Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

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Transcrição da apresentação:

Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães Avaliação de eventos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

Avaliação do evento A avaliação do evento é o processo de observação, mensuração e monitoração crítica da implementação de um evento a fim de avaliar seus resultados de forma precisa. Ela possibilita a criação de um perfil de evento que delineia as características básicas e dados estatísticos importantes de um evento. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Avaliação do evento A avaliação do evento interessa a várias categorias de profissionais que concorrem para o sucesso do evento: O promotor, responsável pelo seu planejamento, organização e execução. Precisa saber se conduziu bem e se atendeu aos objetivos tanto do próprio evento como do patrocinador. Precisa medir e avaliar os resultados. Os patrocinadores, que contribuíram para que o evento se viabilizasse. Precisa saber se o investimento teve o retorno desejado, de acordo com os seus objetivos, previamente explicitados, e que não são necessariamente os mesmos do promotor do evento. Outros profissionais que colaboraram conforme suas respectivas especialidades. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Avaliação do evento Avaliação => feedback sobre os trabalhos realizados e melhora-los, se for o caso.  Através das informações obtidas da avaliação pode-se: identificar os pontos fortes e fracos; avaliar o conteúdo técnico e científico dos temas abordados e da atuação dos palestrantes; fazer avaliação administrativa e qualitativa dos serviços apresentados; estimar o alcance dos objetivos propostos; conhecer o perfil dos inscritos, dos expositores e demais componentes do público-alvo definido; checar e avaliar os checking-list e cronogramas, entre outros. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Avaliação do evento A avaliação somente terá sentido se os resultados forem devidamente comparados com os respectivos objetivos. É importante ter alguns critérios para avaliar eventos: Critérios objetivos: estão relacionados aos resultados, tendem a ser concertos e mensuráveis quantitativamente: prazos, especificações de desempenho, padrões de qualidade específicos, limites de recursos, custos. Critérios subjetivos: dizem respeito ao projeto e tendem a ser qualitativos: atitude de cooperação, imagem positiva, comprometimento da equipe, qualidade total, conduta ética. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Avaliação do evento Tendo em mãos os objetivos do evento e do patrocinador e os critérios de avaliação de cada um, organiza-se um check-list de avaliação.  Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Avaliação do evento Essa lista torna possível uma leitura objetiva dos resultados e ilustra de forma convincente as conclusões apresentadas. Também é importante realizar uma avaliação do evento em si. Para esse tipo de avaliação, deve-se tomar os itens da organização do evento e verificar, em relação a cada um, o que funcionou muito bem, o que funcionou mais ou menos, o que funcionou mais ou menos e o que não funcionou. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Avaliação do ponto de vista dos visitantes São vários os aspectos de cada evento cuja avaliação feita pelos visitantes interessa ao promotor do evento e ao patrocinador, assim como são vários os tipos de visitantes cuja opinião interessa, mas de forma diferenciada. O instrumento de pesquisa não deve ser muito extenso, pois deve-se ter em mente que o participante é visita. Um inventivo externo como um brinde ou sorteio pode propiciar a colaboração de visitantes que, de outra forma, tentariam esquivar-se. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Apresentação dos resultados aos patrocinadores Após tudo avaliado, é necessário discutir com o patrocinador os resultados, visando não só fechar a avaliação como também proporcionar a venda da próxima edição ou do próximo evento organizado pelo promotor. Essa discussão pode ser feita em diferentes etapas, sendo a primeira delas no local do próprio evento, seja durante sua realização, seja logo após o seu término, quando estão “quentes” as impressões gerais. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Assessoria de imprensa Para aumentar a interação com o público-alvo, além de conhecer qual foi a cobertura realizada e o alcance da mídia impressa e eletrônica, ao terminar o evento é necessário solicitar à Assessoria de Imprensa algumas atividades: Ordenação e arquivo de todos os press releases, anúncios e espaço de mídia espontânea obtida, bem como o cálculo da centimetragem paga e gratuita obtida para o evento. Organizar o clipping de jornais e revistas nas quais foram veiculadas notícias sobre o evento. Preparar e distribuir o último press release para a imprensa, com informações finais dos resultados alcançados pelo evento. Avaliação final do trabalho e do impacto obtido. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Referências ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Tema da Apresentação 23 de março de 2017