GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 7 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

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GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 7 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

TEMA CENTRAL – AULA 7 A Montagem da pesquisa de clima. A Parametrização. A Divulgação da pesquisa. A aplicação e coleta da pesquisa de clima.

OBJETIVOS Explicar os cuidados a serem seguidos na montagem de uma pesquisa de clima.; Parametrizar uma pesquisa de clima; Reconhecer os cuidados que devem ser observados para divulgar, aplicar e coletar as pesquisas de clima.

MONTAGEM DO INSTRUMENTO DE PESQUISA:(1) Escolha das perguntas para cada variável. Escolha das opções de resposta para cada pergunta.   Decisão de fazer 1 ou mais cadernos de perguntas. Considerar: diferenças acentuadas nos públicos-alvo; diferenças de benefícios etc.

MONTAGEM DO INSTRUMENTO DE PESQUISA (2)   Caderno de perguntas e respostas Caderno de perguntas Folha de respostas Validação do Instrumento de Pesquisa.

Opções de Resposta (1)         sempre; quase sempre; raramente; nunca.  muito satisfeito; satisfeito; insatisfeito; muito insatisfeito    Concordo Concordo Discordo Discordo Totalmente Totalmente 1 2 3 4 5    

Opções de Resposta (2) Leia a lista abaixo e assinale os problemas que você tem na empresa ( ) falta de treinamento para realizar meu trabalho. ( ) trabalho sob constante pressão ( ) falta espírito de equipe no meu setor ( ) não exige comunicação adequada entre as áreas Observem que essa alternativa exige a construção de frases com significado negativo

Opções de Resposta (3) Os salários pagos pela empresa são semelhantes aos de outras empresas que conheço? Sim acho mais acho não que sim ou menos que não  Discordo 1 2 3 4 5 Concordo plenamente plenamente

Opções de Resposta (4)  Marque com um X a sua opinião:   A empresa é bem vista no bairro e na comunidade. Concordo Discordo Não Sei ( ) ( ) ( ) Considero importante o trabalho que faço.

PARAMETRIZAÇÃO PARA TABULAÇÃO DAS OPÇÕES DE RESPOSTAS Consiste em definir parâmetros para facilitar a tabulação eletrônica das diferentes opções de respostas. Consiste em definir no questionário da pesquisa de clima, que opções de respostas serão consideradas “satisfatórias” e as que serão consideradas “insatisfatórias”.   Cada opção de resposta deve ser interpretada, no momento da tabulação, como UMA manifestação de satisfação (favorabilidade) ou insatisfação do respondente.

Exemplo (1) PARAMETRIZAÇÃO DAS SEGUINTES OPÇÕES DE RESPOSTA: O ambiente de trabalho no seu setor é bom?   sempre ( ) quase sempre ( ) raramente ( ) nunca ( ) não tenho opinião ( ) sempre - satisfeito quase sempre - satisfeito raramente - insatisfeito nunca - insatisfeito não tenho opinião - tabula-se só o percentual.

Exemplo (2) Ou seja, para a pergunta anterior, os respondentes da pesquisa que optarem pelas opções “sempre” e “quase sempre” serão considerados satisfeitos. Os que optarem pelas opções “raramente” e “nunca” serão considerados insatisfeitos.   De outra forma, as respostas asssinaladas como “sempre” e “quase sempre” serão classificadas como favoráveis, já as assinaladas como “raramente” ou “nunca” serão consideradas não favoráveis.

Situações Consideradas Excepcionais em relação à Parametrização: 1ª Situação: A opção “não tenho opinião” não se parametriza.   Não parametrizamos essa opção já que o respondente não emitiu opinião sobre o que está sendo perguntado. 2ª Situação: As questões que solicitam ao respondente que enumere as opções de resposta não são parametrizadas já que a tabulação desse tipo de questão se faz através de ranking.

Exemplo: Dos benefícios que a empresa oferece qual o que você mais gosta?   Plano de saúde ( ) Cesta básica ( ) Previdência privada ( ) Refeição na empresa ( ) Auxílio-medicamento ( ) Empréstimos ( ) Estacionamento ( ) Auxílio-educação ( )

Ranking   A tabulação dessa questão será feita sob a forma de ranking, ou seja, serão consideradas quantas respostas cada benefício obteve. Aquele benefício que recebeu mais indicação, ou seja, que foi mais assinalado pelos respondentes será tabulado como o que os funcionários mais gostam. Portanto, não há nesse caso necessidade de parametrizar as diferentes opções de resposta.

