PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Bacharelado em Sistemas de Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Gestão pedagógica em EaD
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
MESTRADO PROFISSIONAL
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Serviço de Psicologia e Orientação
Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública. Características do ensino nas ENSP do Brasil e Portugal Ensino pós-graduado e de extensão universitária.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC Relato de experiência de Mestrado interinstitucional fora de sede XI Simpósio da ANPEPP Florianópolis, maio de 2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

PPGP/UFSC: algumas informações Mestrado – início: 1995 Doutorado – início: 2004 Único PPGP de Santa Catarina, estado que conta, em 2006, com 30 cursos de graduação em Psicologia. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Ano   Nº inscritos Nº alunos ingressantes Relação candidato/vaga 1995 49 12 4,08 2000 169 34 4,97 2005 (M) 175 30 5,88 2005 (D) 22 11 2,72 Quadro demonstrativo da relação entre demanda e alunos formados

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: papel e algumas características - PAPEL: Capacitar agentes sociais para: - Ampliar o acesso ao conhecimento existente - Produzir conhecimentos social e cientificamente relevantes - Formar novos pesquisadores e professores de nível superior - Gerenciar (administrar) processos de desenvolvimento de ciência, de tecnologia e de ensino superior - REALIDADE: - Atendimento a demandas ao invés de necessidades - Concentração em grandes centros urbanos → dificuldade de acesso para alunos de regiões geográficas distantes (deslocamento; permanência; ...) - Para as IES dessas regiões: - alto investimento na formação isolada de professores (quando há) - evasão de recém-titulados UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

MESTRADO INTERINSTITUCIONAL EM PSICOLOGIA Convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC-Campus Joaçaba) para oferta de MESTRADO INTERINSTITUCIONAL EM PSICOLOGIA Objetivo: Capacitar 24 professores de instituições universitárias de Santa Catarina

Diretrizes norteadoras: - Regionalização da ciência, do ensino superior e da produção de tecnologia como condição para o desenvolvimento social - Reversão da tendência de migração de pessoas de pequenas localidades do interior para os grandes centros urbanos para obter formação em nível superior e trabalhar como pesquisador e professor de ensino superior - Criação de grupos e núcleos de pesquisa em organizações de regiões distantes dos grandes centros urbanos - Incremento da possibilidade de intercâmbio de instituições científicas e de ensino superior de regiões diversas - Otimização do impacto das aprendizagens no mestrado na sociedade

Estratégias: 1) Manutenção de sistemática de trabalho presencial durante os 24 meses do mestrado (encontros quinzenais, predominantemente na instituição receptora – UNOESC/Joaçaba); 2) Um encontro por semestre na instituição sede (PPGP/UFSC), totalizando 4 encontros; 3) Ensino desenvolvido por meio de projetos; 4) “Formação em serviço”; 5) Trabalho conjunto dos professores-orientadores em sala de aula possibilitando a construção de um sistemático diálogo acadêmico (4 professores);

6) Adoção de instruções e roteiros de trabalho como forma de estabelecer “contratos de trabalho” precisos entre professores e desses com os alunos; 7) Desenvolvimento coletivo dos trabalhos de dissertação de forma a promover aprendizagens diversificadas em relação ao trabalho de pesquisa e o que ele exige; 8) Constituição de grupos de estudo e de elaboração, em contraposição às aulas “tradicionais”, com ênfase na orientação das atividades de estudo e dos projetos de pesquisa; 9) Incentivo sistemático e criação de condições facilitadoras à elaboração de trabalhos para apresentação em congressos científicos, bem como de resenhas e artigos para publicação em periódicos científicos.

Resultados: - 24 alunos titulados no prazo máximo de 28 meses; Defesas públicas das dissertações, com presença de membros externos; Avaliação positiva da experiência por parte dos alunos; Avaliação positiva da experiência por parte das IES atendidas: “ progresso significativo de todos os mestrandos em relação à qualidade de seu trabalho como professores”; “ produção de conhecimento (comunicações em congressos, publicação de artigos, produção de pesquisas)”; “gestão acadêmica realizada pelos mestrandos no decorrer da experiência”; “evidências de tendência dos mestrandos realizarem pesquisas com seus alunos de graduação”; “fortalecimento do vínculo entre mestrandos e instituições”.

Reflexões: Experiência bem sucedida tanto para o PPGP/UFSC quanto para os alunos e suas instituições de origem; Percalços institucionais: UFSC – Câmara de Pós-Graduação questionou o número de professores diretamente envolvidos no projeto e a relação aluno/orientador; CAPES – Parecer favorável (agosto/2002); Avaliação 2001/2003 – “a distribuição de orientandos entre docentes é irregular” Avaliação 2004 - “a distribuição de orientandos entre docentes continua irregular” UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CAPES - Portaria nº067, de 12/09/2005, que Regulamenta a avaliação de propostas de Projeto DINTER e de Projeto MINTER Anexo: 6.3d – “programação de um mínimo de 24 créditos em disciplinas” - realização de estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor, com duração mínima de 4 meses (mestrado), a ser cumprido em regime de tempo integral” 3f – “o aluno Dinter deverá, obrigatoriamente, realizar ‘doutorado sanduíche’ na Instituição Promotora, com a duração mínima de nove meses...” Com essa regulamentação da CAPES, a experiência aqui relatada, embora bem sucedida, não poderia voltar a acontecer.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC Relato de experiência de Mestrado interinstitucional fora de sede Professores do Minter: José Carlos Zanelli; Maria Juracy Filgueiras Tonelli; Olga Kubo e Sílvio Botomé Relatora da experiência do XI Simpósio da ANPEPP: Andréa Vieira Zanella, coordenadora do PPGP/UFSC gestão 2004/2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA