APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal ei-JOVEM.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
Regina Célia Baptista Belluzzo
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Currículo por Competências e Habilidades.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Construindo o futuro do seu filho!
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Os quatro pilares da educação.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Situação de Aprendizagem
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Teorias Educacionais.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Formação continuada ANO 2015
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Programa Formação de Coordenadores: Ferramentas de Gestão Módulo 4 – Análise da Proposta Pedagógica: Diálogo e trabalho em equipe Perfil dos recursos humanos Facilitadora: Rosilei Ferrarini/GOI

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Objetivo do Módulo: Retomar a proposta pedagógica do Colégio SESI numa perspectiva sistêmica e de quebra de paradigmas, destacando os desafios do gestor. Mapear a dinâmica do fazer escolar discernindo sobre os papéis de todos os recursos humanos envolvidos na concretização das Oficinas de Aprendizagem, pela visão sistêmica. Concluir sobre a função e elencar as competências de cada recurso humano envolvido na prática do Colégio SESI. Aprofundar conhecimentos sobre competências básicas necessárias ao educador/gestor, bem como contribuir com a revisão dos papéis e funções dos diferentes segmentos presentes no atual regimento escolar.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Quais são as grandes inovações que o Colégio SESI apresenta e desenvolve no mercado educacional? O quanto isso modifica a rotina da escola e quebra paradigmas cristalizados?

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL GRANDES PILARES DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM e suas implicações para o trabalho do gestor A aprendizagem por desafios através da pesquisa e do aprender fazendo A inter e a transdisciplinaridade O trabalho em equipe A interseriação

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A APRENDIZAGEM POR DESAFIOS ATRAVÉS DA PESQUISA E DO APRENDER FAZENDO A Escola relaciona-se à Vida e procura desenvolver seu papel transformador atuando na comunidade do entorno – pensar globalmente e agir localmente. (Morin, 2007) Procuramos desenvolver de uma nova visão de mundo, capaz de colaborar para um novo reposicionamento do homem e da mulher neste mesmo mundo, de forma mais adequada à própria sobrevivência da espécie. Para isso, o processo ensino aprendizagem se organiza em torno dos problemas e desafios reais da sociedade. O planejamento dos professores centra-se no objeto de estudo comum a todos: a realidade e a possibilidade de intervenção nela. Para isso aprende-se através da pesquisa e do aprender fazendo, ao invés do ouvir e repetir. O aluno será ativo na sociedade, começando e exercitando essa postura na escola. Ele é responsavel pelo seu processo de aprendizado, assim como é responsável pelo destino da humanidade.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE As gerações futuras devem ser educadas para compreender a dinâmica da sociedade e suas interconexões e interdependências. Isso implica em desenvolver o pensamento sistêmico ( Morin, 2007), onde é impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, assim como conhecer o todo sem conhecer as partes. Não só todas as coisas estão se transformando, mas tudo é fluxo e está em processo. Nada é definitivo. O conhecimento deva ser também compreendido como algo estando em processo. De uma base sólida do conhecimento estruturado em blocos rígidos, passa-se para a metáfora do conhecimento em rede, significando uma teia onde tudo está interligado. O conhecimento de rede desafia a estruturação estática e permanente, para uma produção intermitente, que evolui, que acrescenta, que transforma, que cria e recria. A dúvida, a incerteza, requer busca de respostas e desenvolve a criatividade e a inovação. Com isso quebramos a visão estritamente disciplinar dos campos do saber escolar e instituímos uma nova forma de planejar e realizar o processo ensino-aprendizagem.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL O TRABALHO EM EQUIPE Considera-se o homem como um ser social em constante estado de vir-a-ser, de vir a ser melhor que o estado atual, entendido em suas muldimensões: um ser social/ individual, racional/ emocional/ espiritual, corpo/ mente/sentimentos/ intuição e sensibilidade; cérebro/com dois hemisférios Enfim, um homem em sua complexa totalidade, em constante inter-relação. O homem é um ser de relações, de conexões, de construção de si mesmo nas relações com os outros, com a natureza e consigo mesmo. Principio dialógico: pelo diálogo que estabelece consigo mesmo, com os outros, com a cultura e com o contexto que o sujeito aprende. Além do diálogo, outro principio é o da coletividade, pela cooperação. Aprendemos uns com os outros na interação constante. (Paulo Freire e Vigotsky). Com isso instituímos o trabalho em equipes permanentes pelos alunos e também o trabalho em equipe pelos professores.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A INTERSERIAÇÃO Os conhecimentos e conteúdos não podem ser desenvolvidos de forma linear, tendo em vista que em cada desafio nos quais são estimulados a apresentar soluções, os alunos/ equipes precisam lançar mão de diferentes níveis de complexidade dos conceitos, das referências que já possuem às que necessitam aprender – CURRICULO NÃO É DIVIDIDO POR SÉRIES. Não há uma ordem a ser seguida. Todo mundo aprende: aprende-se em vários fontes - avanços da Tecnologia, com as possibilidades de acesso à informação , com os sites de comunidades que interagem em todo o mundo- formando redes de compartilhamento- acreditamos que os alunos têm, cada vez mais, conhecimentos em níveis muito diferenciados , e por isto, a interação das equipes de series diferentes é uma forma de os adolescentes estabelecerem cada vez mais novas formas de interação e trocas na escola. Não há idade determinada para aprender determinadas coisas. Quanto maior a diversidade de conhecimentos, visões e ideias, maior será o aprendizado e a riqueza de uma equipe. Todos podem aprender tudo ao longo de 3 anos.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A aprendizagem por desafios através da pesquisa e do aprender fazendo A inter e a transdisciplinaridade O trabalho em equipe A interseriação QUESTÕES PARA REFLEXÃO EM EQUIPE: 1. Como se apresenta na prática 2. Desafios para o gestor

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A DINÂMICA DO FAZER ESCOLAR: visão sistêmica da concretização das Oficinas de Aprendizagem A quem cabe fazer o quê? Tarefa em equipe – diferentes ações das Oficinas de Aprendizagem e os diferentes atores do processo educacional.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conclusão do dia CARGO PAPEL/FUNÇÃO PERFIL NECESSÁRIO Diretor Pedagogo Professor Secretário Monitor Aluno

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL REFLEXÃO PESSOAL: O que percebi hoje que não preciso mais fazer sozinho, pois tenho competências no Colégio para isso e devo possibilitar este lugar legitimo a este profissional. Qual competência percebi hoje que devo mais desenvolver em minha equipe? Qual competência percebo que devo desenvolver em mim mesmo como gestor?

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APROFUNDAMENTO DO TRABALHO: 1. Revisão das FUNÇÕES no REGIMENTO ESCOLAR – leitura e depois do chat – “bate-papo”. 2. 10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR. Leitura obrigatória dos capítulos: 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Em duplas ler o capitulo e responder a questão do fórum virtual postando um resumo. 4 – Envolver os alunos em suas aprendizagens e seus trabalhos 5 – Trabalhar em equipes 6 – Participar da administração da escola 7 – Informar e envolver os pais 8 – Utilizar novas tecnologias 9 – Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.