PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Advertisements

Geração de Negócios em Feiras e Eventos
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Os Sistemas de Informação Empresariais
Seminário Federasul – SEBRAE de INOVAÇÃO
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Empreendedorismo AULA 3
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Repensando a Logística
Unidade 02 - Perguntas Subgrupo: Thiago Raymon Pedro Hatsuia.
GESTÃO DA INOVAÇÃO.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
EMPREGABILIDADE.
Sistema de Informação Global
Inovação Prof. Sandro Andriow.
Tendências do mercado Consumidor
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Os modelos de plano de negócios e sua relevância para sustentabilidade das micro e pequenas empresas Bruno L.T. Correa Rodrigo De Pretto.
Three-Country EE Project Workshop on ESCOs and Equity Financing ABESCO - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia Ricardo.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Processos de negócios: Tecnologia, iniciativas, praticas e sistemas: Organização e pessoas: Podemos considerar que seu escopo tem pelo menos três grandes.
GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA Contábeis 01 Plínio Borges 06/23857 Ivan Teléscio 05/84568 Verônica Paula 06/43904 Tiago Lucas 05/94261.
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
V CONSESAD. SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA
Segue sugestão de layout padrão para os materiais utilizados em sala de aula Business Plan: para Projeto de Planejamento Estratégico e Projetos Organizacionais.
Introdução ao Composto de Marketing
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
RUIM BOM EXTERNO INTERNO.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Administração de Marketing I
Tema Gestão do Conhecimento:.
O diferencial nas Vendas
Crescimento e Perspectivas da Participação da Energia Solar no Brasil
Tema Gestão do Conhecimento:.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Carlos Martins Formação: Comunicação /Publicidade / Marketing
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Design Embalagem Rotulagem
Planejamento Estratégico
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
FIESP CIESP. FIESP CIESP O QUE É Espaço físico especialmente configurado para transformar idéias em produtos, processos ou serviços.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Planejamento Estratégico
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
GRUPO 8J BÁRBARA RAMOS – SLIDES HUGO R. – PERGUNTAS PATRÍCIA S FONSECA – SLIDES PEDRO HENRIQUE - PERGUNTAS.
Planejamento Organizacional Integrado
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Juliana Caminha Noronha
Causas do excesso de capacidade
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Que tal ser dono de um novo ‘Whatsapp” ? Mas muito mais útil e eficiente !
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas Programas de Incentivo Profa. Martha C Cruz Gabriel Prof. Edmundo Lobassi.
Planejamento estratégico
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TEMA CENTRAL INOVAÇÃO - FATOR DE COMPETITIVIDADE Diretoria Regional BAURU Diretoria Regional BOTUCATU Diretoria Regional JAU Diretoria Regional MARILIA Março 2013

“QUALIDADE” AINDA É NOVIDADE ? 2005 Ferramenta - Google Trends Qualidade deixou de ser importante ? Não, apenas caiu no senso comum Virou rotina

Hoje, a palavra da moda é “INOVAÇÃO” A SEU TEMPO, CADA PALAVRA É NOVIDADE Ontem, a palavra de ordem nas empresas, na midia e na sociedade era “QUALIDADE” Hoje, a palavra da moda é “INOVAÇÃO”

CONSTATAÇÃO - E AGORA, O QUE FAZER ? “ QUALIDADE E SERVIÇO AO CONSUMIDOR NÃO SÃO MAIS DIFERENCIADORES, MAS PRÉ-REQUISITOS. INOVAÇÃO É A MELHOR DECISÃO ESTRATÉGICA PARA SUSTENTAR VANTAGEM COMPETITIVA ” How Companies Aproach Innovation Mckinsey Global Survey. Nov 2007

DIFERENÇA ENTRE INVENÇÃO E INOVAÇÃO A INVENÇÃO COSTUMA SURGIR DE UM PROCESSO CRIATIVO QUE TRANSCENDE O ESCOPO DA IDEIA PARA UMA AÇÃO PRÁTICA. A INVENÇÃO PODE OU NÃO TER UM FOCO MERCADOLÓGICO OU UM OBJETIVO COMERCIAL DETERMINADO. A INVENÇÃO COSTUMA TER UM PROTÓTIPO, UMA ESPÉCIE DE PRIMEIRO EXEMPLAR OU MODELO DO PRODUTO OU SOLUÇÃO DESENVOLVIDA.

DIFERENÇA ENTRE INVENÇÃO E INOVAÇÃO A INVENÇÃO TORNA-SE INOVAÇÃO QUANDO POSSUI ALGUM POTENCIAL PARA SER UTILIZADA NO MERCADO E, PORTANTO, COMERCIALIZADA. A INOVAÇÃO, GROSSO MODO, É A INVENÇÃO QUE ENCONTROU UMA UTILIDADE PRÁTICA E DEMANDA DO MERCADO. É QUANDO O PROTÓTIPO SE TRANSFORMA EM PRODUTO COMERCIALIZÁVEL. Ref: Rosemberg e Kleine, “An Overview of Innovation"

DIFERENÇA ENTRE INVENÇÃO E INOVAÇÃO IDEIA GENIAL – LAMPADA ELÉTRICA Mas não funcionaria sem infraestrutura de geração e distribuição de energia elétrica Dedicação da equipe de Edison: viabilizar essa infra-estrutura 1882: Infra capaz de acender 800 lampadas Anos seguintes: mais 300 usinas 1920: negócio de U$ 21,6 bilhões

DIFERENÇA ENTRE INVENÇÃO E INOVAÇÃO “Thomas Alva Edison percebeu melhor do que a maioria que o real desafio da inovação não estava na invenção – no surgimento de novas ideias – mas sim em faze-las funcionar técnica e comercialmente” (Tidd, Bessant, Pavitt, 2001)

PORQUE A INOVAÇÃO PODE SER UMA GRANDE FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA RAPIDEZ FLEXIBILIDADE RAPIDEZ EVOLUÇÃO DA COMPETIÇÃO QUALIDADE CUSTO

NA PRATICA HÁ TRES TIPOS DE INOVAÇÃO Inovação em torno de produtos, serviços, mercados, segmentos ou outras atividades de go-to-market Inovação que melhora a efetividade e eficiencia dos processos e funções essenciais da empresa Inovação em aspectos estrategicos, estruturais e/ou financeiros na lógica financeira do negocio

De maneira simples, inovação deve gerar pelo menos 1 dos 4 impactos abaixo:

O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NORMALMENTE DEMANDA COMO FAZER ? O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NORMALMENTE DEMANDA RECURSOS FINANCEIROS – FOMENTO SERVIÇOS TECNOLOGICOS TIB - TECNOLOGIA INDUSTRIAL BASICA INFORMAÇÕES / CAPACITAÇÃO

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TEMAS BÁSICOS CAPACITAÇÃO PROJETOS RECURSOS FINANCEIROS SERVIÇOS TECNOLOGICOS EXECUTORES

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGRADECIMENTOS PELA OPORTUNIDADE E ATENÇÃO Romeu Grandinetti DIRETORIA DE TECNOLOGIA Fone: (11)35493203 Email: tecnologia@ciesp.org.br Site: http://www.ciesp.com.br