desequilíbrio - De si mesmo - Dos outros - Resultando - Falta de paz - Falta de reflexão - Falta de experiência interior - Falta de abertura - Falta de sentido de vida - Falta de relações interpessoais positivas

Bloqueios do crescimento Primazia do “ter” sobre o “ser” - Atracção pelo “ter” - dinheiro - sucesso - fama - poder - prazer - Desejo pelo “ser” - ser livre - ser autónomo - ser autêntico - Incoerência ética - Impedimento de comportamento, segundo - Critérios pessoais - Consciência pessoal - Originalidade pessoal

A Busca da Vida Animada “A vida animada exprime o processo de crescimento que leva a pessoa a uma direcção” - Actos da vida animada - Liberdade experiencial - Vivência do momento presente na totalidade - Vivência da confiança em si mesmo - Escuta da voz interior - Consciência dos acontecimentos de si mesmo - Permanência aberta à realidade - Abertura à novidade - Atitudes não defensivas - Vivência de cada momento como único - Diante dos problemas da vida - Segurança nos princípios regentes - Fidelidade à consciência

A Busca da Vida Animada Movimentos Interiores que Impedem a Liberdade Experiencial - Movimentos interiores - Do prazer - Da realidade - Do valor - Desejos incontroláveis - Reacções emotivas a contrariedades - Intolerância a proibições e limitações - Confrontação na decisão - Realidade e possibilidade - Situação e consequências - Racionalidade e irreal - Confrontação - Com os outros - Com a realidade - Sacrifício pessoal - Tomada de decisões

Ramiro João Marques Loureiro EFA Secundário / TAE Formadora Isabel Silvestre 20 de Outubro de 2009 Técnicas de Animação A Antropologia da Animação