O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
AS MÍDIAS SOCIAIS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Escola do Comportamento Humano
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Políticas Públicas.
SÉCULO XX.
PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIA E DOS DESASTRES
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Principais características da Escola de Relações Humanas
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
O Marxismo de Adam przeworski
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Manejo de Recursos Naturais
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Origem: Estudos e experiências na Western Eletric em Hawthorne a partir de 1927: Analisava a relação entre produtividade e iluminação Utilizava o paradigma.
Talentos para Inovação
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Sociologia e sociologia e senso comum
CIÊNCIAS DA NATUREZA AUTORES: Daniela Lopes Scarpa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A Psicologia Científica
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Ciência, tecnologia e sociedade
As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo
Fundamentos das Ciências Sociais
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Revisão de Filosofia.
Gestão Estratégica de Pessoas
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
Comportamento Organizacional
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB,
Transcrição da apresentação:

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? INE5407 – Ciência, Tecnologia e Sociedade Profa. Lúcia Helena Martins Pacheco http://www.unesco.org.br/eventos/cienciamulher/mostra_evento

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Campo de conhecimento que estuda as inter-relações entre ciência-tecnológia-sociedade em suas múltiplas influências Sociedade Ciência Tecnologia

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Em vários países os estudos em CTS compreendem cursos ao nível graduação e pós-graduação (Harvard, Wisconsin, Stanford MIT, Cornell University, Penn State University, North Carolina State University, University of Michigan, Vassar College, Claremont Colleges, Colby College, etc.) Nos EUA e Canadá esta abordagem é aplicada junto aos estudos de Ciências aos alunos do ensino fundamental e ensino médio.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Histórico: Campo de conhecimento relativamente novo Raízes remontam ao período entre a 1ª e 2ª Guerra Durante a “Guerra Fria”, historiadores, sociólogos e cientistas passaram a se interessar pelas relações entre o conhecimento científico, sistemas tecnológicos e a sociedade.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Histórico: Thomas Kuhn em sua publicação clássica (The Structure of Scientific Revolutions, 1962) influenciou grandemente os estudos nesta área. Os fatos científicos passaram a ser vistos como produções de cientistas socialmente condicionados em suas investigações ao invés de representações objetivas do mundo natural.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Histórico: Foco do estudo: como as descobertas científicas e suas conseqüentes aplicações tecnológicas conectam-se com outros desenvolvimentos sociais, nas leis, na política, no modo de viver da sociedade, na cultura, na ética e no meio ambiente.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? O ensino e a pesquisa em CTS se fundamentam na crença de que a ciência e a tecnologia são as duas mais potentes forças para os indivíduos, para a sociedade e para as mudanças globais no mundo contemporâneo. www.epafbl.edu.pt

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Entender a natureza, causas e conseqüências sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, como a ciência e a tecnologia funcionam nas diferentes sociedades e como as forças sociais tentam moldar e controlar interesses diversos e muitas vezes conflitantes é o desafio constante desta área. Estudos nesta área demandam o conhecimentos multi- e inter-disciplinares.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? A abordagem CTS “tenta aumentar a compreensão humana do mundo construído por seres humanos. Ciência e tecnologia já não são empreendimentos especializados limitados a fábricas e laboratórios: eles se mesclaram à sociedade humana e entre si. A contribuição essencial do CTS é analisar o mundo construído por seres humanos como um todo integrado.” (http://www.universiabrasil.net/mit/index.jsp?codcategoria=31)

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Duas perguntas básicas que motivam os estudos em CTS: De que forma a ciência e a tecnologia evoluíram como atividades humanas? Como elas se relacionam à civilização? (http://www.universiabrasil.net/mit/index.jsp?codcategoria=31) www.arqnet.pt

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? “A perspectiva da CTS se tornou de importância fundamental para a compreensão de muitas questões públicas, como: privacidade, democracia, meio-ambiente, medicina, educação e segurança nacional e internacional.” (http://www.universiabrasil.net/mit/index.jsp?codcategoria=31) www.senado.gov.br

