Palestra / Aula – Identificando as diferenças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
SEMINÁRIO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Desperdiçar ou economizar
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
O texto argumentativo.
Professora: Rosana Santos
Quando falamos em aprender...
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
GênerosTextuais Tipos textuais.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
QUALIDADES DE UM PESQUISADOR
Notícia X Reportagem.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Sandra Regina Santos dos Santos
É o ato de gerir, administrar, organizar, planejar, e liderar um projeto, pessoas de uma equipe ou uma organização.
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
O texto argumentativo.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
SEMANA DE PLANEJAMENTO. 1º Dia: 02/02/2009 Proposta de Trabalho: Boas-vindas! Agradecimentos! Palestra: “Competência e habilidades para o Educador do.
Planejamento e Plano de Ensino.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Equipe responsável pela produção
PLANO DE ENSINO Engenharia de Software
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Equipe responsável pela produção
PLANO DE ENSINO Projeto de Sistemas Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Mestrando em Ciências da Computação.
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Reflexões sobre Produção Textual
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Por que o jornal na escola?
Moral, Ética e Cidadania Por Vivaldo Jr – 2015.
Aula 5. Projeto de pesquisa
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Palestra / Aula – Identificando as diferenças

Palestra Mais abrangente Mais genérico Vários assuntos Exposição Sem perguntas / poucas Comentários Aula Mais específico Mais aprofundado Assunto único Estudo / co+operação / participação coletiva grupal Com perguntas (mas sem forçar) Explicações detalhadas

Visão geral de um ou mais assuntos Orienta / expõe PALESTRA AULA Visão geral de um ou mais assuntos Orienta / expõe Público pode aceitar ou não as explicações Detalhamento de um assunto “Ensina”, orienta, ajuda a aprender Público quer orientações para ampliar seu pp. conhec., para reflexão, pesq.

Assunto pode ser inesperado, novo PALESTRA AULA Assunto pode ser inesperado, novo Público sem conhecimento prévio (em geral) / ouvinte Relatos Assunto já é conhecido (em geral) Público com conhecimento prévio / ativo/participante Estudo de casos