Gestão de Órgãos de Informação Durante as Emergências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desastres e desenvolvimento
Advertisements

CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
CRISES EMPRESARIAIS COM A OP
TRABALHO SOBRE CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
Desastres e desenvolvimento
RESPONSABILIDADE SOCIAL
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
Como escrever um Artigo científico?
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Assessoria de Imprensa Dr.ª Sofia Figueiredo 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado,
apresentações em público
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A ética Kantiana.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Código deontológico dos técnicos oficiais de contas
O Gestor como comunicador
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Questionário Sociolinguístico
Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.
Entrevista com crianças vítimas de abuso e exploração sexual
Noções de Relações Públicas
As origens dos problemas de comunicação
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Carta de Apresentação.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Normas de Gestão na CARE
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Comunicação de crise.
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
Promover seu clube, o Rotary e envolver a comunidade.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram.
Manual da Organização.
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Planear um Website Principais etapas.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Produzindo o Ensaio Teórico
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
Mecanismos para Avaliação de Projetos de Resoluções Atividades de Comissões Secretaria, Unidades, Entidades e Órgãos da OEA. Subsecretaria de Administração.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Textos dos media Maria Serafina Roque
PROCESSO SELETIVO.
A ética Kantiana.
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
Como Falar Bem em Público
1 PROGRAMAScriptum ESCREVER COM IMPACTO NA EMPRESA DA MENSAGEM ELECTRÓNICA AO RELATÓRIO DE GESTÃO Lisboa, 24 e 25 de Setembro de 2007 Hotel Holiday Inn.
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
NETWORKING Rede de possibilidades
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
A NOTÍCIA Português 2015/2016.
Texto utilitário A Notícia.
Kant nasceu em Konigsberg, no ano de 1724 e morreu em 1804 sem nunca ter saído da sua cidade natal. Foi um dos últimos europeus a dominar toda a ciência.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Rádio em situações de emergência e desastres. Uma comemoração mundial desde 2012 Dia Mundial do Rádio – impacto em 2015 Tópico de tendência mundial por.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
A DMINISTRAÇÃO P UBLICIDADE E M ARKETING. ÉTICA DA NEGOCIAÇÃO Mercados e Negociação Comercial Março 2011 Docente - Dra Fernanda Policarpo Discente – Maria.
APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
4.4 Implementação e Operação
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Órgãos de Informação Durante as Emergências Ivete Dengo Moisés Inguane

Porque o treinamento em questões de informação durante desastres? Desde o início de uma emergência ou desastres a procura de informação é importante; Todo o interveniente na operação pode ser solicitado a prestar informação aos orgãos de Informação (OI) nacionais e internacionais. Isto implica que os intervenientes são potenciais oficiais de relações públicas “spokespersons”; A Instituição deve indicar um oficial de relações públicas ou ao interlocutor válido. A este, deve-se facultar toda a informação sobre tudo a informação de base. “ex: O que está a acontecer no terreno, qual é a intervencão da instituição”; A boa informação ao público aumenta a credibilidade da organização que está no terreno - com informação no início da operação.

Gestão dos OI Durante as Emergências Os participantes devem saber: O que se entende de comunicação; A diferença entre comunicação e informação; Como ter uma estratégia de limitação de mensagens comprometedoras; Como elaborar uma boa história ou fazer uma entrevista às vitimas respeitando as regras básicas e éticas para com o entrevistado.

Três principais objectivos dos OI durante emergências Informar o público; Advocacia; Promoção da imagem; Mobilizar recursos.

Grupo Alvo Funcionários da Instituição, a website da referida instituição (www.redcross.org.mz) Doadores – Governo, Sector empresarial, sociedade civil. OI - nacionais e internacionais

Qual é o nosso papel como informadores? Prestar informação ao nosso interlocutor válido na instituição. Decorre que estando no terreno somos chamados a prestar informação aos media dai que temos que estar preparados para o efeito. Estando no terreno devemos também, produzir histórias ou fazer entrevistas com os beneficiários e esta acção deve ser feita respeitando as boas práticas e ética por forma a: Colher informação precisa e útil; Utilizar correctamente as imagens tiradas no terreno; Respeitar os direitos do beneficiário; Obter permissão para entrevista e tirar imagens, explicando os fins da entrevista e imagens; Explicando que por vezes esta acção pode atrair a imprensa e despertar maior interesse pela causa, e ou até mobilizar fundos para a operação de emergência.

Como desempenhar o seu papel com sucesso ? Ter a mensagem; Torna-la clara, curta e precisa; Manter a mensagem – KISS (Keep It Super Simple) . “Caso contrário o seu risco de desinformar ou criar sensacionalismo é de 90%”.

