SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Bem-vindos!.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
Universidade Federal de Santa Catarina
Organização Curricular da Escola
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Seleção de Materiais de Informação - Critérios
Seleção de Materiais Especiais
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
Legislação.
Disciplinas do curso 06mar2008
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (FDC):
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES:
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Disciplina CBD 0289 Profa. Lúcia Maria S.V. Costa Ramos
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE II
TEMA E PROBLEMA.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Marcia Martins Djeanne Firmino
Fundamentos da Seleção
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares da Seleção
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E PRODUTOS DE INFORMAÇÃO.
Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Conceitos, objetivos, técnicas e metodologias de avaliação
Universidade Federal do Estado do Rio d Janeiro  Douglas Felipe de Andrade  Projeto: Formando técnicos.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Acompanhando e avaliando
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
ACADÊMICAS: GISLAINE NONATO LÍVIA ARINOS PROFESSORA: ANA PAULA DISCIPLINA: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Seleção de Materiais de Informação: princípios.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES I SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO: Aspectos Conceituais, Procedimentos e Políticas Prof. Edivanio Duarte de Souza edivanioduarte@gmail.com Maceió, Alagoas 2011.1

Fundamentos da Seleção Seleção: processo de escolha de um ou mais elementos, num conjunto mais amplo. Envolve critérios e objetivos bem definidos. A seleção não é uma arte: independe de capacidade ou aptidões individuais; não é inata ao indivíduo. A seleção é uma atividade pragmática ou científica: técnica e especializada (conhecimento e experiência); intelectual (procedimentos e princípios gerais). Objetivos da seleção de materiais informacionais: formar e desenvolver uma coleção específica (FDC) (meio); atender a necessidades específicas de informação (fim). Fundamentos da seleção de materiais informacionais: expansão da produção editorial (conteúdos e formatos); insuficiência de recursos (econômico, espaço e pessoal); adequação do material a ser incorporado ao acervo (VEGUEIRO, 1989).

Critérios e Responsabilidade na Seleção Inexistência de critérios universalmente aceitos; O estabelecimentos de critérios é uma tarefa bastante subjetiva; Devem ser considerados diversos elementos: comunidade a ser atendida; recursos disponíveis para aquisição; características do assunto ou do material objeto da seleção. Responsabilidade da seleção: individual (Bibliotecário ou alta administração da mantenedora*); coletiva (comissão de seleção - Bibliotecários e usuários). *inadequada: alijamento do Bibliotecário da tomada de decisão. (VERGUEIRO, 1989).

As Particularidades na Seleção Na seleção, o recorte será diferenciado para cada demanda; Diversos tipos de unidades de informação traduzem-se em diversos critérios de seleção; Bibliotecas públicas: a comunidade usuária diversificada; a abrangência ampla; as necessidades de informação são diversas (escolar formal, utilitária e recreacionais, etc.); a seleção deverá centrar no nível mediano (entre o simples e o complexo); a seleção deverá atender às necessidades mais imediatas (assume caráter justificado) (VERGUEIRO, 1989).

As Particularidades na Seleção Bibliotecas escolares: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita a escola; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino e aprendizagem; a seleção deverá centrar nos objetivos dos cursos e no nível do aluno; a seleção deverá considerar os aspectos pedagógicos do material informacional (manuais, textos didáticos, etc.) (VERGUEIRO, 1989).

As Particularidades na Seleção Bibliotecas acadêmicas e universitárias: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita à faculdade e afins, ou à universidade; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino, pesquisa e extensão; a seleção deverá centrar no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; a seleção, em função do atendimento à pesquisa, deverá considerar a diversidade de material necessário (VERGUEIRO, 1989).

A Função do Bibliotecário na Seleção A função decisória do Bibliotecário: individualmente (responsável pela seleção); coletivamente (coordenador da comissão de seleção). Fundamentos básicos da função do Bibliotecário: tem (deveria ter) o conhecimento sobre acervo (pontos fracos e fortes); tem (deveria ter) o conhecimento sobre as necessidades de informação dos usuários: demandas duradouras; demandas ocasionais ou esporádicas. A crítica: nem sempre o Bibliotecário conhece aquelas realidades (a coleção e a comunidade usuária) (VERGUEIRO, 2010).

Critérios Gerais de Seleção Critérios pré-determinados segundo razões objetivas; Critérios comuns considerados nos diversos tipos de unidades de informação/bibliotecas: o assunto (área de cobertura da coleção <=> estudo de comunidade); o usuário; o documento (em si, sua relação com os demais itens da coleção <=> avaliação da coleção); o preço; outras questões complementares: material mais suscetível a furto, vandalismo ou mutilações; assuntos polêmicos; qualidade do material (VERGUEIRO, 2010).

Critérios Específicos de Seleção Segundo o conteúdo: autoridade; precisão; imparcialidade; atualidade; cobertura/tratamento. Segundo a adequação ao usuário: conveniência; idioma; relevância/interesse; estilo. Segundo os aspectos adicionais: características físicas do documento; aspectos especiais; contribuição potencial; custo (VERGUEIRO, 2010).

Organização do Processo de Seleção Os responsáveis pela seleção: Alternativa 1: comissão deliberativa de seleção – o Bibliotecário participa como membro ou coordenador; Alternativa 2: comissão consultiva de seleção – visa à assessorar o responsável pela seleção; Alternativa 3: o Bibliotecário faz a seleção dos materiais. Os mecanismos para identificação, avaliação e registro dos itens a serem selecionados: formulários para indicação e seleção de títulos (sujeito da indicação e o material indicado); instrumentos auxiliares da seleção. A política de seleção: elementos constitutivos da seleção; instrumento formal de Política de Seleção (documento) (VERGUEIRO, 2010).

Política de Seleção Importância do documento formal de política de seleção: administrativa: continuidade dos critérios além da presença física de um Bibliotecário; comunicativa: relações públicas entre a biblioteca e os usuários; política: instrumento de resistência e gerência de conflitos em torno da coleção. Componentes do documento de uma política de seleção: a identificação dos responsáveis pela seleção; os critérios adotados no processo; os instrumentos auxiliares; as políticas específicas; os documentos correlatos (VEGUEIRO, 2010).

Referências VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, APB, 1989. 96p. ______. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos livros, 2010. 120p.