Programa de Qualificação da Saúde Suplementar:

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Transcrição da apresentação:

Programa de Qualificação da Saúde Suplementar: Núcleo Sul da Rede de Centros Colaboradores da ANS Programa de Qualificação da Saúde Suplementar: Nova Perspectiva no Processo de Regulação Rio de Janeiro, maio de 2007.

Rede Científica Sul: 13 IES – 04 público-federais - 09 comunitárias UFPR UFSC UCS UFRGS Uniplac UPF Unijuí Univates Unisc IPA Urcamp UFPel UCpel

Condução Geral e Articulação Nuclear UCS – Nepesc Núcleo de Educação e Pesquisas em Saúde Coletiva UFRGS – EducaSaúde Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde Áreas Envolvidas: Educação em Saúde Coletiva Estudos sobre a Formação e Desenvolvimento de Profissionais de Saúde Pesquisa Avaliativa em Saúde

Compartilhamento de informação: 1) o desencadeamento oficial das Cartas-Acordo, por finalização de assinaturas e depósito de valores foi em 08/06/2006 (11 meses) 2) A constituição da Rede Científica Sul de Pesquisas em Saúde Coletiva – processo desencadeado em maio de 2005 (Sgtes-ANS) 3) Ritmos de rede (oficinas de apreensão e compreensão) 4) Ritmos nos CEPs (03 Comitês por IES, mais Comitês de serviços) 5) Período letivo para contatar professores e estudantes 6) Inacessibilidade de prestadores 7) Construçào das situações marcadoras em Linhas de Cuidado

Dois Macroprojetos Conhecimento regional e produção de informação técnico-científica em saúde suplementar para a região sul do Brasil Estudos, pesquisas e interações regionais para a qualificação da saúde suplementar – projetos de investigação e atuação

1) Produção de conhecimento regional e informação técnico-científica em saúde suplementar para a região sul do Brasil Objeto: produzir informação documental e bibliográfica comentada sobre Educação em Saúde Suplementar e Análise Econômica em Saúde (de suporte aos docentes e estudantes dos cursos da área da saúde) Constatação: ausência ou inadequado conhecimento sobre saúde suplementar no interior do ensino universitário em saúde, a presença do assunto é em paralelo e contribui ao fortalecimento de “pré-conceitos”, com prejuízo à compreensão do SUS e à regulação em saúde, vista como danosa Opção: Abertura de um eixo reflexivo na educação em ciências da saúde – um campo conceitual (saberes) e núcleo de pesquisas e intervenções (práticas de investigação e atuação): a Educação em Saúde Suplementar.

Produto: livro eletrônico (CD ROM) pela Editora da Universidade/UFRGS EDUCAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR: informação bibliográfica para o ensino e a pesquisa em saúde suplementar no âmbito do Sistema Único de Saúde 1. APRESENTAÇÃO 2. EDUCAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR: abertura de eixo reflexivo na educação em ciências da saúde 3. ANÁLISE ECONÔMICA EM SAÚDE: reflexões acerca de seus caminhos e perspectivas em apoio ao ensino e pesquisa na saúde

4. CONCEITOS OPERADORES DE APOIO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR Educação Permanente em Saúde Integralidade Itinerário Terapêutico Linha de Cuidado Modelo Assistencial Operadoras e Seguradoras Planos e Seguros Privados de Saúde Processo Saúde-Doença Público/Estatal/Privado Regulação Saúde Suplementar Usuário/Beneficiário

5. AMPLIAÇÃO DAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE SOBRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA SAÚDE 5. 1. Imaginários sobre a perspectiva pública e privada do exercício profissional e a educação da saúde 5.2. Itinerários terapêuticos e o Mix Público-Privado na Utilização dos Serviços de Saúde 5.3. Cenários da realidade: atores sociais da saúde suplementar e observações da mídia 5.4. Produções da educação em saúde suplementar na educação em ciências da saúde Nível de Conhecimento dos Responsáveis pela Contratação de Planos/Seguros de Assistência Privada à Saúde Relativamente à Regulamentação do Setor Itinerários terapêuticos da mulher com câncer de mama na região noroeste do Rio Grande do Sul: percursos público-privados e a busca por integralidade na atenção à saúde O itinerário terapêutico da mulher em busca da assistência no ciclo gravídico-puerperal A opção e utilização de planos privados de saúde por profissionais de saúde atuantes com o paradigma da integralidade na atenção básica à saúde Formação de trabalhadores para o SUS: da realidade aos desafios da mudança na graduação