Qual é a diferença entre comunicação e informação? é um instrumento usado pelas organizações para obter visibilidade, interesses e credibilidade perante seus parceiros. Está também ligada a forma como cada organização interage ou estabelece ligação com os seus maiores parceiros (stakeholders). Informação A instituição sente-se na obrigação de influenciar os parceiros, projectando a identidade que pode afectar a imagem das pessoas sobre a organização. Assim, produz informação para o efeito.

Relação com os OI… Para uma relação saudável com os OI o oficial de informação deve responder a sede de informação que estes têm. Deve usar as tácticas como conferências de imprensa, comunicados de imprensa, pagina web, email, exposições, entrevistas, videos, spots, fotografias.

O Comunicado de imprensa… Este é um elemento básico que todos os oficiais de informação utilizam. Estima-se que entre 55 a a 90% de todas as notícias escritas colocadas para o público pelos OI são analizadas, sobretudo o seu interesse e impacto. Os que escrevem os comunicados competem no sentido de trazer algo atractivo que seja do interesse dos OI, visto que estes são a porta de veiculacção de informação da instituição. Considerar o seguinte: Seguir os formatos ou regras básicas Providenciar informação que é do interesse do leitor, não do seu interesse Situar os eventos reportados no tempo.

Porque utilizar comunicados de imprensa? São normalmente utilizados para atingir as metas da Instituição, os objectivos e mesmo para chamar atenção sobre certos aspectos ou situações. Comparado com a publicidade, os comunicados de imprensa não tem custo acrescido a organização. Quando publicados: São notícia; São livres de sensacionalismo; O sensacionalismo pode perigar em certa medida sobre tudo quando em situação de emergência;

Tipos de comunicado Anúncios – eventos, acontecimentos, etc Spot - utilizado em resposta a alguma acção ou para criar uma influência externa angariação de fundos, sencibilização sobre este ou aquele comportamento,etc Reacção- usada como uma resposta a algum acontecimento ou omissão, o que pode prejudicar a organização. Notícias - dizer a verdade com todos os factos.

O que deve conter o comunicado Nome da organização Contactos: Titular: – deve ser directo ao assunto. Por exemplo . “Explosão da bomba mata 25, 000 pessoas em Mahoche”. Local e data: Maputo; 07/05/2009 Cabeçalho: deve dizer a história em poucas palavras. Recordam-se das 6 principais perguntas: quem, o quê, onde, quando, por quê, e por fim, como?

O que é notícia? Quando o cão morde o homem? Quando o homem morde o cão?

Valor da Informação ou Notícia Impacto Proximidade Oportunidade Evidência Interesse público

Trabalho em Grupo Cada grupo deve escrever o que pode fazer para prestar uma boa informação aos OI e trazer noticias que tenham impacto. Cada Grupo deve escrever o que não pode fazer, pois com esta acção o papel de informador seria nulo. 5 a 7 Minutos.

O que pode! Esteja preparado para prestar informação. Esteja sempre disponível para oS OI – faz parte do trabalho. Tenha sempre uma mensagem da instituição. Tenha em mente o - KISS - Keep It Short and Simple Faça uma abordagem que mostre que tem o controle. Mencione o nome da instituição em que trabalha inúmeras vezes Seja cuidadoso com os números Seja realístico – mas rejeite assuntos sensíveis Aponte o que sabe – Não especular Refira outras pessoas se não sente segurança no que vai ou deve dizer

O que não pode! Nunca fale “off record” – especialmente num momento de emergência Não especule – falar o que sabe Nunca deixe a imagem da instituição quando fala para a media nacional. Rejeite assuntos controversos – crítica à instituição, ao Governo, etc Evite mentiras.

Ter sempre palavras que funcionam, tais como!!! A Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho está para salvar vidas... A Cruz Vermelha estava no terreno quando o ciclone devastou Vilanculos... A Cruz Vermelha precisa ajudar a mitigar o sofrimento das pessoas…

Tenha sempre palavras que funcionam, tais como!!! Estas pessoas precisam de ajuda e ela deve ser já... Tenha em enfoque aos princípios da instituição: Por exemplo: o mandato da CV/CV e providenciar ajuda humanitária aos que precisam independentemente da raça, idade, religião ou filiação política…

Algumas regras na elaboração de histórias e entrevistas. Pedir permissão ao entrevistado; Pedir permissão antes de tirar qualquer imagem; (Imagens de pobreza são usados para angariar fundos e muitos não tem uma ética e respeito pelas pessoas pois divulgam sua imagem sem permissão) Fazer perguntas introdutórias (nome, origem, número de filhos, língua em que sente a vontade,) – Tirar o nervosismo da pessoa-. Fazer pergunats claras e objectivas.

Obrigado OBRIGADO