Cap BM Priscilla Gil GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Terapia de Prevenção de Recaída
3ª POLICLÍNICA - NITERÓI
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
ANOREXIA NERVOSA.
Distúrbios Alimentares
SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA CARDIOVASCULAR
Ten BM Nut Denise Giannini
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
Síndrome metabólica Cap BM Simone Coelho
PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
COMBATE A FOME 6°B.
Bulimia Trabalho Elaborado por: Ana 8ºB nº1 João Pinto 8ºB nº12.
10 dicas para uma alimentação saudável
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA CDV
PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA CIRURGIA BARIÁTRICA PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA CIRURGIA BARIÁTRICA.
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
Companhia Energética do Rio Grande do Norte COSERN
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test.
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
E seus Tratamentos Alternativos e Complementares.
OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
um novo caminho para você…
em busca da auto-estima
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Obesidade.
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
Distúrbios alimentares
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Cognitivo-Comportamental
Concurso SES-DF: Psicólogo
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Responder Tenho algum problema de saúde que poderia ser superado se eu pesasse menos? Sou geneticamente propenso a ganhar peso à medida em que fico mais.
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
O que eu quero mais: parar de fumar ou continuar fumando?
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
Depressão.
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
Como mudar totalmente a foto de sua família para todo o mundo com um corpo magro e saudável, sem sofrer, em apenas 90 dias.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Transtornos da Alimentação
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Depressão.
Transcrição da apresentação:

Cap BM Priscilla Gil GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Cap BM Priscilla Gil

PROJETO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE OBESIDADE: Por que não estou perdendo peso? TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Eu já tenho obesidade? Como identificá-la? IMC RISCO DE DOENÇA NORMAL 18,5-25 normal SOBREPESO 25-30 aumentado OBESIDADE >30 ALTO

Síndrome Metabólica: Pacientes com risco metabólica apresentam um risco 2 a 3 vezes maior de morbidade cardiovascular do que os pacientes sem a síndrome

DOENÇAS GERADAS PELA OBESIDADE: S. METABÓLICA

Por que estou engordando??? A obesidade é uma condição multifatorial (VÁRIAS CAUSAS SE SOBREPONDO...) Quanto eu como? X Quanto eu gasto? Meus hábitos de vida são saudáveis? Ou eu sou sedentário? Como está o meu balanço energético? POSITIVO>>>>>GANHO DE PESO

Por que estou engordando??? CAUSA MAIS COMUM: DISBALANCE NUTRICIONAL / GASTO

“NÃO SEI PORQUE EU NÃO EMAGREÇO, EU QUASE NÃO COMO!!!”

Pensamentos errôneos: RESTRIÇÃO ALIMENTAR – HORAS SEM COMER – DIETA DA SOPA, DA LUZ, DO SOL, DA ÁGUA “EU NÃO TOMO CAFÉ DA MANHÃ...” GERA MECANISMO COMPENSATÓRIO DE INGESTA “Vou recomeçar a dieta na segunda-feira” “Ah! Depois dessa festa é melhor eu desistir de vez...”

“EU MEREÇO”

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) A TCC sempre visa a avaliação e correção dos pensamentos inadequados, que costumam contribuir tanto para a causa e a manutenção da obesidade Técnicas de auto-controle para redução da ansiedade, tristeza e outros sentimentos que são facilitadores de episódios de compulsão.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NÃO ENTRAR NO PENSAMENTO DO “TUDO OU NADA” (não pensar em termos absolutos e extremos) Pequenos lapsos na dieta NÃO PODEM GERAR A TOTAL DESISTÊNCIA! (“ABANDONO TOTAL DAQUELA SEMANA”) LAPSO NÃO É IGUAL A DEFICIÊNCIA PESSOAL. OLHA A AUTO-ESTIMA!!! Pensamentos dicotômicos – pensamentos em termos absolutos e extremos do tipo “se não estou completamente com o controle, significa que perdi todo o controle, que está tudo perdido.”

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Reversão da DEPRESSÃO. Aumentar a Auto-estima Comportamento social “Uso remédio para emagrecer porque eu preciso”. Não interromper o remédio porque os vizinhos acharam que era muito “forte”. NINGUÉM SABE MAIS DE SUA SAÚDE DO QUE SEU MÉDICO!!!! “Forte” é INFARTO, DIABETES, DERRAME, E OUTRAS DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE!!!

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Diminuir a exposição a alimentos inadequados. Cuidados nas compras de supermercado. Não fazer compras no mercado com fome. Não comprar “comidinhas” para as crianças Não ter em casa essas “comidinhas” ou “docinhos” FORMAÇÃO DE CRENÇAS. Corrigir pensamentos negativos Diário alimentar (auto-monitoramento)

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Os problemas emocionais são geralmente percebidos como conseqüências da obesidade, embora conflitos e problemas psicológicos de auto-imagem possam preceder o desenvolvimento da obesidade

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Expectativas realistas quanto à meta de perda de peso. Alcançar um equilíbrio entre auto-aceitação e mudança

Quantas horas eu fico vendo TV? Quantas horas no computador? Sedentarismo Quantas horas eu fico vendo TV? Quantas horas no computador?

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL A psicoterapia realizada por profissionais especializados, ajuda a identificar os fatores desencadeadores do todo o processo que envolve a obesidade, contribuindo para a orientação do paciente e de seus familiares. Entretanto, quando a obesidade coloca em risco a condição clínica do paciente e o sofrimento psíquico é significativo, faz-se necessária a intervenção medicamentosa sob orientação de médicos especialistas, e preferencialmente acompanhados por psicólogos/psiquiatras e por nutricionistas.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Lembrar que qualquer problema de saúde mental deve ser sempre acompanhado por profissionais especialistas na área como médicos psiquiatras e psicólogos, para que se obtenha uma visão global do indivíduo acerca de seu problema

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Revisão mais recente examinou 36 trabalhos avaliando os benefícios adicionais da terapia comportamental à outras abordagens para a perda de peso, e 31 trabalhos que compararam diferentes estratégias comportamentais, concluindo que a terapia comportamental fornece benefício adicional de curto prazo a até 1 ano, mas que sem a intervenção continuada esses benefícios não persistem a longo prazo, como três ou cinco anos. Clinical guidelines on the identification,evaluation, and treatment of overweightand obesity in adults: executive summary.Expert Panel on the Identification,Evaluation, and Treatment of Overweightin Adults. Am J Clin Nutr 1998;68:899–917.

TELEVISÃO EM EXCESSO+GULOSEIMAS

CRIANÇA PARADA, ASSISTINDO TV

“FAST FOOD”, PROBLEMA DESDE A INFÂNCIA

SALGADO + REFRESCO POR APENAS R$ 1,99 “BARATO OU CARO(?)”

ADOÇANTES. Posso usar? Escolha o seu!!! ASPARTAME, CICLAMATO, STEVIA SUCRALOSE Escolha o seu!!!

CAUSAS DA OBESIDADE: SÃO MENOS COMUNS CAUSAS ENDOCRINOLÓGICAS (“PROBLEMAS HORMONAIS”) SÃO MENOS COMUNS