Metodologia de Pesquisa

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Transcrição da apresentação:

Metodologia de Pesquisa Escrevendo a Monografia através do método de Estudo de Caso Profa.Analice Araujo Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Desafios do Aluno quando faz a MONOGRAFIA Definição do tema e escopo da pesquisa Comprometimento com o prazo final – Obrigação de apresentar um resultado final para ser aprovado. Posicionamento em relação ao orientador– Aceitar as diretrizes de pesquisa Ênfase na capacidade de gerar um trabalho organizado e aceito pela sua comunidade – Medida – publicação do trabalho em revista ou congresso Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Como NÃO fazer uma MONOGRAFIA ? • Reduzir o trabalho a uma revisão bibliográfica desatualizada • Reduzir o trabalho a pesquisa de artigos no GOOGLE • Não estabelecer um vínculo entre teoria e prática na MONOGRAFIA . Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Como NÃO fazer uma MONOGRAFIA ? Ter um processo de trabalho desorganizado Desenvolver idéias sem colocá-las no papel Esperar que outros façam o seu trabalho Acreditar que seu orientador tem a solução do seu problema Não acreditar na visão geral do seu orientador Tentar resolver todos os problemas do mundo num único documento Achar que não há mais nada para ser investigado Achar que alguém já fez um trabalho como o seu antes Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Atitude de Pesquisador Busca racional do conhecimento Conhecer a contribuição anterior. O que já foi feito antes. Cuidado com as generalizações, especialmente nos utilizando a técnica de estudo de caso - conhecer os limites da sua pesquisa Manter a mente aberta - lutar para encontrar as perguntas certas Discutir suas idéias com seus pares Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Relação Orientador Vs Orientando Expectativa do Orientador – que o aluno seja independente – que produza escritos de qualidade – que seja a força motriz do relacionamento – cobrar a execução do cronograma de trabalho O que o aluno deve ter em mente ? – Conquistar a atenção do orientador com resultados periódicos – Manter o orientador informado sobre seus avanços – Cumprir o cronograma de trabalho Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Características desejáveis do tema escolhido: 3 Fs do professor Albert Shapiro, para um projeto de sucesso: – Feasible: um projeto deve ser factível. – Fun: um projeto deve ser motivador; deve ser uma experiência agradável e interessante. – Future: um projeto deve ter futuro; deve proporcionar desdobramentos e a abertura para novas explorações ou “produtos”, como publicações e pesquisas mais avançadas. Mais tarde, foi acrescentado o quarto F: – Foco: um projeto deve focalizar um tema singular e muito específico. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Definição do Tema de Pesquisa 1. Qual a principal pergunta que você gostaria que o seu trabalho respondesse ? 2. Qual a segunda pergunta que você gostaria que o seu trabalho respondesse ? 3. Qual a relevância do tema escolhido? 4. Quem são os interessados nos resultados da sua pesquisa? 5. Quais as áreas do conhecimento dariam suporte para responder as perguntas formuladas? 6. Quais tipos de análise poderiam ser feitas para responder a pergunta formulada ? 7. Das disciplinas que você estudou ou irá estudar na graduação podem lhe dar suporte teórico para responder as perguntas 8. Apresente dois títulos possíveis para o seu trabalho Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

ETAPAS DO ESTUDO DE CASO 1a. - Levantamento da situação problemática e formulação da hipótese; 2a. - Delimitação do contexto (cenário); 3a. - Determinação do número de casos; 4a. - Elaboração do Protocolo; 5a. - Coleta de Dados; 6a. - Análise de Dados; e 7a. - Redação do Relatório. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

1a. - Levantamento da situação problemática e formulação da hipótese; A hipótese formulada deve ser passível de verificação. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

2a. - Delimitação do contexto (cenário); Definir claramente as fronteiras do objeto do estudo. Esta delimitação pode ser: - Temporal ; - Por porte; - Geográfica ; - Setorial. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

3a. - Determinação do número de casos; O ESTUDO DE CASO PODE SER REALIZADO RELATIVAMENTE A UM ÚNICO OU A VÁRIOS CASOS. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

4a. - Elaboração do Protocolo; O protocolo se constitui no documento que contém o instrumento de coleta de dados bem como a conduta a ser adotada para a sua aplicação, demonstrando: · Visão global do projeto do estudo de caso ; · Procedimentos de campo; · Questões do estudo de caso ; · Guia para o relatório do estudo de caso; Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna 5a. - Coleta de Dados; As evidências para um estudo de caso origina uma sinergia entre as seis fontes de coleta de dados Observação Direta documentos Registros em arquivos Entrevistas e Levantamentos estruturados Artefatos Físicos Participante FENÔMENO (adaptado de Yin, 2001) Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna 6a. - Análise de Dados; Consiste em categorizar, classificar E examinar as respectivas partes ou, recombinar as evidências tendo em vista as proposições iniciais de um estudo. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

7a. - Redação do Relatório. Geralmente, é uma forma de demonstrar que o estudo de caso constitui procedimento científico e não em propósitos literários. Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna

Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna Vamos falar de seus projetos?? Profa. Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna