LEC-LINCEU DE ENSINO CONTEMPORÂNEO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Advertisements

Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Políticas Públicas e Álcool
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Dra Celeste C. Tacaci N. Baptista Médica Psiquiatra
Prevenindo a Hipertensão
Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
CONSTRUINDO PROTOCOLOS
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
SAÚDE DA MULHER Lutas do movimento feminista: promoção, proteção e recuperação dos corpos femininos, independentes do período reprodutivo e/ou gestacional.
HIPERTENSÃO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Regionalização Solidária.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
Por que uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Estratégia de Saúde da Família
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Saúde do Homem Prof. Claudia Curbani.
Saúde e Integralidade Profa. Livia Perasol Bedin.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

LEC-LINCEU DE ENSINO CONTEMPORÂNEO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ORIENTADORA ENFERMEIRA: AGRÍCIA RODRIGUES

EQUIPE CAMILA GOMES DAIANA FARIAS KAROLINE GOES

INTRODUÇÃO O trabalho estudado tem como objetivo compreender como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Homens (PNAISH) chega aos serviços da Atenção Básica, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do ponto de vista dos seus profissionais e observando as suas práticas cotidianas.

De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens.

Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. das 1. 003 Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. assim, a cada três pessoas que morrem, duas são homens, aproximadamente. eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

Por isso, no dia 27 de agosto de 2009, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A ação tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) – instituída pela Portaria nº 1.944/GM, do Ministério da Saúde, de 27 de agosto de 2009, tem como objetivo geral “promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”.

EIXOS TEMÁTICOS Sua atuação é desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Doenças prevalentes na população masculina e Prevenção de Violências e Acidentes.

Exames essenciais Confira os principais exames do check-up masculino: Para saber como está a saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual. “A história clínica e o exame físico devem nortear a solicitação de exames, que deve ser personalizada ao máximo”, Confira os principais exames do check-up masculino: Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérideos, glicemia e insulina Avaliação de calcificação em coronária Função hepática Ácido úrico Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA (A partir dos 40) Câncer de cólon: colonoscopia Função pulmonar, indicada aos fumantes Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos

COMO FUNCIONAR O PROGRAMA NOS UBS E CASA DE SAÚDE Básico que seria uma : Consulta Médica (Clínico Geral ) Consulta De Enfermagem Consulta Odontológica Nas Unidades Básicas e Unidades De Saúde da Família

COMO FUNCIONAR O PROGRAMA NOS UBS E CASA DE SAÚDE Intermediário que seria uma consulta com : Endocrinologista Cardiologista/ Urologia / Nutricionista e psicologia Nas policlínicas da semsa via sisreg, após a consulta com o clínico geral

COMO FUNCIONAR O PROGRAMA NOS UBS E CASA DE SAÚDE Complexo que seria uma consulta com : CIRURGIÕES/ ONCOLOGISTAS/ HEPATOLOGISTAS entre outros que o caso requerer. Na rede do sus via sisreg (Sistema de Registros).

PROGRAMA NO ESTADO DO AMAZONAS-SEMSA E SUSAM O Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais compreende as áreas programáticas de Saúde Indígena, Saúde da População Negra e Saúde no Sistema Penitenciário, que atuam na lógica da atenção diferenciada. As ações do núcleo são voltadas para a implementação da política de cada uma das áreas programáticas, com foco no alcance de metas da programação anual de saúde.

OS ESPECIALISTAS RECOMENDAM PAR A SAUDE DO HOMEM Deixe de lado o sedentarismo: pelo menos 30 minutos de caminhada por dia. O ideal são cinco dias por semana. Alimente-se de forma saudável para controlar o sobrepeso: de cinco a seis pequenas refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras. Mude o ritmo da vida profissional: é preciso buscar equilíbrio entre os diversos papéis que se tem na sociedade e na família. Isso promove felicidade e alegria de viver.

OS ESPECIALISTAS RECOMENDAM PAR A SAUDE DO HOMEM É grande a incidência de acidentes no trânsito envolvendo homens jovens, por isso não dirija se tiver ingerido bebida alcoólica E evite caronas ao perceber que o motorista está alcoolizado. Pratique exercícios físicos, regularmente. A atividade física realizada desde a juventude previne o organismo do risco de vários problemas à saúde.

OS ESPECIALISTAS RECOMENDAM PAR A SAUDE DO HOMEM A medição periódica da pressão arterial detecta a hipertensão arterial, evitando, desta maneira, possíveis complicações, como derrame, infarto, problemas renais, aneurismas, etc. Use sempre camisinha. Previna-se de doenças sexualmente transmissíveis (dsts), tais como aids, sífilis, gonorréia, etc.

PROMOÇÃO A SAÚDE O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pelo MINISTERIO DA SAÚDE com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata . .

Função do técnico de enfermagem Realizar o acolhimento do paciente Fazer a triagem do paciente. Realizar procedimentos básicos de enfermagem (verificação de sinais vitais, PA. Temperatura,peso) Realizar medicação prescrita pelo médico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Constatamos, assim, que há uma falta de estrutura para receber o homem nos serviços de saúde e de incentivos para os mesmos buscarem esses serviços, bem como a capacitação dos profissionais de saúde para receber esses homens. E que precisa ser trabalhado a questão cultural e fazer uma reeducação na sociedade para que o homem não venha a usar os serviços de saúde só um casos emergenciais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não disponibilizam programas ou atividades direcionadas especificamente para a população masculina, sendo esse um importante fator que indica existir uma dificuldade de interação entre as necessidades de saúde da população masculina e a organização das práticas de saúde das unidades de atenção primária

CONSIDERAÇÕES FINAIS Na visão dos pacientes revela-se grande defasagem na oferta de serviços de urologia na maioria das UBS, fato que influencia a procura por atendimento pelos homens. A urologia está intrinsecamente ligada à saúde masculina, pois tem como objetivo o processo terapêutico ligado à genitália masculina, além de tratar doenças do trato urinário de homens e mulheres. Uma das diretrizes da PNAISH é reorganizar as ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços de saúde reconheçam os homens como sujeitos que necessitem de cuidados.

REFERENCIAS http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/saude-do- homem http://www.scielo.br/scielo.

Seja um Super Homem PREVINA-SE Obrigada!