Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Planejamento Estratégico com BSC
CONTEXTO Atendimento ao Cidadão é prioridade estratégica da SEGEP Carta (de serviço) ao Cidadão: “ponta-de-lança” do GesPública Tecnologias de gestão.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
PLANO DE GESTÃO.
Macro Função Auditoria Governamental
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
POR QUE PLANEJAR!.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
O Cartório dos novos tempos
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Instrutor: Objetivos:.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Modelo de Excelência em Gestão
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
José Alberto Ribeiro Carvalho
Premissas Dados das Microrregiões.
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Gerenciamento de Processos - PNQ
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Gestão por Competências
Práticas de Apoio à Gestão
Gestão por Competências Relatorio Final
Gerência de Educação Profissional GEPRO
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Painel – Experiências nacionais e internacionais sobre recepção e tratamento de manifestações Guillermo Jorge Brasilia,
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Excelência na Gestão Pública
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
Transcrição da apresentação:

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços

Premissas: Tratar a Carta de Serviços como … Elemento ativo do processo de gestão para resultados e de melhoria organizacional. Os órgãos e entidades públicas não devem elaborar a Carta ao Cidadão com o intuito de cumprir um procedimento burocrático; ela deve ser encarada como um incentivo à gestão focada em resultados para o cidadão.

Premissas: Tratar a Carta de Serviços como … Conjunto de informações que podem ser apropriadas por parte do cidadão, para que estes possam tomar decisões de como, quando, onde e para quê utilizar os serviços prestados, logo não podem elaborar uma linguagem excessivamente técnica, que não faça sentido para o cidadão.

Premissas: Tratar a Carta de Serviços como … Instrumento de orientação do órgão e entidades públicas para a geração de resultados aos cidadãos, proporcionando, por meio de mecanismos de consulta, um maior conhecimento sobre os requisitos e necessidades dos públicos- alvo, procurando, dessa forma, oferecer momentos de co-criação dos serviços, não apenas trazendo informações sobre estes.

Desempenho e Resultado Institucional RESULTADOS Eficiência Eficácia Efetividade Insumos Atividades Produtos Impactos Economi-cidade Excelência Execução ESFORÇOS

Satisfação, Sustentabilidade A Carta ao Cidadão como um instrumento de Valor Público Visões, Valores, Interesses, Expectativas, Demandas Confiança Insumos Atividades Produtos Impactos Satisfação, Sustentabilidade

Política Pública, Estratégia Organizacional A Carta ao Cidadão como um instrumento de Valor Público Carta de Valor Política Pública, Estratégia Organizacional Insumos Atividades Produtos Impactos Processos Finalísticos Processos de Suporte Atendimento Serviços Satisfação, Sustentabilidade Valores, expectativas, interesses, demandas e colaboração das partes interessadas beneficiárias (cidadãos e agentes econômicos e sociais) e outras (lei de acesso à informação) Padrões de eficácia Padrões de execução, eficiência e excelência Padrões de economicidade Padrões de efetividade Confiança

Conceito e finalidades da Carta ao Cidadão A Carta ao Cidadão é uma carta-compromisso com padrões de qualidade na prestação de serviços. É o documento no qual o órgão ou a entidade pública estabelece o compromisso de observar padrões de qualidade, eficiência e eficácia na execução de suas atividades, perante os seus públicos-alvo e a sociedade em geral, especialmente aquelas de prestação direta de serviços públicos. O conteúdo da Carta ao Cidadão deve ser o resultado final de um processo de inovação e melhoria organizacional para a incorporação de requisitos dos principais públicos-alvo e deve envolver, ainda, a desregulamentação e a revisão crítica de processos.

Conceito e finalidades da Carta ao Cidadão A Carta ao Cidadão tem como finalidades: Estabelecer os compromissos públicos com padrões de qualidade na realização de atividades públicas, especialmente de prestação dos serviços e atendimento ao cidadão e ao mercado. Estimular o controle social mediante a adoção de mecanismos que possibilitem a manifestação e participação efetiva dos usuários na prestação dos serviços públicos. Garantir o direito do cidadão de receber serviços em conformidade com padrões de qualidade estabelecidos na Carta a partir de métodos de aferição de requisitos, aplicados periodicamente, alinhadas aos resultados estratégicos dos órgãos e entidades públicas. Propiciar a avaliação contínua da gestão e o monitoramento interno e externo do desempenho institucional mediante a utilização de indicadores. Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos e entidades públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade. Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública, relativamente à sua competência de bem-atender às necessidades fundamentais ordenadas da Constituição Federal.

A quem se aplica A Carta ao Cidadão é recomendável a todo e qualquer órgão e entidade pública. No entanto, é indispensável para aqueles que exerçam atividades de prestação de serviços públicos, direcionados à sociedade em geral ou a outros órgãos e entidades públicas executivas com grande contato com o público.

Informações básicas No que tange ao conteúdo, a Carta deverá trazer informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados, em especial, às relacionadas com: serviço oferecido; os requisitos, os documentos e as informações necessárias para acessar o serviço; as principais etapas para o processamento do serviço; prazo máximo para a prestação do serviço; a forma de prestação do serviço; a forma de comunicação com o solicitante do serviço; e os locais e formas de acessar o serviço.

Processo de elaboração e implementação da Carta ao Cidadão

Desafios Promover adesão; Fortalecer a Rede Nacional de Gestão Pública (RNGP); Incentivar áreas, políticas críticas e/ou prioritárias; Prover meios para monitorar e avaliar os resultados; Incentivar e premiar processos de transformação organizacional.