5.5. Conhecimento, formação e trabalho em saúde: resenhas sobre sistema de saúde no Brasil, trabalho e exercício profissional Políticas de Saúde no Brasil – Jairnilson Paim (2003) Do Desejo a Realidade de Ser Médico: a educação e a prática médica como processo de construção individual e coletiva - Suely Grosseman. (2006) Estou me formando (ou me formei) e quero trabalhar: que oportunidades o sistema de saúde me oferece na Saúde Coletiva? Onde posso atuar e que competências preciso desenvolver? – Laura Feuerwerker e Marco Akerman (2006)

6. LITERATURA CONTEXTUAL DE BASE: Resenhas sobre algumas referências ao entendimento da conformação do setor da saúde no Brasil O Dilema Preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva – Sérgio Arouca. (1975) As Instituições Médicas no Brasil – Madel Luz. (1979) O Capitalismo e a Saúde Pública: a emergência das práticas sanitárias no Estado de São Paulo – Emerson Elias Merhy. (1985) Os Médicos e a Política de Saúde – Gastão Wagner de Sousa Campos. (1988) Planejamento Sem Normas – Everardo Duarte Nunes; Gastão Campos e Emerson Merhy. (1989) A Universalização Excludente - Paulo Faveret Filho e Pedro Jorge de Oliveira. (1989 - 1990) Inventando a Mudança na Saúde – Luiz Carlos de Oliveira Cecílio. (1994) Saúde: a cartografia do trabalho vivo – Emerson Elias Merhy. (2002) Biomedicina, Saber e Ciência: uma abordagem crítica – Keneth Rochel Camargo Jr. (2003) Planos e Seguros Privados de Saúde no Brasil - Lígia Bahia (2005) Duas Faces da Mesma Moeda: microrregulação e modelos assistenciais na saúde suplementar – ANS. (2005) A Saúde no Brasil: cartografias do público e do privado – Giovanni Gurgel Aciole. (2006) Ensinar Saúde - Roseni Pinheiro, Ricardo Burg Ceccim e Ruben Araujo de Mattos. (2006)

7. INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA COM RESUMOS Artigos em periódicos Dissertações e Teses Livros e Capítulos de Livro Relatórios e trabalhos técnicos 8. LISTA DE ENDEREÇOS E BIBLIOTECAS VIRTUAIS

2) Estudos, Pesquisas e Interações Regionais para a Qualificação da Saúde Suplementar - Projetos de Investigação e Atuação a) Cenários da saúde suplementar: inventário e análise de situação da regulação, cobertura assistencial e dinâmica de atores com maior atuação subsetorial na região sul do Brasil; b) Itinerários terapêuticos: relação público-privado e arranjos tecnoassistenciais na utilização de serviços de saúde na região sul do Brasil c) Imaginários da formação: a perspectiva pública e privada do trabalho em saúde no ensino de graduação (estudo de caso na graduação em medicina, odontologia e psicologia, na região sul do Brasil).

Grupo de pesquisadores Estudantes: cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Docentes/Mestrandos/Doutorandos: áreas de Economia, Educação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Sanitaristas: profissionais dos setores público e privado.

a) Cenários da saúde suplementar: inventário e análise de situação da regulação, cobertura assistencial e dinâmica de atores com maior atuação subsetorial na região sul do Brasil – 96 sujeitos b) Itinerários terapêuticos: relação público-privado e arranjos tecnoassistenciais na utilização de serviços de saúde na região sul do Brasil – 131 sujeitos (Linhas de Cuidado cardiovascular, oncologia, saúde mental e obstetrícia) c) Imaginários da formação: a perspectiva pública e privada do trabalho em saúde no ensino de graduação (estudo de caso na graduação em medicina, odontologia e psicologia, na região sul do Brasil) – 397 sujeitos (264 estudantes; 133 docentes). Total Geral: 624 sujeitos em 03 estados (RS, SC, PR)

educasaude@ufrgs.br Fone: (51) 3316-3141 www.ufrgs.br/faced/pesquisa/educasaude