POLÍTICA E POLÍTICOS Importância do tema para a formação da cidadania

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Cidadania e Empregabilidade
Jurisdição e Competência
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
Preparado com exclusividade para:
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Voto e cidadania.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Democracia e Cidadania
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Cargos Privativos de Brasileiro Nato
Unidade 2 - Direito Constitucional
Organização Política e Administrativa de Portugal
Curso Direito à Memória e à Verdade
Divisão e Organização do Três Poderes no Brasil
Oração e energia positiva ao guerreiro e vencedor Pietro Albuquerque.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
GEOPOLÍTICA BRASILEIRA
O que é o Estado? Capítulo 16.
O Estado e os Três Poderes
Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELEITORAIS
Órgãos soberania.
República Federativa Do Brasil. DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA Equipe de Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus CIESC.
Agentes Públicos.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Presidente. O Presidente da República Eleito por voto secreto dos cidadãos portugueses Duração do mandato: cinco anos O número máximo de mandatos consecutivos.
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
Introdução ao Estudo de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL
Executivas 37 Coord. Reg. 33 Coord. Reg. Diretório Municipal -Prefeitos -Vices -Vereadores -Movimentos PDT -Prefeitos -Vices -Vereadores -Movimentos PDT.
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Cont. Câmara dos Deputados
VAI DAR MERDA.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
RESPONSABILIDADE DO VOTO COMO CIDADÃO
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA E POLÍTICOS Importância do tema para a formação da cidadania

O que tive que apresentar para fazer um concurso público para professor Diploma de curso superior (cópia autenticada) Títulos Atestado de bons antecedentes. Diversos documentos pessoais (CPF, Identidade, Título de Eleitor, etc.) Tive que submeter-me a uma banca de examinadores. Passei por um período chamado “probatório”, sujeito a ser demitido do emprego, se não mostrasse capacidade e idoneidade para o cargo.

Estar inscrito em algum partido político. O que é necessário a alguém para candidatar-se a um cargo político: Presidente, Governador, etc. Ter idade mínima de 21 anos (para vereador, apenas 18 anos de idade). 35 anos para Presidente. Estar inscrito em algum partido político. Ter nacionalidade brasileira. Estar em pleno exercício dos direitos políticos. Residir no estado ou cidade pelo qual está concorrendo ao cargo. CONCLUSÃO: Qualquer cidadão brasileiro que preencha estes requisitos, poderá candidatar-se, ainda que não tenha nenhum preparo para o cargo que pretende ocupar.

O que é um partido político? União voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder político"

CARGOS POLÍTICOS Presidente da República Senador Deputado Federal Governador Deputado Estadual Prefeito Vereador

Presidente da República Tem por função chefiar o poder Executivo, o que significa que ele precisará administrar o país, dirigindo seus rumos políticos. Emite decretos e regulamentos para a execução de leis federais, nomeia e demite pessoas em cargos-chave, como os comandantes das Forças Armadas, ministros e o presidente do Banco Central.

O QUE DEVE FAZER UM SENADOR Representar o seu estado no Congresso Nacional Zelar pelos direitos constitucionais do povo Propor, debater e aprovar leis de interesse nacional. Aprovar a escolha de presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas. Autorizar operações financeiras externas Fiscalizar o Presidente da República Mandato: 8 anos

O QUE DEVE FAZER UM DEPUTADO FEDERAL Representar o seu estado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Legislar e ser um defensor das leis Propor, alterar, revogar leis, etc. OBS: Pode mudar de partido durante o mandato que é de quatro anos.

O QUE DEVE FAZER UM GOVERNADOR Dirigir a administração estadual Representar o estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas Defender os interesses do estado junto à Presidência da república. OBS: Tem mandato de quatro anos

O QUE DEVE FAZER UM DEPUTADO ESTADUAL Representar o povo na Assembléia Legislativa de cada estado. Elaborar as leis estaduais e zelar pelo seu cumprimento Propor, alterar, revogar leis, etc. OBS: Pode mudar de partido durante o mandato que é de quatro anos.

TRÊS QUESTÕES BÁSICAS Que requisitos espera-se de um candidato a qualquer cargo político? O que leva uma pessoa a lutar para ser eleito para algum cargo político? Ser “popular ou famoso” necessariamente significa ser “competente”?

PERFIL IDEAL DE UM BOM POLÍTICO Deve possuir capacitação técnica, boa cultura geral e condições morais. Deve ter amplo conhecimento da História. Deve rodear-se de assessores honestos e capazes. Não deve profissionalizar-se na política. Não deve temer a impopularidade. Nunca deve colocar interesses pessoais acima do interesse coletivo. Nunca deve abrir mão da honestidade e de princípios morais.

ALGUNS CANDIDATOS DE OUTROS ESTADOS BRASILEIROS

ESPORTISTAS Vampeta (PTB-SP) – Ex-jogador – candidato a deputado federal Fabiano (PMDB-RS) – Ex-atacante do Inter – candidato a deputado estadual Danrlei (PTB-RS) – Ex-goleiro do Grêmio – candidato a deputado federal

Acelino Popó (PRB-BA)- Boxeador – candidato a deputado estadual Maguila (PTN-SP)- Ex-boxeador, – candidato a deputado federal Marcelinho Carioca (PSB-SP)- Ex-jogador, – candidato a deputado federal Romário (PSB-RJ)- Ex-jogador – candidato a deputado federal

MÚSICOS Gaúcho da Fronteira (PTB-RS) – Cantor- candidato a deputado estadual Kiko (DEM-SP) – Membro do grupo KLB – candidato a deputado federal Leandro (DEM-SP) – Integrante do KLB – candidato a deputado estadual

Netinho (PCdoB-SP) – candidato a senador Reginaldo Rossi (PDT-PE) – candidato a deputado estadual Renner (PP-GO) – Da dupla Rick & Renner – candidato a senador Sérgio Reis (PR-MG) – candidato a deputado federal Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) – Funkeira – candidata a deputada federal

TELEVISÃO Ronaldo Esper (PTC-SP) – Estilista – candidato a deputado federal (flagrado roubando no cemitério) Dedé Santana (PSC-PR) – Humorista – candidato a deputado estadual Tiririca (PR-SP) – Humorista – candidato a deputado federal Batoré (PP-SP) – Humorista – candidato a deputado federal 

Qual a responsabilidade do eleitor ao escolher um candidato? Quais poderão ser as consequências da escolha de um candidato despreparado? O que podemos fazer hoje, para revertermos essa situação?

VÍDEO COM ALGUMAS PROPAGANDAS DE CANDIDATOS DE SÃO PAULO Assistir para observar, pensar e refletir

“... É necessário que surja uma força nova; que se erga como um titã das entranhas do próprio povo e arraste multidões, incorpore as novas gerações à vida cívica e forme homens conscientes da hora histórica que vivemos; PATRIOTAS QUE POSSUAM A VIRTUDE DE DAR SEM PEDIR NADA EM TROCA; QUE NÃO ABRACEM A POLÍTICA PARA FAZER DELA UM MEIO DE VIDA, porque isto rebaixa as consciências e converte o candidato aproveitador em um mendigo dos cargos públicos. A pátria reclama o concurso desinteressado dos homens capazes, que, com uma compreensão superior e amplitude de visão, destinem suas inteligências e energias ao seu engrandecimento em todas as ordens.” (NCP-75-2,76-1) (González Pecotche, do livro Nova Concepção Política, 1950)