Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
Matemática para todos Educação Básica
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Construindo uma identidade profissional
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Fundamentação Teórica
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
EPortfolios e novas Os ePortfolios de aprendizagem e a mudança de prática profissional do professor
CURSOS EFA – NS.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Participação Educativa
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Da avaliação ao acompanhamento
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Docência universitária: repensando a aula
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Cultura de Tecnologia no Colégio Santa Cruz Em evolução CEI – Biblioteca – Agosto de 2008.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008; S.J.Madeira

software livre Software livre é muito mais do que software gratuito. O futuro do software livre tende a ser cada vez mais promissor, já que um número cada vez maior de pessoas conhecem as suas vantagens. O software livre, consequentemente, tornar- se-á tão presente nas nossas vidas que vai constituir um factor de evolução na informática propriamente dita. Emerson Alecrim; 2004; software livre em Portugal

Software livre uma porta aberta para a web social

João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... blogfolios “Um portfolio leva uma pessoa dentro” “Numa entrevista recente, José Saramago diz que todos os livros deviam levar uma cinta com estas palavras: “atenção, este livro leva uma pessoa dentro”. Este aviso, pelo que implica de entrega e exposição do autor e pelo apelo que faz à cumplicidade do leitor, poderia ser facilmente transposto para o portefólio reflexivo. E então diríamos: “atenção, este portefólio leva um profissional/professor/aluno dentro”. E que o aviso fosse entendido como um convite à descoberta”. ePORTFOLIOS

ePORTFOLIOS

“Os portfolios podem influenciar positivamente as formas como se ensina, se aprende e se avalia. Podem dar origem a uma outra ideia de sala de aula: um local em que as aprendizagens se vão construindo em conjunto e individualmente ao ritmo de cada um, em que se reflecte e pensa, em que se valorizam as experiências, intuições e saberes de cada aluno, em que se acredita que as dificuldades podem ser superadas e em que, essencialmente, se aprende. Com mais ou menos esforço, mas sempre com gosto”. Portfolios:para uma avaliação mais autêntica,mais participada e mais reflexiva In:.Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem, coord. Fernandes, D.; Lisboa: IIE, mudança de práticas

BLOGS

Oliveira, J.;

WIKIS

WIKIS «Schools are using “wikis” that foster collaboration and communication. A wiki, short for wiki-wiki, or “quick” in Hawaiian, is a new technology tool of the Read/Write Web or Web 2.0—the second generation of Web applications. Wikis are still flying under most schools’ radar screens. And educators who use them must also deal with some privacy and security concerns. Still, education technology experts say wikis show promise for K-12 educators». Rhea R. BorjaRhea R. Borja; 2006; Rhea R. Borjahttp://

WIKIS

ProcessoProdutoProgressoConsciênciaConstruçãoCompetênciaContextoConfronto … … SituadaSignificativaPesquisadaPlaneadaPartilhadaProficientePluralReflexivaReferenciadaReconstruída ArquitectarApresentarAvaliarExperimentarExplorarExpor Aprendizagem Web Social - Novos paradigmas assume significados possui características traduz-se em acções

E a web dos mais novos? Uma historia contada pelos mais novos que ainda não têm competências de leitura e escrita mas (ao jeito dos wikis) já constroem narrativas a várias mãos. Ao fim e ao cabo é isso que as imagens documentam.

Impactos “ Carlos Santos, docente na Universidade de Aveiro criou um espaço de apoio às disciplinas do Mestrado/CFE Multimédia em Educação. O professor acredita no papel dos wikis na educação. Tal como outras ferramentas da Web 2.0, os wikis podem ser muito úteis porque permitem criar ambientes onde se potencia a colaboração e partilha entre elementos de uma comunidade de aprendizagem. Desta forma procura-se reforçar a aprendizagem através de mecanismos baseados no conceito de inteligência colectiva, sublinha ”.

Web social – e depois?  Web1.0  Web2.0  Web3.0  Web(x.0+1) Osório,A. 15/02/2008; e-Learning 2.0; Exponor, Porto