CONCILIAÇÃO termo derivado do latim conciliatione, cujo significado é ato ou efeito de conciliar, ajustar, acordo ou harmonização de pessoas, união, combinação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Conciliação Juiz Federal João Batista Lazzari
Advertisements

O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
LIQUIDAÇÃO.
PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
REVISÃO AVALIAÇÃO A1 ORIGEM DOS JUIZADOS ESPECIAIS BINÔMIO
JUIZADOS ESPECIAIS AULAS 03 E 04 (P.20 À 27)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ROSA MARIA DA SILVA LEITE
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
Profª.: SIRLENE PIRES MOREIRA
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Intervenção de terceiros
Terceira Vice-Presidente do TJMG
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
RESPOSTA DO RÉU JUIZADOS ESPECIAIS.
JUIZADOS ESPECIAIS AULA 06 (P.33 À 39)
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Processo, Procedimento e Rito Sumário
Juizados Especiais Federais em Ações Previdenciárias
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
I – PROCEDIMENTO Aspecto extrínseco do processo; rito; conjunto de atos que, em sequência e em contraditório, visa ao fim desejado pelo processo. Para.
AUDIENCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
Prof. Eudes Vitor Bezerra
PROCESSO DO TRABALHO.
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
Aula 2 Acesso à Justiça.
O juiz e os auxiliares da justiça
MEDIAÇÃO e CONCILIAÇÃO no Projeto de Novo Código de Processo Civil
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
Prof. Gilmar Vieira Processo Civil I
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Professor Sergio Torres Teixeira
CONVENÇÃO DE Arbitragem
Teoria Geral dos Recursos
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
Juizado Especial Cível
Formato do curso: Turmas: Período das aulas Aulas online telepresenciais na plataforma ITKOS Trabalho simulado off-line. Turmas: Matutino: 09h às.
Advogado - Orientador Cível – Prática Simulada
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
UNIDADE 15 – DA DISTRIBUIÇÃO E REGISTRO DA PETIÇÃO INICIAL
RESPOSTA DO RÉU A Resposta do réu tem como fundamento a sua posição no processo. As respostas tem finalidade diversa e pode se apresentar com a: CONTESTAÇÃO.
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
ARBITRAGEM.
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Professor Jaques Sonntag
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
Professora Lucélia de Sena Alves
JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS Prof. Esp. Henrique Lopes de Faria Contato:
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
REVELIA.
SENTENÇA TRABALHISTA CARLOS FREDERICO FIORINO CARNEIRO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
Ação autônoma de impugnação.
Segundo Elpídio Donizetti
Saneamento do Processo
Audiência de Conciliação ou Mediação. 1. Introdução Audiências procedimento comum Audiência preliminar (art. 334) Audiência de saneamento (art. 357, §
SUJEITOS DO PROCESSO SINGULARIDADES E COMPLEXIDADES.
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
Transcrição da apresentação:

CONCILIAÇÃO termo derivado do latim conciliatione, cujo significado é ato ou efeito de conciliar, ajustar, acordo ou harmonização de pessoas, união, combinação ou composição de diferenças.

Na Lei 9099/95, o termo conciliação é empregado no sentido de procedimento de órgão judiciário, presidido por um terceiro imparcial (o conciliador), cuja atuação visa aproximar as partes envolvidas no conflito e facilitar o acordo entre elas.

Conciliação → é um processo comunicacional cujo objetivo precípuo é abrir o diálogo e recuperar a negociação, a fim de se chegar a um acordo sobre os interesses em questão.

Da leitura dos artigos 125, inciso IV;277; 278; 331; 447 a 449 e 584, inciso III, que disciplinam a matéria no CPC, infere-se que a colocação da atividade conciliatória dentre os atos processuais possui o intuito de viabilizar a obtenção de um acordo entre as partes dentro do processo.

Algumas das vantagens da conciliação e da transação é que ambos os institutos proporcionam a extinção da lide processual, total ou parcialmente, através de uma sentença de mérito.

Na conciliação não há qualquer espécie de sucumbência, o que, por si só, já atinge um grau bastante elevado entre as partes, de profunda satisfação.Apenas as despesas processuais serão rateadas, e de acordo com a vontade das partes, previamente estabelecida no ajuste.

Para o alcance do êxito, o conciliador deve atentar-se para: facilitar a comunicação; estimular a negociação; legitimar as diferenças; focalizar os conflitos e não as pessoas; considerar maneiras alternativas de ver a realidade; ajudar na descoberta de novas opções de solução;

avaliar os critérios para a eleição de opções; possibilitar a autonomia das pessoas; compartilhar informações pertinentes; favorecer a tomada de decisão responsável; analisar os custos e benefícios de cada escolha; coordenar o processo e não as decisões.

A dinâmica da Conciliação Preparação → organização do espaço físico → leitura dos autos → auto-observação

Estrutura Central Conclusão → declaração de abertura → escuta das partes → Negociação Conclusão → Acordo → Outro encaminhamento

O art. 3º da Lei 9.099/95 preceitua que o Juizado é competente para conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, que são consideradas da seguinte forma:

Causas cujo valor não exceda a 40 salários mínimos; As ações possessórias sobre bens imóeis de valor que não ultrapasse 40 s.m.; Ações de despejo para uso próprio, embora nos Juizados de M.G. tenham sido aceitas ações de despejo por falta de pagamento.

Art. 21, Lei 9.099/95: aberta a sessão, o juiz togado ou leigo esclarecerá às partes as vantagens da conciliação, mostrando-lhes os riscos e as consequências do litígio.

A citação nos Juizados é o ato de comunicação processual através do qual o Poder Judiciário convoca o requerido a comparecer à audiência, que foi designada em virtude dos termos da ação que foi proposta, respeitando-se, assim o “Princípio do Contraditório”, para que ele exerça, querendo, sua “Ampla Defesa”, que lhe será garantida.

No Juizado Especial, o advogado tem função diversa da habitual, sendo assistente da parte que acompanha, não podendo haver representação em juízo. O autor ou réu deverá comparecer sob as penas da lei.