Prof. Rogério Sorvillo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Objetivos e Briefing da Pesquisa
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011
Sistema de Informações
Flávia Tavares Silva Elias
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
NOÇÕES PRELIMINARES.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Como fazer uma pesquisa
Metodologia Científica
Pesquisa em Marketing.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Metodologia da pesquisa
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Produtos
Pesquisa de mercado e comportamento
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Práticas Investigativas
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Metodologia da Pesquisa Científica
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Trabalho de conclusão de curso
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
Metodologia de Pesquisa
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
PESQUISA DE MARKETING – Conceito e Processo
Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Engenharia de Software
Produção acadêmica Prof Rodrigo Bueno. Produção acadêmica Uma das funções de toda Instituição de Ensino Superior é gerar e divulgar conhecimento por meio.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Estrutura do projeto de monografia
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
EXERCÍCIOS FIXAÇÃO.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Prof. Rogério Sorvillo

O Processo de Pesquisa de Mercado Oito etapas para o desenvolvimento Baseado no livro Pesquisa de Marketing – Carl MacDaniel e Roger Gates Prof. Rogério Sorvillo

Identificar e formular a oportunidade / problema da pesquisa 1 Identificar e formular a oportunidade / problema da pesquisa Prof. Rogério Sorvillo

Definição de um Problema/Oportunidade 1- Por que essas informações estão sendo procuradas? 2- Essas informações já existem? 3- A questão pode, realmente, ser respondida?

Por que estão sendo procuradas? Analise para que serão usadas e que utilidade terá o resultado. Separe as questões centrais das incidentais. Reformule as questões de maneiras diferentes. Crie dados de amostra e veja se eles ajudam a responder as questões.

Verificar se as questões já foram respondidas Verificar artigos Estudos Outras pesquisas

Verificar se a questão pode ser respondida Questão latentes e reconhecidas pelo grupo. Questões com alta probalidade de se encontrar respostas. O absolutamente novo.

Comece pela pesquisa exploratória Faça uma prévia com pessoas que se encaixem no público-alvo. Leia sobre o assunto novamente. Tente responder as perguntas e veja se surgem novas perguntas ou variações das anteriores.

Defina o Problema / Oportunidade tema Redija a Pergunta principal. Defina seu objetivo. Definir uma hipótese

Criar o projeto de Pesquisa 2 Criar o projeto de Pesquisa Prof. Rogério Sorvillo

Escolher o método de pesquisa 3 Escolher o método de pesquisa Prof. Rogério Sorvillo

Projeto de pesquisa É o plano a ser seguido para atender os objetivos ou hipóteses da pesquisa.

Contém: Um roteiro de ações

Selecionar o procedimento de amostragem 4 Selecionar o procedimento de amostragem Prof. Rogério Sorvillo

5 Coletar os dados Prof. Rogério Sorvillo

6 Analisar os dados Prof. Rogério Sorvillo

Escrever e apresentar o relatório 7 Escrever e apresentar o relatório Prof. Rogério Sorvillo

8 Continuar o trabalho Prof. Rogério Sorvillo

Prof. Rogério Sorvillo