Prof. Rogério Sorvillo
O Processo de Pesquisa de Mercado Oito etapas para o desenvolvimento Baseado no livro Pesquisa de Marketing – Carl MacDaniel e Roger Gates Prof. Rogério Sorvillo
Identificar e formular a oportunidade / problema da pesquisa 1 Identificar e formular a oportunidade / problema da pesquisa Prof. Rogério Sorvillo
Definição de um Problema/Oportunidade 1- Por que essas informações estão sendo procuradas? 2- Essas informações já existem? 3- A questão pode, realmente, ser respondida?
Por que estão sendo procuradas? Analise para que serão usadas e que utilidade terá o resultado. Separe as questões centrais das incidentais. Reformule as questões de maneiras diferentes. Crie dados de amostra e veja se eles ajudam a responder as questões.
Verificar se as questões já foram respondidas Verificar artigos Estudos Outras pesquisas
Verificar se a questão pode ser respondida Questão latentes e reconhecidas pelo grupo. Questões com alta probalidade de se encontrar respostas. O absolutamente novo.
Comece pela pesquisa exploratória Faça uma prévia com pessoas que se encaixem no público-alvo. Leia sobre o assunto novamente. Tente responder as perguntas e veja se surgem novas perguntas ou variações das anteriores.
Defina o Problema / Oportunidade tema Redija a Pergunta principal. Defina seu objetivo. Definir uma hipótese
Criar o projeto de Pesquisa 2 Criar o projeto de Pesquisa Prof. Rogério Sorvillo
Escolher o método de pesquisa 3 Escolher o método de pesquisa Prof. Rogério Sorvillo
Projeto de pesquisa É o plano a ser seguido para atender os objetivos ou hipóteses da pesquisa.
Contém: Um roteiro de ações
Selecionar o procedimento de amostragem 4 Selecionar o procedimento de amostragem Prof. Rogério Sorvillo
5 Coletar os dados Prof. Rogério Sorvillo
6 Analisar os dados Prof. Rogério Sorvillo
Escrever e apresentar o relatório 7 Escrever e apresentar o relatório Prof. Rogério Sorvillo
8 Continuar o trabalho Prof. Rogério Sorvillo
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