DIREITO TRABALHISTA POR VALTER FERNANDES DE ALMEIDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Administração de Pessoal”
Advertisements

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO
Gestão Competência I Prof. Procópio –
FÉRIAS DIREITO A FÉRIAS.
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Curso de Rotinas Administrativas
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Direito Previdenciário
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Rua Álvaro Lemos Torres nº 561 Bairro Brabância – Tel
TRABALHO DO MENOR.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
DICAS PARA OTIMIZAR O SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR Mais um ano letivo se inicia, por isto é muito importante que o Gestor de Pessoas fique atento as cláusulas.
FÉRIAS.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Artigo 3º CLT: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Carlos Visão Global Social
ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo.
Conceito de salário CLT, artigo 457
Prorrogação e Compensação de Jornada
COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - COGEP SUPERINTENDÊNCIA CORPORATIVA - SUCOR.
Convenção Coletiva de Trabalho
Conceito legal de empregado
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Legislação Trabalhista – Parte II
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Sujeitos da relação de emprego
DIREITO DO TRABALHO aula 8
DIREITO DO TRABALHO aula 6
Jornada de Trabalho Direito do Trabalho.
Duração do Trabalho.
Prorrogação e Compensação de Jornada
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
Remuneração e Salário O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Rotinas de Departamento de Pessoal
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
Prof. Me. Mariane Helena Lopes
Perícia Trabalhista.
Assistente Administrativo e Financeiro Prof. Edwan Assunção profedassuncao.wordpress.com.
AULA 2015 Direito Previdenciário
CÁLCULOS TRABALHISTAS
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Jornada de trabalho Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração.
Plano de Ensino aula 1 Direito do Trabalho Vilma Maria de Lima.
AULA 2015 Direito Previdenciário
Programa Jovem Aprendiz
PID-2010 “Administração de Pessoal” Maria de Lourdes R. Barbosa Chefe DRH/Administração de Pessoal.
Legislação Trabalhista
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
Aula 3 PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista Remuneração e salário – Capítulo XXI Remuneração Descontos Contribuições Faltas.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
29/6/2016Anselmo Domingos da Paz Junior 1 Férias –conceito e requisitos legais.
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
Transcrição da apresentação:

DIREITO TRABALHISTA POR VALTER FERNANDES DE ALMEIDA

1-Qual é a função do sindicato para o trabalhador? Defender os interesses de sua categoria, criando condições sociais e econômicas para fortalecer sua representatividade.

2-Defina: Contribuição Sindical, Assistencial e Associativa. Sindical é compulsório dia de trabalho por ano a favor do sindicato / assistencial é facultativa cabe impugnação; Associativa é obrigatória por ser sócio..

3-Como proceder para enquadrar, qual sindicato o empregado pertence em razão do objetivo social da empresa? Primeiro fazer enquadramento da empresa de acordo com sua atividade em seguida enquadrar os empregados..

4-Defina o que é convenção, acordo e dissídio coletivo de trabalhadores. Convenção: Documento hábil com força de lei que representa vários sindicatos da mesma categoria, acordo pode representar um ou mais sindicatos da categoria, dissídio é a decisão litigiosa de conflitos trabalhistas sentenciado pelo TRT.

5-Quais tipos de exames médico a empresa pode solicitar para admitir o empregado? Admissional e outros dependendo da atividade que o empregado vem a desenvolver, baseado no grau de risco do cargo a ser exercido.

6-Defina o que PCMSO, PPRA e PPP quais são seus finalidades. PCMSO tem a função de analisar as condições de trabalho e os recursos existentes PPRA ver níveis de barulho, poeira, iluminação e condições elétricas do ambiente de trabalho, PPP é um histórico de todo período elaborado pelo empregado e as condições ambientais ao qual esteve submetido na empresa.

7-Defina o conceito de empregado e empregador. Empregado: toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual empregado sob dependência deste e mediante salário. Empregador: toda empresa individual ou coletiva que assume riscos da atividade econômica admite, assessoria assalaria e dirige a prestação de serviços.

