Instituto de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Miguel Galves Orientador: Zanoni Dias IC - UNICAMP 01/12/2006
Advertisements

Organização Gênica de Eucariotos
PROJETOS GENOMA E PROTEOMA HUMANOS
SNPs e suas aplicações Karine Begnini Doutoranda em Biotecnologia
BIBLIOTECAS DE DNA ou BANCOS DE DNA FABIANA SEIXAS
Expressão génica.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES: Freqüência Gênica e
O Cromossoma e o Gene.
Marcadores Moleculares
ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta.
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
Candidato: Christian Baudet Orientador: Zanoni Dias
Seqüenciamento parcial de transcritos
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Prof. Odir A. Dellagostin
Introdução à expressão gênica
Next – Generation Sequencing Era Illumina Genome Analyzer
Genômica É a caracterização de genomas inteiros. Tenta compreender a organização molecular e as informações que ela traz.
EMBRAPA _ Foco: Dados  Conhecimento
Genômica funcional e metagenômica
CONTINUIDADE E OTIMIZAÇÃO DA BUSCA DE CONTATOS ENTRE PARTÍCULAS POLIGONAIS OBJETIVO: Desenvolver um algortimo otimizado para a busca de contatos entre.
Transcription and Translation
Polimorfismos de nucleotídeos únicos em espécies poliplóides
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
Genômica e Proteômica 1) Genômica Estrutural O que é Genômica ?
Marcadores Moleculares
Replicação, transcrição e tradução
AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism)
ENGENHARIA GENÉTICA.
Metabolismo de controle: síntese de proteínas
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Engenharia Genética.
Fundamentos de Engenharia Genética
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Bioinformática (Alinhamento de Seqüências)
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional Profa. Katia Guimarães 2007/2.
A genética e os genes.
As “mutações” No Código Genético.
Extração de DNA e RNA Enzimas de Restrição
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Projeto Estratégico Institucional
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
Estimativas de Custos e Orçamentação
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Ferramentas disponíveis
Patrícia A. Jaques (orientadora) São Leopoldo, dezembro de 2007
Curso Intensivo de Anotação de ESTs de Crinipellis perniciosa Eduardo Fernandes Formighieri Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP Fevereiro
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Onde se localiza o material genético?
Sequenciamento de Genomas
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional Katia Guimarães 2008/2.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Transcrição.
Alinhamentos Múltiplos
Ordenação por Transposições de Prefixo Vinicius José Fortuna Outubro de Ordenação por Transposições de Prefixo Projeto de Mestrado Vinicius José.
Transferência Horizontal de Genes: um Survey de Métodos Computacionais Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas Karina Zupo de Oliveira.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Tecnologia do DNA recombinante
Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas.
FERRAMENTAS DE ANÁLISE MOLECULAR
Avaliação da diversidade microbiana
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Transferência da Informação Biológica
CENTRO DE GENOMICA E FITOMELHORAMENTO Introdução à Bioinformática
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes
EXPRESSÃO GÊNICA.
UBAIII Biologia Molecular (MIMD) Biologia Molecular (LCB)
Transcrição da apresentação:

Instituto de Computação Uma abordagem computacional para estudo de polimorfismos de base única. Orientando: Miguel Galves Orientador: Zanoni Dias Instituto de Computação UNICAMP

Roteiro Contexto SNPs: Polimorfismos de Base Única Porque estudar SNPs? Metodologias de estudo de SNPs: PCR-RLFP Abordagem computacional Etapas para o estudo de SNPs Alinhamento Detecção Correlação Projeto PIPE Cronograma

Contexto A informação genética dos seres vivos está codificada em cadeias de nucleotídeos (A, C, G, T). Conjunto de sequências = genoma. Genoma armazenado na forma de DNA ou RNA. Expressão gênica: geração de proteínas a partir do DNA. Duas etapas: transcrição, tradução.

SNPs: Polimorfismos de base única Polimorfismo: mudança de uma ou mais bases em sequências genêticas. Devem ser observadas em mais de 1% de índividuos de uma população. SNP: Polimorfismo que ocorre em apenas uma base em um dado gene. Poderia ser bi, tri, ou tetra alélico. Caso mais comum: bi-alélico.

Porque estudar SNPs? Correspondem a mais de 90% dos polimorfismos nos seres humanos. Grande parte das doenças com base genética são causadas por um ou mais SNPs. Grande interesse das industrias farmacêuticas: Criação de terapias específicas. Farmacogenética: interface entre genética e farmacêutica.

Metodologias de estudo de SNPs: PCR-RLFP RLFP - Restriction Length Fragment Polymorphisms. Utiliza enzimas de restrição para detectar polimorfismos. Restrito ao estudo de SNPs conhecidos: Permite detectar apenas SNPs que criem ou destruam sítios de restrição. Depende da disponibilidade de enzimas de restrição apropriadas.

