PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Pedagogia da pesquisa-ação
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Avaliação do projeto pedagógico:
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
Projeto Político-Pedagógico
Essa é minha escola.
A Escola e as Mudanças Sociais
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PROJETO DE PESQUISA: aluno “bicho carpinteiro” medicalização do corpo na infância ANA PAULA A. AGUIAR.
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Troca de saberes entre a escola e a comunidade: uma análise da Escola Estadual Professor Itan Pereira em Campina Grande-PB Autores: Noemia Dayana de Oliveira,
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Psicopedagogo clínico
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Subprojeto: Geografia
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
Organização e desenvolvimento do HTPC
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote.
Transcrição da apresentação:

PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Escola Especial “Um Passo Diferente”APAE Autora: Licionina Maria Rodrigues da Silva Orientadoras: Kátia Cristina Brito e Clecy Peres Julho :2010

Problema Refletir sobre a parceria entre família e escola tem uma inerência muito forte com os resultados a serem contemplados com esse enlace, uma vez que essa relação deve ter como perspectiva a melhoria para o ensino e aprendizagem. Nesse sentido, como a escola, na proposição de uma instituição social deve, exercer uma função educativa junto aos pais, para que família e escola, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral para o cidadão, em cumprimento com as exigências legais da sociedade que o espera?

OBJETIVO GERAL: Possibilitar dentro do espaço escolar uma efetiva participação dos pais no processo educacional dos filhos, na perspectiva de que a parceria família-escola possa representar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Possibilitar o trabalho  comunidade, escolar e famílias   de modo que esse fortalecimento reflita positivamente na gestão escolar e na melhoria dos resultados de aprendizagem.

Específicos   Fortalecer os laços de fraternidade, amor e respeito entre os membros da família; Desenvolver possíveis ações que selem o envolvimento e a assiduidade dos pais na vida escolar dos filhos, no intuito de refletir os resultados desse envolvimento; Propiciar momentos de alegria e descontração para os educados, famílias e comunidade da Escola Especial Um Passo Diferente APAE; Promover estratégias que possibilitem uma reflexão pessoal e coletiva sobre a importância de sua atuação para o sucesso do projeto e conseqüentemente, a melhoria da qualidade da educação; Fomentar a participação da família e comunidade na escola, e reconhecimento da importância e participação do trabalho;

Caminho metodológico Realização de reunião com as famílias envolvendo todos os sujeitos que participam da vida intra e extra familiar dos alunos Especiais; Preparação das oficinas a serem desenvolvidas, durante as reuniões, junto às crianças e comunidade. Reuniões multifamiliares, provocando mudanças na dinâmica familiar ou na vida dos membros familiares; Elaboração estratégias com a equipe escolar para contribuir na intervenção com as famílias.

Resultados e Discussões Aumento da participação, tanto nas oficinas como também no seu envolvimento com as atividades ligadas aos alunos; Repercussão positiva através da apresentação à comunidade escolar a importância da participação da família no contexto escolar ; Melhoria da parceria entre a equipe escolar e a família;

Referências Bibliográficas BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhares. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; Aguiar, Márcia Angela da S. (Orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. DI SANTO, Joana Maria R. Interações família-escola. Disponível em http://centrorefeducacional.com.br/infamesco.htm, acessado em 01/12/2007. HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. Campinas: Papirus, 1997. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

LOPES, Patrícia. Atuação dos pais na educação LOPES, Patrícia. Atuação dos pais na educação. Disponível em: < http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/atuacao-dos-pais-na-educacao.htm > Acesso em: 28 jan. 2010. PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ed. Ática, 1997 ________. Por dentro da escola pública. 1ª ed. São Paulo: Xamã, 1995. SANTOS, Maria Geralda da Rocha. Aprendizado, Família, Escola e Sociedade. Disponível em http://ge.rocha.sites.uol.com.br/, acessado em 01/12/2009. SILVA, Daniela Regina da. Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Indaial: Ed. ASSELVI, 2005. SILVA, Sonia Das Graças Oliveira . A Relação Família/Escola. Disponível em: < http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/a-relacao-familiaescola-477589.html> 06 fev. 2008

“É indispensável que família e escola sejam parceiras, com os papéis bem definidos, onde não se pratica a exigência e sim a proposta, o acordo. A escola pode estimular a participação dos pais, procurando conhecer o que pensam e fazem e obtendo informações sobre a criança”. ( LOPES, 2009)