8-Qual é o conceito de Contrato de Trabalho formas e modelos? O contrato de trabalho pode ser tácito ou expresso podendo ser por prazo determinado ou indeterminado artigo 443 CLT.

9-Quando é possível fazer alteração do Contrato de Trabalho e quais são suas implicações legais? Qualquer alteração do contrato de trabalho tem que ter anuência do empregado sob pena de tornar-se nulo.

10-Defina: Suspensão e interrupção de Contrato de Trabalho e seus aspectos jurídicos. Suspensão: ex. afastamento a partir do 16º dia por doença, não há obrigação trabalhista por parte do empregador. Interrupção: há obrigação trabalhista ex. por acidente de trabalho cabendo deposito do FGTS e afastamento por serviço militar.

11-Definir o trabalhador autônomo, eventual, temporário, estágio e menor aprendiz. Autônomo: pessoa física que presta serviços habitualmente por conta própria a uma ou mais pessoas, assumindo os riscos. Eventual: esta ligado diretamente há curta duração do trabalho que não integral atividades da empresa. Temporário: para cobrir transitoriamente necessidades da empresa ex. afastamento por doenças. Estágio: visa ao aprendizado competência própria da atividade profissional objetivando o desenvolvimento para vida profissional. Aprendiz: considera aprendiz o contrato de trabalho realizado entre o trabalhador de 14 e menor de 18 anos, sob dependência econômica do empregador e mediante salário, com formação profissional assumindo compromisso de seguir o regime de aprendizagem.

12-Quando deve ser atualizada a CTPS? Na data base ou qualquer momento a pedido do empregado

13-Qual o tipo de controle adotado pelas empresas para reajuste do seus empregados? Livros, fichas e registros e registros eletrônico.

14-Quando deve ser autenticado o livro de registros de emprego pelo fiscal do trabalho? Quando da visita do Agente Fiscal do Trabalho na empresa ou comparecimento na DRT.

15-Qual é o prazo de guarda dos documentos de registros de empregados folha de pagamento, livro de registros e deposito de FGTS? Folha de pagamento 10 anos, livros e fichas de registros por prazo indeterminado, FGTS 30 anos. Os demais documentos 5 anos. 16-De acordo com a Constituição Federal de 1988 quais são os limites da jornada de trabalho? 44 semanais e 220 meses

17-Qual horário de trabalho que é considerado noturno e qual percentual deve ser acrescido sobre este? Das 22 as 05:00h com no mínimo 20% de acréscimo sobre a hora normal. Cada hora noturna tem 52,30 minutos 18-Como deve ser pago a hora extra, quais são os percentuais mínimos de acréscimo? Em folha de pagamento com 50%

19-Qual é a jornada máxima diária de um trabalhador? 10 horas 20-Quais são os empregados que estão desobrigados da marcação do ponto? Aqueles que exercem cargo de confiança e os regidos pelo artigo 62 da CLT, trabalho externo.

21-Defina ponto eletrônico de acordo com a portaria 1510 em MTE? É um sistema inviolável que não permite manipulação de horário, uma vez definido e cabendo apenas observações nas variações. Imprimem comprovantes todas as vezes que o empregado identificar-se perante o relógio. 22- Quando é devido o acordo de compensação e prorrogação de jornada de trabalho? Compensação excesso de 1 dia acarretar a diminuição de trabalho em outro dia. Prorrogação quando exceder a carga diária previamente pactuada em contrato.

23-Quais são as infrações legais quando empregado falta mais de 30 dias ao trabalho? Caracterizar como abandono do emprego. 24-Qual a diferença entre salário normativo e remuneração? Salário valor previamente pactuado entre as partes. Remuneração é o salário mais as variáveis extras, comissão e etc.

25-O que é salário complessivo e quais os descontos previstos no artigo 462 da CLT? É o valor pactuado entre as partes que nele esteja inserido outras verbas de caráter salarial não especificado nesse caso é nulo, o artigo 462 só permite descontos legais de origem do próprio contrato de trabalho. 26-Quando o empregado perde direito das férias, abono pecuniário e 1/3? Quando esse falta mais de 32 dias de trabalho ou afasta-se por doença por mais de 6 meses continuo ou não e licença remunerada nos 30 dias. Quando esse falta mais de 32 dias de trabalho ou afasta-se por doença por mais de 6 meses continuo ou não e licença remunerada nos 30 dias.

