A Formação do Coordenador Pedagógico: desafios e práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
A importância do registro na Recuperação Paralela
A GESTÃO DO TEMPO E A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DO PC
Proposta para formação continuada
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Formadora: Andréia Sol
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Jornada Pedagógica – POIE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013: Coordenadores.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
2º Encontro Formativo da SAAI
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
“Feliz aquele que transfere o
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Profa. Maria Elena de Gouvêa
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Reunião Pedagógica da Faculdade de Educação
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
Prefeitura municipal de Imperatriz
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Programa Ler e Escrever
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Paulo Renato Rodrigues
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Análise e Síntese de Algoritmos
Objetivos Refletir sobre uma concepção de educação para os bebês e as crianças pequena Refletir sobre o direito da criança à convivência com a diversidade.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
OBJETIVOS DO ENCONTRO Refletir sobre os diferentes tempos presentes no dia a dia de um espaço de educação Refletir sobre possibilidades de organização.
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
EDUCAÇÃO DO CAMPO.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios.
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Orientações sobre o Estágio II
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
1ª Formação de Professores Coordenadores
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria Regional de Educação de Itaquera Diretoria de Orientação Técnica – DOT Ação Formativa 2014: Coordenadores.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
EXERCÍCIO - DOCUMENTÁRIO: SICKO SOS SAÚDE
Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

A Formação do Coordenador Pedagógico: desafios e práticas 2º encontro

Grupos de formação Grupo I: 21/06/13 – 08h00 as 12h00 Grupo II: 21/06/13 – 13h00 as 17h00 Grupo III: 28/06/13 – 08h00 as 12h00 Local: CEFOR

Objetivos Dar visibilidade ao registro das sínteses produzidas a partir do encontro anterior. Discutir a rotina do CP como instrumento organizador do tempo e do espaço de sua atuação. Continuar o estudo do texto “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” relacionando-o com o fazer do Coordenador Pedagógico.

Pauta 1. Música: No pé do vento – Maria Gadú Mais uma página 2. Registro - uma conversa necessária:  Compartilhando as sínteses do último encontro  Excerto do texto Sobre o Registro in Educador, educa a dor, p. 55 e 56 –Madalena Freire 3. Apontamentos da avaliação do encontro anterior 4. Um olhar para a rotina do Coordenador Pedagógico:  Devolutiva – planilhas da rotina - CP  Excerto do texto Rotina: limite, organização e disciplina intelectual in Educador, educa a dor, p. 35 e 38 – Madalena Freire  Questão para reflexão 5. Café / Exposição PEA’s – O que está sendo objeto de estudo na nossa região 6. Continuando a conversa sobre o texto: “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” – Jorge Larrosa Bondía 7. Para o próximo encontro... 8. Avaliação

Síntese Leitura das sínteses do encontro anterior elaborados pelas Coordenadoras Pedagógicas: Simone Mazé Darci Anaide

Sobre o registro Para que, porque registros? Para que, por que refletir? Para que, por que refletir sobre o cotidiano?

APONTAMENTOS DA AVALIAÇÃO DO ENCONTRO ANTERIOR

PLANILHAS DA ROTINA – CP DEVOLUTIVA PLANILHAS DA ROTINA – CP

Reflexão Que impacto a organização da rotina traz para o desenvolvimento de seu trabalho e os reflexos no cotidiano das crianças?

O que está sendo objeto de estudo Exposição PEA’s O que está sendo objeto de estudo na nossa região

Continuando a conversa... “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” Jorge Larrosa Bondía

Para o próximo encontro... Considerando as nossas discussões sobre a rotina do Coordenador Pedagógico, o que você apontaria como necessidade de reflexão na sua rotina de trabalho? Encaminhar até 05/07/13 para smedreitaqueraped@prefeitura.sp.gov.br

Avaliação Acessar o link abaixo http://migre.me/f4Avp (responder até 05/07/13)

Paul Klee: (1879 / 1940) foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes. Era um desenhista nato que realizou experimentos e, conseqüentemente, dominou a teoria das cores. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil. Moonrise Over st Germain, Tunis, 1915