1ª Situação Uma outra situação semelhante acontece quando a pesquisa solicita que o respondente coloque o nº 1 ao lado daquele benefício que ele mais gosta. O nº 2 ao lado do segundo benefício que ele mais gosta e assim sucessivamente. Nesse caso, podemos atribuir peso para as respostas assinadas com o nº 1 (benefício que os funcionários mais gostam), para as respostas assinaladas com o nº 2 (segundo benefício que os funcionários mais gostam) e assim sucessivamente.

2ª Situação Como no exemplo temos uma empresa com 8 benefícios, poderíamos atribuir peso 8 para as respostas assinaladas com o nº 1, peso 7 para as respostas assinaladas com o nº 2, peso 6 para respostas com o nº 3, peso 5 para as respostas com o nº 4, peso 4 para as respostas com o nº 5, peso 3 para as respostas com o nº 6, peso 2 para as respostas com o nº 7 e peso 1 para as respostas assinalas com o nº 8.

3ª Situação As opções “mais ou menos” e as assemelhadas devem ser parametrizadas como uma manifestação de 50% de satisfação e 50% de insatisfação.   Exemplo: Você gosta do seu chefe? Sim ( ) não ( ) mais ou menos ( ) Nesse caso a opção “sim” seria parametrizada como satisfatória, a opção “não” seria considerada insatisfatória e a opção “mais ou menos” seria considerada como 50% satisfatória.

4ª Situação (1) As questões cujas opções de resposta são apresentadas na forma de escala devem ser parametrizadas.   Exemplo: Você gosta do trabalho que faz? 1. 2. 3. 4. Sendo 1 = adoro e 4= detesto

4ª Situação (2) Nesse caso temos que parametrizar cada uma das opções. Por exemplo, se a opção 1 é considerada “adoro”, poderíamos deduzir que a opção 2 deveria ser considerada como “gosto”. Se a opção 4 é considerada “detesto”, poderíamos deduzir que a opção 3 deveria ser considerada como “não gosto”.

5ª Situação (1) Quando a escala apresenta uma quantidade ímpar de opções, a opção do meio tem de ser considerada como 50% satisfatória. Vamos repetir a mesma pergunta anterior alterando as opções de resposta.   Você gosta do trabalho que faz? 1. 2. 3. 4. 5. Sendo 1 = adoro e 4= detesto

5ª Situação (2) A opção 1 é considerada “adoro”, poderíamos deduzir que a opção 2 deveria ser considerada como “gosto”. Se a opção 4 é considerada “detesto”, poderíamos deduzir que a opção 3 deveria ser considerada como “não gosto”. E a opção de nº 3 deveria ser considerada como “gosto mais ou menos”, logo deve ser parametrizada como 50% de satisfação e 50% de insatisfação.

6ª Situação Divulgação Pesquisa (1)  Acontece Antes da Aplicação da Pesquisa    Consiste em empreender todo um esforço de endomarketing, a fim de divulgar a pesquisa e sensibilizar os funcionários.  É responsável pelo índice de adesão dos funcionários à pesquisa.  Cria um clima em torno da pesquisa, afinal trata-se de um importante projeto desenvolvido pela empresa.

6ª Situação Divulgação Pesquisa (2) Deve utilizar todos os meios de comunicação disponíveis na empresa: circular - jornal interno - intranet - quadros de aviso.    Divulga os objetivos da pesquisa; quando e como ela será aplicada; quem irá conduzi-la; como será coletada.  Demonstra o comprometimento da alta administração: circular do presidente ou de algum diretor avalizando a iniciativa.

7ª Situação -Aplicação e Coleta da Pesquisa.  A pesquisa deve ser respondida, de preferência, no próprio local de trabalho. Mas pode ser respondida também em casa.    Quando a pesquisa é em papel, não é eletrônica, e é respondida em casa, corre-se o risco de sofrer influência de terceiros. Corre-se também o risco do funcionário perder a pesquisa ou não devolvê-la em tempo hábil.

7ª Situação -Aplicação e Coleta da Pesquisa.  A coleta não deve ser feita pelos superiores imediatos dos respondentes. Isso pode gerar “maquiagens” nas respostas.    A coleta deve ser feita através de urnas. O próprio funcionário após preencher o questionário, deposita a folha de resposta em uma das urnas.

AULA SEGUINTE: Na próxima aula abordaremos os métodos utilizados para apurar os resultados de uma pesquisa de clima.