Teorias de políticas de dividendos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
Macroeconomia Aula 2.
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Tipos de Ações Lançadas:
Participações Societárias
DECISÕES DE FINANCIAMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
Investimento e o q de Tobin
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Análise de Investimentos
AVALIAÇÃO DO VALOR DA EMPRESA
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
FUNÇÃO FINANCEIRA.
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Custo do Capital Próprio
Análise Fundamentalista
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
Princípios Básicos de Finanças
Dividendo Obrigatório
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Objetivos de Aprendizagem
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Planejamento Financeiro
Análise do fluxo de caixa da empresa
Administração Financeira II
Conceitos O gestor financeiro é o principal responsável pela criação de valor para o acionista ou proprietário da empresa. Para criar valor é preciso decidir.
Lavratti.com Mercado financeiro a)Conceitos; b)Produtos de investimento; c)Produtos de financiamento.
Alavancagem operacional, financeira e total
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Lavratti.com Slide 1/6 Administração Financeira II Investimentos e dividendos Uma empresa tem R$ ,00 em dividendos retidos. O custo de capital.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Objetivos de aprendizagem
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Administração Financeira
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Contabilidade Internacional
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Alavancagem Alavancagem é o uso de ativos operacionais e/ou de recursos financeiros, com custos e despesas.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Administração do caixa LEMES JÚNIOR; RIGO; CHEROBIM. Administração financeira. Rio de Janeiro: Campus,
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Custo de capital Quando são avaliados investimentos com payback, VPL e TIR, o custo de capital é apresentado.
AÇÕES > As principais características do investimento em ações são: O capital não é garantido. Não há rentabilidade garantida. O retorno do investimento.
Lavratti.com Slide 1/24 Administração Financeira II Valor Presente Líquido O valor presente líquido (VPL) é o fluxo de caixa descontado para valores presentes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA AVALIAÇÃO DE AÇÕES FERNANDA LOPES GÉSSICA CUNHA MARCELLA.
Administração Financeira Dividendos. Conceito Tipos.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Preferências do acionista
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
Administração Financeira e Orçamentária I
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
O que são finanças. O que é Administração Financeira
1 ARTHUR RIDOLFO NETO Estrutura de Capital.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Teorias de políticas de dividendos Teoria da irrelevância dos dividendos; Teoria da relevância dos dividendos; Teoria residual dos dividendos. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Teoria da irrelevância dos dividendos Índice de distribuição de dividendos; Financiamento x retenção de dividendos; Permanência do valor; Preferência fiscal. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Teoria da relevância dos dividendos Preferência pelos dividendos ou efeito clientela; Índice de distribuição de dividendos; Dividendos como um resíduo passivo; Conteúdo informacional dos dividendos; Impostos pagos pelo investidor; Custos de lançamento; Custos de transação e divisibilidade dos títulos; Restrições institucionais. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Teoria residual dos dividendos Os dividendos somente serão pagos se não houver oportunidades interessantes de investimento pela empresa. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Fatores de decisão Política de dividendo leva em consideração o pagamento de dividendos e o crescimento futuro da empresa, buscando maximizar o valor da empresa. O que afeta a política de dividendos: Liquidez; Perspectivas de crescimento. Tipos de política de dividendos: Política de dividendos com índice de distribuição constante; Política de dividendos regulares; Política de dividendos regulares mais extra. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Política de dividendos com índice de distribuição constante O índice de distribuição dos dividendos é fixo. É um percentual aplicado sobre os lucros da empresa. Anos Lucros por ação Dividendo em dinheiro por ação Preço médio da ação 1996 2,00 0,50 12,00 1997 -1,80 0,00 10,00 1998 2,40 0,60 14,00 1999 3,00 0,75 16,00 2000 -1,00 13,00 LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Política de dividendos regulares A empresa paga um valor fixo como dividendo. Com o tempo é possível reajustar o valor para acompanhar o desempenho da empresa. Anos Lucros por ação Dividendo em dinheiro por ação Preço médio da ação Índice de distribuição de dividendos 1996 0,60 0,18 4,20 0,30 1997 0,59 4,10 1998 0,62 4,30 0,29 1999 0,67 0,20 4,50 2000 0,65 4,55 0,31 LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Política de dividendos regulares mais extra A empresa adota um valor regular de pagamento de dividendos e pode acrescentar mais algum valor quando os resultados forem acima do normal. Anos Lucros por ação Dividendo em dinheiro por ação Preço médio da ação Índice de distribuição de dividendos 1996 0,80 0,20 5,00 0,25 1997 0,75 4,70 0,27 1998 0,83 5,20 0,24 1999 1,20 0,45 (0,20+0,25) 7,50 0,38 2000 1,10 0,40 (0,20+0,20) 6,80 0,36 LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

Instrumentos de política de dividendos Em dinheiro: os dividendos podem ser convertidos em ações, se a empresa permitir; Em bonificações: são distribuídas novas ações, evitando a saída de caixa; Desdobramentos de ações (splits): divisão das ações para baixar o valor unitário; Plano de recompra de ações: ao reduzir o número de ações, a empresa aumenta o lucro por ação; Reinvestimento de lucros: a empresa retém o lucro para financiar suas operações ou investimentos; Plano de reinvestimento de dividendos: permissão para o acionista comprar mais ações, com os seus dividendos, por um valor inferior ao do mercado. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.