A Multi, Inter e Transdisciplinar no ensino superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

As leis e o ensino de filosofia
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Avelino A. Rodrigues da Silva
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito: FÁBIO GABRIEL DE AMORIM
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Plano de Ensino Plano de aula
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
Escola Superior de Educação
DANÇA NA ESCOLA E.E.B. HÉLIO WASUM SUL BRASIL – SC. PROF. ARI.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos
Vídeo Educar – Rubem Alves
Caracterização de um projeto didático
Instrumentos de Avaliação - MEC
Professor-artista-professor
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
PARECER DO CNE de 1998 Abriu uma porta para que os sistemas de ensino articulem diretrizes para as realidades locais ou regionais.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Élton Carneiro Marinho –
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
Profa. Aline Alves de Andrade
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Profa. Aline Alves de Andrade
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Interdisciplinaridade: o que é isso?
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
“A formação de professores sob a ótica de uma formadora”
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
Interdisciplinaridade, currículo, pesquisa e a formação docente. 2014
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Universidade Estadual do Centro-Oeste
PRINCÍPIOS DO SERVIÇO SUBSTITUTIVO E PROJETO TERAPEUTICO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Boliche dos substantivos
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Dezembro – 02 Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos chave: Docência Atuação Docente Profissionalizaçã o; precarização Blog rios-
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

A Multi, Inter e Transdisciplinar no ensino superior Profa. Dra. Almira Alves dos Santos

O que é multidisciplinaridade? A multidisciplinaridade parece esgotar-se nas tentativas de trabalho conjunto, pelos professores,entre disciplinas em que cada uma trata de temas comuns sob sua própria ótica.

O que é multidisciplinaridade? Articulando,algumas vezes bibliografia, técnicas de ensino e procedimentos de avaliação.

O que é multidisciplinaridade? Na multidisciplinaridade as disciplinas do currículo escolar, estudam perto mas não juntas. A idéia aqui é de justaposição de disciplinas (Almeida Filho, 1997).

O que é Interdisciplinaridade? A interdisciplinaridade pode ser tomada como uma possibilidade de quebrar a rigidez dos compartimentos em que se encontram isoladas as disciplinas dos currículos escolares. Onde existe uma interseção da disciplinas. Pires, M.F.C.,1998.

O que é transdisciplinaridade? “Uma educação autêntica não pode privilegiar a abstração no conhecimento, deve ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar.

O que é transdisciplinaridade? A educação transdisciplinar reavalia o papel da intuição, da imaginação, da sensibilidade e do corpo na transmissão dos conhecimentos”. (Carta da interdisciplinaridade, artigo11º)