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Objetivos da abordagem CTS: Interdisciplinaridade na educação científica, integrando-a com aspectos econômicos, éticos, sociais e políticos. Engajar os estudantes e pesquisadores no exame de questões relacionadas ao mundo real do ponto de vista científico-crítico. Formação do pensamento crítico entre ciência-tecnologia-sociedade.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Objetivos da abordagem CTS: Desenvolver capacidades de prognosticar as conseqüências de decisões tecno-científicas e tomar atitudes responsáveis para solucionar problemas/questões do mundo atual e da vida diária, como por exemplo: Aquecimento global, engenharia genética, testes com animais/humanos, desmatamento, testes nucleares. Legislação ambiental, Protocolo de Kyoto, incentivo a reciclagem etc.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? BREVE CRONOLOGIA DE UM FRACASSO (GONZÁLEZ GARCIA, E OUTROS, 1996) 1957 A União Soviética lança o Sputnik I, o primeiro satélite artificial ao redor da Terra. Causou uma convulsão social, política e educativa nos Estados Unidos e em outros países ocidentais. O reator nuclear de Windscale, na Inglaterra, sofre um grave acidente, criando uma nuvem radiativa que se desloca pela Europa Ocidental. Explode nos Montes Urais o depósito nuclear Kyshtym, contaminando uma grande extensão ao redor da antiga URSS. 1958 É criada a NASA, como uma das conseqüências do Sputnik. Mais tarde será criada a ESRQ (Organização de Pesquisa Espacial Européia), precursora da ESA (Agência Espacial Européia) como resposta do velho continente. 1959 Conferência Rede de C. P. Snow, onde se denuncia o abismo existente entre as culturas humanística e científico-técnica. Anos 60 Desenvolvimento do movimento contra-cultural, onde a luta política contra o sistema vincula seus protestos com a tecnologia. Começa a desenvolver-se o movimento pró-tecnologia alternativa, onde se reclamam tecnologias amigáveis ao ser humano e se promove a luta contra o estado tecnocrático.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? www.waw.com.br/.../uploads/2007/03/celular.JPG

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Diferença entre CTS nos EUA e na Europa Tradição européia Tradição americana Institucionalização acadêmica na Europa (em suas origens) Ênfase nos fatores sociais antecedentes Atenção à ciência e, secundariamente, à tecnologia Caráter teórico e descritivo Marco explicativo: ciências sociais (sociologia, psicologia, antropologia etc.) Institucionalização administrativa e acadêmica nos EUA (em suas origens) Ênfase nas conseqüências sociais Atenção à tecnologia e, secundariamente, à ciência Caráter prático e valorativo Marco avaliativo: ética, teoria da educação.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Diferença entre CTS nos EUA e na Europa Tradição européia Não se trata de desqualificar a ciência e a tecnologia, mas de desmitificá-las no sentido de modificar uma imagem distorcida de ciência-tecnologia que vem causando mais inconvenientes do que vantagens. Não é realizar uma crítica radical da ciência, e sim o de fazer uma ciência da ciência, ou melhor, fazer do conhecimento científico e tecnológico também um objeto de estudos das ciências sociais.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Diferença entre CTS nos EUA e na Europa Tradição americana centrada nas conseqüências sociais e ambientais relacionadas com o desenvolvimento científico-tecnológico, procurou definir e promover novas regras de jogo em torno da regulação social da ciência e da tecnologia, a partir da participação de diversos atores sociais (afetados, interessados, governo, especialistas, organizações não-governamentais, entre outros) em condições éticas, de igualdade, representação e efetividade em todo o processo.

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? estudos CTS têm buscado permear os processos educativos, tanto no ensino superior como no secundário, e crescentemente nas esferas de divulgação científica. A diversidade de estratégias, tanto como as experiências didáticas ensaiadas, fazem do tema um campo promissor para a sua promoção nos sistemas educativos aproximando a ciência e tecnologia da sociedade.