Oficina de formação E-portfólios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
PLANO PEDAGÓGICO AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO:
PORTFÓLIO.
Parâmetros Curriculares Nacionais
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Avaliação Externa - processo
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades Formatação Leila Marinho Lage
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Plano de Trabalho Docente
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios
Transcrição da apresentação:

Oficina de formação E-portfólios Tema Para que serve o E-portfólio do Aluno? Grupo de trabalho: CTAR – Vila Real António Dias Edgar Guerra Marília Martins Pedro Oliveira

Para que serve o E-Portfólio do aluno?

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem, se algum houve, as saudades. Luís de Camões

O QUE É UM PORTFÓLIO? O termo portfólio tem a sua origem no meio artístico, referindo-se a uma colecção de produções que de alguma forma reflectem ou traduzem um percurso. Actualmente, este conceito extravasou o mundo das artes e tem muitas aplicações.

Tipos de Portfolios Existem actualmente três tipos de portfólios que podem ser desenvolvidos: Portfólio reflexivo ou de aprendizagem; Portfólio de desenvolvimento ou credencial; Portfólio representacional ou showcase. Os portfólios representacionais ou de showcase são os que reflectem os trabalhos que o autor considera mais relevantes e mais reveladores do seu percurso, pretendendo mostrar o melhor que já produziu, as metas que alcançou. É por isso um portfólio bastante selectivo na informação que vai apresentar. Um portfólio reflexivo ou de aprendizagem documenta a aprendizagem do autor ao longo do tempo e poderá incluir uma reflexão pessoal sobre o conteúdo apresentado e as suas perspectivas de desenvolvimento para o futuro. Um portfólio de desenvolvimento ou credencial apresenta as certificações do autor do portfólio do autor. Este tipo de portfólio é criado e aplicado essencialmente para a candidatura a um posto de trabalho, em que seja dado destaque à formação técnica e de certificação dos candidatos.

O Portfólio na Escola Numa perspectiva de educação à distância, a ferramenta pedagógica "Portfólio" representa um espaço importante, porque o aluno e/ou um grupo de alunos pode(m) compartilhar com os colegas e/ou professor as suas actividades e projectos durante o processo de elaboração. Isto significa que a aprendizagem está centrada no processo e, portanto, na possibilidade de o aluno poder dar e receber feedback sobre aquilo que está produzindo individualmente e/ou em grupo. Esta ferramenta permite criar novas relações entre as pessoas e criar hábitos de compreensão e organização de trabalho/aprendizagem.

O Portfólio na Escola Os “Portfolios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)

Características dos E-Portofólios Para Barton e Collins (1997, p.2) citados por Villas Boas (2004, p.43) o portfólio apresenta as seguintes características: Incluem múltiplos recursos, porque permitem avaliar variedade de evidências; São autênticos, porque as produções dos alunos se articulam ao trabalho em desenvolvimento; É uma forma dinâmica de avaliação pelo facto de constatar o desenvolvimento e as mudanças dos alunos ao longo do tempo;

Características dos E-Portofólios É a explicitação dos seus propósitos. Antes de a construção ter início, os alunos conhecem o que se espera deles; Integração. Isso significa que as evidências de aprendizagem seleccionadas estabelecem correspondência entre actividades escolares e experiências de vida; Pertencimento do trabalho; É multiproposital. Podem ser usados tanto como procedimento de avaliação da aprendizagem dos alunos como elo instrucional entre séries, anos, disciplinas, professores.

É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança!

O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: Coleccionar; Seleccionar; Reflectir; Relacionar.  

Bibliografia http://portfoliodigitalelna.blogspot.com/2006/12/reflexo-utilizao-de-portflios-em.html http://www.sinfic.pt/SinficNewsletter/sinfic/Newsletter119/Dossier4.html