Conversas em Casa Inspiradas na Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Estatística do 3.º Período Biblioteca Escolar
Escola em Casa- Conversas em Casa Inspiradas na Escola Ano letivo
Avaliação 5° Encontro IP News Esta pesquisa de satisfação foi respondida por 14 dos 24 participantes do 5° encontro IP News, realizado dia 02 de março.
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
CONSUMISMO.
Escola Secundária Quinta do Marquês
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
O MARKETING A COMUNICAÇÃO OS SERVIÇOS.
Conversas em Casa Inspiradas na Escola. Em resultado da aplicação de três guiões inerentes ao Projecto Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
RESPONSABILIDADE NO DIA A DIA
A ESCOLA QUE A GENTE QUER È A ESCOLA QUE A GENTE FAZ
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
DIFICULDADES E FACILITADORES
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Introdução INTRODUÇÃO
Todo dia é dia de educação!
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia):
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Resiliência (etapas 2 e 3)
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Formador: Manuel Félix da Costa
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
Área de Incidência: ESTRUTURAS INTERMÉDIAS DEPARTAMENTOS
Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula
Agrupamento Escolas D. Dinis BOAS PRÁTICAS 2010/2014.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
“Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Os gatos da família Oliveira.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 213 fevereiro 2014.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Investigar, ensinar e aprender
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Atividades do Clube Europeu 2014/2015
RECICLANDO O NOSSO FUTURO
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 2014 fevereiro 2015.
1. Identificação da atividade e do aluno
Educação Financeira para crianças e Jovens
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago Setúbal (Bela Vista) -TEIP- Seminário “A avaliação do aprender e do ensinar " 20/02/ UCP.
Transcrição da apresentação:

Conversas em Casa Inspiradas na Escola

Em resultado da aplicação de dois guiões inerentes ao projeto “Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na Escola”, no ano letivo de 2011-2012, foi realizada uma análise estatística de todos os guiões devolvidos e identificados. A partir desta análise é possível avaliar de uma forma mais exata a concretização do projeto, nomeadamente a forma como foram realizadas as atividades propostas em cada guião e o grau de satisfação dos intervenientes (alunos e respetivas famílias). A continuidade do projeto no Agrupamento e a forma como este pode ser conduzido no futuro, dependem de uma reflexão fundamentada, em que todos têm um papel essencial. Alguns dados: Número de guiões: 2 (“À Volta do Novo Acordo Ortográfico”, “À Volta da Nova Escola”) Número de alunos intervenientes: 228 (totalidade dos alunos do 4º, 5º e 6º anos) Nº de guiões analisados: 179 do 1º guião e 163 do 2º guião (Nº de guiões devolvidos e identificados) Anónimos: 4 (1º guião); 2 (2º guião)

Turmas 4º A 4º B 4º C 5º A 5º B 5º C 6º A 6º B 6º C 6º D Total Nº alunos 22 23 24 20 29 28 21 228 1º guião 15 11 17 26 16 18 19 179 2º guião 4 163

Percentagem de questões respondidas

Percentagem de alunos que registaram o grau de parentesco do familiar com quem efetuaram as atividades:

Algumas atividades realizadas:

Sismo __________________

Autoavaliação do aluno e familiar

A autoavaliação feita pela criança e pelos familiares revela que as atividades do guião de conversas “À Volta do Novo Acordo Ortográfico” são interessantes mas “algo difíceis”. A maioria diz que as atividades proporcionaram a partilha de saberes em casa entre pais e os seus educandos. No guião “À Volta da Nova Escola” os resultados da autoavaliação são semelhantes, à exceção da opinião sobre o grau dificuldade, já que neste as atividades são avaliadas, na sua maioria, como “nada difíceis”. No que diz respeito aos comentários/opiniões, a grande parte são muito positivos: o elevado grau de interesse dos assuntos tratados, a capacidade de as atividades permitirem ao adulto atualizar conhecimentos e a troca de saberes intergeracional. As críticas prendem-se, sobretudo, com o número elevado de atividades propostas para um curto espaço de tempo e o grau de dificuldade de algumas tarefas.

Conversas em Casa Inspiradas na Escola Junho 2012 Cristina Sofia Alves Simão Cunha