Métodos de obtenção de dados

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Transcrição da apresentação:

Métodos de obtenção de dados Execução da pesquisa

CARACTERIZANDO A PESQUISA “ É um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.”

REQUISITOS PARA UMA PESQUISA Conhecimento do assunto Confiança na experiência curiosidade criatividade paciência Recursos humanos Perseverança Imaginação disciplinada Atitude auto corretiva financeiro

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Ponto de Vista da sua Natureza Básica (bibliográfica) Aplicada (aplicação prática)

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Ponto de Vista da Forma de Abordagem do Problema Quantitativa Qualitativa

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS do Ponto de Vista de seus Objetivos Pesquisa exploratória (levantam de dados, entrevistas) Pesquisa descritiva (questionário ) Pesquisa explicativa (método experimental)

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Pesquisa bibliográfica Documental Experimental (amostragem) Levantamento (grupo de interesse)

Objetivo: Identificar os processos de coleta e análise de dados em uma pesquisa científica. Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa

O PLANEJAMENTO DA PESQUISA Dependerá de três fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; Fase redacional: análise dos dados relatório final

PROJETO DE PESQUISA Escolha do assunto: Tema: O que pretendo abordar? Linha de pesquisa

Projeto de pesquisa Traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar os objetivos. O que será pesquisado? O que se vai fazer? Por que se deseja fazer a pesquisa?

Projeto de pesquisa Como será realizada a pesquisa? Para que se deseja fazer a pesquisa? Como será realizada a pesquisa? Quais os recursos serão necessários para a execução? Quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução

Tema de pesquisa INTRODUÇÃO (o que se vai fazer? “Por quê”? Contextualize o tema Levante o problema Justifique o porquê da sua pesquisa Indique os resultados esperados

HIPÓTESES São suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa.

O que você deseja fazer, o que pretende alcançar. OBJETIVOS (para quê?) O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.

Objetivo geral: Qual o objetivo a ser alcançado Objetivos específicos: Torne operacional, o que será realizado

Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração

REVISÃO DE LITERATURA ( O que foi escrito sobre o tema) Pontos-de-vista convergentes Pontos-de-vista divergentes

METODOLOGIA ( Como? Onde? Com que?) Desenho metodológico (qualitativa, quantitativa) Tipo de pesquisa Delimitar local Coleta de dados e instrumentos Como irá tabular e como será analisado; indique os passos de desenvolvimento do modelo

Elaboração do relatório final CRONOGRAMA Quando? Quanto tempo? Elaboração do projeto Coleta de dados Tabulação e análise dos dados Elaboração do relatório final

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Especificação das Fases e/ou Etapas Ano: J F Levantamento de literatura X   Montagem do Projeto Coleta de dados Tratamento dos dados Elaboração do Relatório Final Revisão do texto Entrega do trabalho

ORÇAMENTO QUANTO VAI CUSTAR? Material de consumo; Outros serviços e encargos (transportes); Material permanente (equipamentos) ORÇAMENTO

participantes do projeto: acadêmico orientador EXECUTORES

que materiais foram consultados de acordo com citações da NBR (6023) BIBLIOGRAFIA

ANEXOS Questionário

CITAÇÃO NBR 10520 É a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, fita de vídeo etc.) para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação direta Citação indireta Citação de citação

CITAÇÃO DIRETA "Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97). CITAÇÃO INDIRETA Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido. CITAÇÃO DE CITAÇÃO "O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [ . . . ]

FICHAMENTO As fichas permitem: Identificar as obras; Conhecer seu conteúdo; Fazer citações; Analisar o material; Elaborar críticas.

TIPOS DE FICHAS Ficha bibliográfica; Ficha de citações; Ficha de resumos ou de conteúdo; Ficha de comentário; Informação geral; Ficha de esboço (principais idéias)

Interpretação Informação Operações lógicas Dados Conhecimento Pirâmide do Conhecimento O processo de produção de conhecimento científico envolve os dados, os quais representam a "matéria-prima" bruta, a partir dos quais as operações lógicas criam informações e, finalmente, estas últimas são interpretadas para gerar conhecimento.

É desejável que os processos se alternem Execução da Pesquisa Coleta de dados Análise de dados É desejável que os processos se alternem

Coleta de Dados “É a fase do método de pesquisa cujo o objetivo é obter informações da realidade.” (Rudio, 1978) “Etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos.” (Lakatos, 2003)

Coleta de Dados tarefa cansativa; em geral, toma mais tempo do que se espera; exige do pesquisador: paciência; perseverança; esforço pessoal; cuidadoso registro dos dados; bom preparo anterior (Plano de Coleta de Dados).

