Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
Sensibilização no IF-SC
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O Uso Pedagógico do Blog
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
CURRICULO +.
REGISTROS.
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Fases da Transformação
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Aline Barbosa Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Baseado no texto acima segue um modelo para sua apresentação.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
VALE SONHAR.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog: Antes de mais nada, um sonho. Isso é o bastante para o sucesso de seu projeto. Os passos iniciais e a estrutura são fundamentais para um projeto educacional. (3) Permita que os alunos participem do planejamento de projetos. (2) Discuta as suas ideias com os alunos e veja se há interesse neles. (1) Verifique a necessidade. Professor Professores parceiros na aprendizagem. Outras associações (escolas ou comunidades). Alunos Familiares. Redes sociais de relacionamentos. PASSO INICIAIS ESTRUTURA

 TÍTULO:  OBJETIVO GERAL:  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  CLIENTELA:  METODOLOGIA:  DESENVOLVIMENTO:  AVALIAÇÃO:  RECURSOS:  TÍTULO:  OBJETIVO GERAL:  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  CLIENTELA:  METODOLOGIA:  DESENVOLVIMENTO:  AVALIAÇÃO:  RECURSOS: A tecnologia pode facilitar a aprendizagem nesse projeto? Aí vai uma dica bem bacana! Abra um arquivo Word e comece a digitar o que você imagina compor cada item acima, de acordo com as suas inspirações (sonhos). Depois, compare com as descrições no próximo slide.

1 - Título Precisa ter significado com o projeto, pois é a sua marca. 2 - Objetivo Geral Precisa definir o que se propõe com o projeto. 3 - Objetivos Específicos Precisar definir as propostas do projeto, mas por etapas e suas competências. 4 - Clientela Precisa descrever quais e quantos alunos e suas respectivos segmentos; professores colaboradores e a comunidade envolvida. 5 - Metodologia Precisa definir a forma que será aplicado o projeto: lição web, webquest, webgincana, blogs educativos, home page etc. 6 - Desenvolvimento Precisar definir as responsabilidades dos grupos e os registros (histórico) do projeto (início, meio e fim). 7 – Avaliação Precisa descrever o que o projeto pretende que o aluno aprenda efetivamente, de forma qualitativa ou quantitativa. 8 - Recursos Precisa definir os itens que podem colaborar com a realização do projeto (espaço, tecnologia, biblioteca, equipamentos audio visuais etc.)

Se você não possui uma HP (home page), a sugestão é criar um ambiente que proporcione interatividade com os colaboradores do projeto. Os blogs vêm propiciando bastante essa interatividade e, principalmente, sob o ponto de vista educacional. Aí vão alguns projetos bem interessantes para você curtir o dá a sua opinião. 1 –  Projeto que trata sobre a educação financeira para jovens que estão nos ensinos fundamental e médio. 2 –  Projeto que trata o adolescente entre os 16 e 17 anos na hora de votar pela primeira vez. 3 –  Projeto que visa abordar questões ambientais e de sustentabilidade, através de processos de reutilização, reaproveitamento, reciclagem e da forma de repensar no consumo nos dias atuais.