27-Qual é o critério legal para pagamento do 13º e qual e a data de pagamento da 1ª e 2ª parcela? Fração superior ou igual a 15 dias, 1ª parcela deve ser paga de fevereiro até 30/11 por ocasional das férias. 2ª parcela até 20/12, não há previsão legal para pagar 1/12 avos a cada mês. 28- Quando deve ser pago as verbas rescisórias, quando há cumprimento do aviso prévio e quando não há cumprimento? No 1º dia útil após aviso prévio. Quando não há até 10 dias corridos.

29-Defina quem são professores e auxiliares Adm. Escolar? Professor é todo aquele que ministra aula independente de cargo que exerce. Auxiliar é aquele que auxilia na administração escolar sem ministrar aula. 30-O que é piso salarial? É o menor valor a ser pago a uma determinada categoria profissional. Não confundir com piso estadual.

31- A escola que paga o piso e que Infantil e Fundamental I pode pagar salários diferentes? Não de acordo com a CCT, infantil e fundamental tem que pagar iguais. 32- Qual é a data base dos professores e auxiliares? 1º de março

33- Quando deve ser pago o PLR? E qual percentual? Até 15 de outubro, percentual 21%. Não há previsão de pagamento para desligado antes de 15/ Qual é a função da hora atividade paga as professores? É para professor exercer as atividades fora da sala de aula, conferir provas e preparar conteúdo a ser aplicado em sala de aula.

35- Como é composto o salário do professor aulista? Cargo hora semanal X 4,5 semanas + 5% h / atividade + 1/6 DSR 36-Qual é a jornada de trabalho do professor mensalista? 22 horas semanais ou 198 meses.

37-Qual é a multa pela CCT quando a empresa atrasa o pagamento de salários? 0,3 % ao dia 38- Quantos dias o professor e o auxiliar tem para levar seu filho ao médico? 1 dia por semestre.

39- Quantos dias o professor e o auxiliar tem direito em caso de casamento ou luto? 9 dias corridos. 40-Qual o seu conceito de garantia semestral de salário? 1º semestre até 30 junto segunda semestre até 31/12 desde que o professor tenha 1 ano de trabalho na vigência da CCT.

41-Qual seu conceito sobre recesso escolar? Mínimo de 30 dias remunerado iniciante se 1º dia após termino do ano letivo conforme calendário escolar. 42-Quem tem exclusivamente educação infantil deve conceder cesta básica? Não por dispositivo de CCT clausula 57.

43-Quando deve ser pago o complemento do benefício previdenciário ao professor e ao auxiliar e qual percentual? Somente o professor tem esse direito o prazo máximo é 90 dias de afastamento. 44- A empregada adotante tem direito a licença maternidade? Sim de acordo com Lei 12010/2009, no período que for concedida a licença.

45- Quantas bolsas de estudos professores e auxiliares tem direito? São 2 bolsas integrais incluindo matrículas para seus filhos ou dependentes legais. 46- Quando o professor e o auxiliar pode solicitar uma licença sem remuneração? Desde que tenha + de 5 anos de efetivo trabalho no prazo máximo de 2 anos.

47- Em caso de morte do professor e do auxiliar quantos salários a escola tem que pagar a família e quando ela fica desobrigada a este pagamento? 24 salários fica isento desde que tenha aderido uma apólice de seguro de vida em grupo. 48- Quantos dias além da legal a professora e a auxiliar tem de garantia de emprego da licença maternidade? São 60 dias além da licença compulsória.

49-O empregado afastado por acidente de trabalho qual é a estabilidade? São 12 meses após seu retorno ao trabalho. 50- Quando é considerado acidente de trabalho? A lesão sofrida pelo empregado nas dependentes da empresa ou no trajeto casa trabalho e vice versa.