Metodologias de estudo de SNPs: Abordagem computacional Utiliza sequências de DNA obtidas através de métodos de sequenciamento automático. Se baseia em comparação utilizando ferramentas computacionais. Método que está se popularizando com o barateamento do processo de sequenciamento automático. Se beneficia do grande número de sequências armazenadas em bases de dados públicas.

Etapas para o estudo de SNPs: Alinhamento - Conceitos Inserção de buracos em duas sequências deixando-as com mesmo tamanho: Permite criar uma pontuação para avaliar os alinhamentos obtidos. Exemplo: match =1, mismatch = -1, gap = -2. Exemplo: match =1, mismatch = -1, g = -2, h = -1 Objetivo: obter um alinhamento ótimo entre duas sequências. ACGTTCGGCT A-GTTTG-CT

Etapas para o estudo de SNPs: Alinhamento - Estratégias Alinhamento global: visa gerar o melhor alinhamento entre duas sequências. ACTGACCTCGGG ACGCGTGG ACTGACCTCGGG AC-G-CGT--GG

Etapas para o estudo de SNPs: Alinhamento - Estratégias Alinhamento semi-global: utilizado para alinhar sequências incompletas. Não penaliza a criação de buracos no início e final das sequências. ACTGACCTCGGG ACCGTCGGGCGG ACTGACC-TCGGG--- ----ACCGTCGGGCGG

Etapas para o estudo de SNPs: Alinhamento - Estratégias Alinhamento local: encontra o melhor alinhamento entre duas sub-sequências. Retorna apenas o alinhamento dos segmentos que geram a maior pontuação. ACTGACCTCGGG ACCGTCGGGCGG TCGGG

Etapas para o estudo de SNPs: Alinhamento - Problema Problema: alinhar cDNA e RNA com DNA genômico: DNA muito maior que cDNA. DNA pode conter regiões de íntrons.

Etapas para o estudo de SNPs: Alinhamento - Objetivos Estudar os métodos de alinhamento de DNA genômico e cDNA utilizados por ferramentas de domínio público. Definir um conjunto de parâmetros ideais para alinhamento de DNA com cDNA utilizando estratégia semi-global. Executar testes para medir a qualidade dos alinhamentos obtidos.

Etapas para o estudo de SNPs: Detecção - Métodos existentes Análise de cromatograma (polyphred). Analisa o cromatograma obtido após análise sequenciamento.

Etapas para o estudo de SNPs: Detecção - Métodos existentes Análise de sequências alinhadas (polybayes). Utiliza métodos Bayesianos para determinar SNPs em um alinhamento

Etapas para o estudo de SNPs: Detecção - Objetivos Análise dos métodos existentes para detecção de polimorfismos. Formulação de uma nova metodologia para detecção de SNPs. Montar casos de testes com dados reais para avaliação da metodologia proposta.

Etapas para o estudo de SNPs: Correlação - Motivação Predisposição a uma doença pode ser influenciada por SNPs agindo em conjunto. LD: associação não-aleatória de alelos. Quand um alelo está presente, o outro também estará, e vice-versa. Importante ter medidas para quantificar o grau de correlação.

Etapas para o estudo de SNPs: Correlação - Medidas Existentes D = PAB - PA x PB Primeira medida proposta. Não tem muita utilidade. D’ = D / (máx D) D’ = 1 representa LD completo. r2 = D2 /(PA x PA’ x PB x PB’) r2 = 1 representa LD perfeito. Medida utilizada para medir a utilidade de um LD. r2 > 1/3 indica LDs úteis em processos de mapeamento.

Etapas para o estudo de SNPs: Correlação - Objetivos Análise das medidas utilizadas para avaliação de SNPs. Formulação de uma metodologia que permita integração destas medidas ao processo de estudo de SNPs

PIPE: Sistema de Identificação de Polimorfismos Programa de apoio a pequenas empresas de base tecnológica. Concedido à empresa Scylla Bioinformática. Coordenação: Prof. João Meidanis Visa desenvolver a ferramenta SIP Projeto será desenvolvido nas instalações da empresa. Trabalho comprenderá a documentação das metodologias desenvolvidas.

Cronograma I - Estudo e identificação de parâmetros ideais para alinhamento. II - Testes com os novos métodos de alinhamento obtidos. III - Escrita dos resultados obtidos nos testes.

Cronograma IV - Análise dos métodos existentese formulação de uma nova metodologia de correlação de SNPs. V - Testes computacionais com os novos métodos de correlação de SNPs. VII - Escrita dos resultados obtidos nos testes.

Cronograma VII - Análise das metodologias utilizadas e formulação de uma nova metodologia de detecção de SNPs. VIII - Testes computacionais com os novos métodos propostos. IX - Escrita dos resultados obtidos nos testes.

Cronograma X - Revisão do texto da dissertação. XII - Defesa da dissertação