Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
Planejamento Escolar Temas a serem abordados durante a elaboração do Plano de Ação 2013: Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ambientes de leitura;
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Ivoti.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Quando falamos em aprender...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
CURRICULO +.
REGISTROS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Actividade 3 – trabalho de grupo
Análise de uma ferramenta ou recurso
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Projeto: Conta que eu conto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
O sujeito e suas singularidade
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Práticas Inclusivas Relato de experiência. Contextualização: quando, onde, como? Oficinas para equipe diretiva, professores e funcionários: Leis brasileiras.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Dirigente Regional de Ensino Profa. Leide Célia Dainese Correia DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ASSIS DADOS 2015.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Por uma educação de qualidade
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Termo de Terminalidade
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela PCNPs Ana Silvia e Letícia

Adaptação Curricular Âmbito do projeto pedagógico (currículo); No currículo desenvolvido na sala de aula; No nível individual.

Níveis de adaptação do Currículo Formas de adaptação: Em alguns momentos haverá necessidade de mudanças na metodologia Em outros no conteúdo Objetivo. EE Profª Mª Cecília T. Pinto

Pensar... O que o aluno precisa diante da proposta, do conteúdo selecionado? Função da adaptação (se eu não sei para que serve aquilo que estou ensinando, não consigo ampliar a função desse conhecimento para o aluno)

Exemplo de atividade adaptada Geografia -Volume 2- 5ª série/6º ano Pags. 14 à 18 Conteúdos: Rosa dos Ventos, Pontos Cardeais e colaterais. Competência e Habilidade: conhecer o movimento do planeta Terra, dominar os pontos cardeais e colaterais, aplicar técnicas de orientação relativa. Plano de Ensino Individual I Plano de Ensino Individual II

Vídeo

... Como aprendemos? Analisar: Falando (dialogando) Escrevendo Ouvindo De que formas o aluno pode expressar e adquirir conhecimento? Falando (dialogando) Escrevendo Ouvindo Brincando (jogando) Dançando Sorrindo Desenhando Cantando ...

Estratégias de organização de sala de aula Trabalhos em grupo, em dupla Carteiras com agrupamentos, em U Espaço alfabetizador Organizar caixas com revistas, gibis Observar a organização do professor na lousa EE Adélio Ferraz de Castro

Parcerias: Professor Auxiliar Grêmio Estudantil Mediadores Professores Readaptados Alunos/Colegas/ Voluntários Estagiário do Acessa Escola Funcionários na escola Escola da Família PCNPs das diversas áreas Supervisores

Material de apoio Planejamento CGEB – Planejamento Escolar 2013 Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE ....... 132 3.5.1.1 Questões Iniciais ...................................................132 3.5.1.2 Dinâmicas de Sensibilização para os professores.144 3.5.1.3 A Deficiência, suas limitações e possibilidades ... 144 3.5.1.4 A Inclusão da pessoa com deficiência na escola... 145

“Aluno de Inclusão” Vocês já ouviram este termo na escola? Qual é o seu olhar? .

Obrigada! educacaoespecial.pcnp@yahoo.com.br