Técnicas / instrumentos de Coleta de Dados 1) A escolha depende dos objetivos da pesquisa 2) deve-se realizar um pré-teste do instrumento; minimizar resultados com erros; minimizar ambigüidades; minimizar o emprego de linguagem inacessível; antecipar a reação do respondente. deve-se preparar o aplicador. coleta documental; observação; entrevista; questionário; formulário; teste; (outras).

COLETA DOCUMENTAL Órgãos públicos e privados Documentos pessoais documentos oficiais, contratos, relatórios registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, sistemas de dados, diários, tabelas e registros estatísticos etc.

COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Pesquisa documental Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Fontes secundarias

Fontes documentos Arquivos Públicos a) Documentos oficiais b) Publicações parlamentares c) Documentos jurídicos d) Iconografia (registros visuais)

Fontes documentos Arquivos Particulares a) Domicílios particulares (correspondências, memórias, diários, autobiografias) b) Instituições de ordem privada (registros, correspondências, memoriais) c) Instituições públicas

Fontes documentos Fontes Estatísticas a) Características da população b) Fatores que influem no tamanho da população c) Distribuição da população d) Fatores econômicos e)  Moradia f)  Meios de comunicação

Pesquisa Bibliográfica publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, pesquisas, livros, monografias, teses, material cartográfico, etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Definir/resolver problemas pesquisador Bibliografia Relacionada ao tema da pesquisa Reforço para analise Explorar novas áreas

Tipos de Fontes Bibliográficas Imprensa escrita Meios audiovisuais Material cartográfico Publicações

COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Pesquisa documental Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Fontes secundarias

COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação direta Objetivo: levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Pesquisa De campo Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa De laboratório Fontes secundarias

Observação direta Método informal (fases iniciais) atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos e impactos. habilidade do pesquisador em captar informação através dos cinco sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade

Entrevista - I Técnica utilizada para obtenção de informações sobre: “o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...]” (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano. A entrevista é realizada pessoalmente com o entrevistado.

Níveis de estruturação Entrevista - II Níveis de estruturação Estruturada ou fechada Não-estruturada ou aberta semi-estruturada Relação fixa de perguntas Exposição livre Das opiniões Roteiro Ordem e redação Invariável ~questionário Adaptações Semi-estruturada de caráter mais flexível, é realizada a partir de um esquema básico (roteiro), pelo qual é possível realizar as adaptações necessárias.

Questionário (I) Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições fechadas: são apresentadas alternativas de resposta relacionadas: questões dependentes

Questionário (II) Questões Pré-teste do questionário devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. as perguntas devem: ser claras, concretas e precisas possibilitar uma única interpretação referir-se a uma única idéia de cada vez Pré-teste do questionário Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc.

Exemplos Questões abertas: Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver? Questões fechadas Qual a sua religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Questões relacionadas 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 3)Você já fumou no passado? sim, não

Passo 1 Especificar que informações serão procuradas/solicitadas. Passo 2 Determinar o tipo de questionário e a metodologia de administração. Passo 3 Determinar o conteúdo de cada pergunta. Passo 4 Determinar a forma de resposta para cada questão. Passo 5 Determinar o fraseado de cada questão. Passo 6 Determinar a seqüência das questões. Passo 7 Determinar as características físicas do questionário. Passo 8 Reexaminar os passos 1-7 e rever se necessário. Passo 9 Pré testar o questionário e rever se necessário.

Grupos focais Definição: É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido (até 12 pessoas). Objetivos: Obter informação qualitativa em profundidade. Revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão.

Grupos focais Características do método Participantes semelhantes: - nível de escolaridade - condição social - servidores de um mesmo setor publico Os participantes são incentivados a conversar entre si, trocando suas experiências, relatando suas necessidades, observações, preferências, etc. Duração de cada sessão: 30 a 90 min. Limite de tópicos: no máximo 5 assuntos Observador externo: não se manifesta

Grupos focais (GF) x questionários (survey) Dados qualitativos Dados quantitativos Pequenas amostras Grandes amostras Questões e respostas não estruturadas questões muito bem estruturadas, padronizadas, e respostas precodificadas Utilidade:

Utilidades estágios exploratórios de uma pesquisa; Quando administradores querem ampliar sua compreensão a respeito de um projeto, programa ou serviço. pode ser utilizado para monitorar um serviço em execução; Ex.: grau de satisfação das pessoas

Exemplo de metodologia Os dados serão coletados por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas .........., a partir dos quais serão buscados ............. Serão levantadas as diretrizes e os programas............ em leis, portarias ....., a fim de ........... A pesquisa documental será feita nos arquivos do .........., onde serão encontrados regulamentos, tabelas............ Esses dados contribuirão para ....... Na pesquisa de campo, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a ....... que possibilitarão ........... (Ou serão aplicados questionários junto a .......