AS TERAPIAS NÃO CONVENCIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Picinini-Teixeira J.B.(docente); Barreto B.B (docente); Cividini P.R. (Discente); Aquino L. O. (discente);

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Advertisements

São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Linhas de Conduta em Atenção Básica – Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama Novembro 2005.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O CPVI: História e Objetivos
Seminário "A Medicina do Futuro e a realidade atual"
Habilidades em Comunicação V
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
TERAPIA OCUPACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES

Líder: Prof(a). Dr(a). Wanda Aparecida Machado Hoffmann - CECH – Departamento de Ciência da Informação Núcleo de Informação.
HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Abordagem do Doente em Medicina Física e de Reabilitação Princípios Gerais da Especialidade Pedro Soares Branco Unidade de Ensino de Medicina Física e.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
No final dos anos 80 e início dos 90 Hepler e Strand publicaram alguns artigos que deram origem a um paradigma denominado Atenção Farmacêutica. O fundamento.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT.
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Prof. Titular Ryad Simon
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Importância da Química na Medicina
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
FISIOTERAPIA NO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Fisioterapia Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Segurança do Doente num Departamento de Imagem Médica
Coordenadora: Ivani Novato Silva 1 Autores: Bárbara Isadora Valle Mussi Cruz 2, Nara Regina Caetano Conceição 2, Ana Carolina Silva da Costa 3, Camila.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROJETO MAIS MÉDICOS Renato Tasca, OPAS/OMS Brasil.
+ + Academia Assistência Trabalhadores de Saúde Epidemiologia Planejamento das ações e serviços de saúde Educação continuada Usuários do SUS Sistemas.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Ensaios clínicos em países em desenvolvimento: a falácia da urgência ou a ética do mercado Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa Brasília,
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Osteodensitometria, Biomecânica do Osso e Risco de Fractura Cadeira de Introdução à Engenharia Biomédica Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica 2007/2008.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

AS TERAPIAS NÃO CONVENCIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Picinini-Teixeira J.B.(docente); Barreto B.B (docente); Cividini P.R. (Discente); Aquino L. O. (discente); Barros F. C. (Discente); Pereira F.L. (discente); Silva, A.G.(discente) Programa de Plantas medicinais - Departamento de Farmacologia, ICB/UFJF,Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG RESULTADOS: O que se tem observado, embora ainda não quantificado por meio de pesquisas é uma satisfação por parte dos usuários do serviço e um impacto direto na vida e na realidade das famílias atendidas. Já com relação aos acadêmicos, o projeto tem-se constituído um importante meio de desenvolvimento de técnicas semióticas e da capacidade na resolução de problemas e otimização do atendimento com mínimos recursos. CONCLUSÕES: As terapias não convencionais inseridas na atenção primária constituem ferramenta importante, pois, ao mesmo tempo que visa atender a população de modo holístico e universalizar o acesso médico-terapêutico, permite aos acadêmicos aperfeiçoarem técnicas de exame físico e anamnese, bem como um contato direto com terapias de comprovado valor científico, permitindo corrigir em parte a deficiência curricular e formar médicos mais capazes de lidar com as adversidades e mais comprometidos com o ser humano e com a sociedade. ABSTRACT –Among the most diverse medical sciences that have emerged and are enhancements to the long development of civilizations, many ended up being marginalized to make room for a sustainable model in the pillars of medicalization and sophisticated diagnostic investigation. This model, while effective, is far from the reality of public health, especially in less developed countries, to exclude a large portion of individuals are in financial matters, either by deficiencies of health systems. Averse to that reality, are the curricula of the faculties of medicine that behind a model of philosophical training full of doctors, not to prepare adequately to serve, especially in places of poor resources. The work is meant to include future doctors, in a typical Brazilian reality and the peripheries of large cities and thereby develop in them the humanitarian commitment to propose solutions and alternative diagnostic and therapeutic designed to cover most of the population. Acadêmicas de Medicina da UFJF no Ambulatório de Terapias Não-Convencionais. ABAN (Associação Beneficente dos Amigos) e vista do bairro Dom Bosco (ao lado): O local de trabalho. INTRODUÇÃO: Dentre as mais diversas ciências médicas que surgiram e se aprimoraram ao longo do desenvolvimento das civilizações, muitas acabaram sendo marginalizadas para dar lugar a um modelo sustentado nos pilares da medicalização e investigação diagnóstica sofisticada. Este modelo, embora eficaz, se distancia da realidade de saúde publica, principalmente nos países menos desenvolvidos, por excluir uma grande parcela de indivíduos seja por questões financeiras, seja pelas deficiências dos sistemas de saúde. Avessos a essa realidade, estão os currículos das faculdades de medicina que por trás de um modelo filosófico de formação integral do médico, não o prepara adequadamente para atuar, principalmente, nos locais mais carentes de recursos. O trabalho realizado tem o propósito de inserir futuros médicos, em uma realidade brasileira bem típica das periferias das grandes cidades e, com isso, desenvolver neles o compromisso humanitário de propor soluções e alternativas diagnósticas e terapêuticas que visem abranger a maior parte da população. OBJETIVOS: Relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora com o atendimento holístico e o uso das terapias não convencionais no tratamento dos pacientes. MÉTODO: Uma anamnese detalhada, um exame físico minucioso e um diálogo aberto são os principais pilares do atendimento realizado em Associações Beneficentes de bairros carentes e permite que se conheça a realidade do indivíduo e de sua família, buscando com o aconselhamento e com as práticas não convencionais de terapêutica como a acupuntura e a fitoterapia, modificar os fatores genealógicos diretamente relacionado ao processo saúde-doença, visando propiciar ao paciente os meios necessários para a recuperação da saúde ou prevenção de doenças. Visite o nosso site: