Abertura: A Economia Luiz Henrique Baptista Livro Base:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
MACROECONOMIA.
Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia Brasileira_26/02/2007
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Parte II: Determinantes do Produto
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Macroeconomia Aula 1.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia ..
Sistema Econômico / Organização Econômica
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Economia e Análise de Mercado
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
MICROECONOMIA.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Medindo a Renda de Uma Nação
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
MERCADO FINANCEIRO Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Abertura: A Economia Luiz Henrique Baptista - 2015 Livro Base: PINHO, DIVA BENEVIDES; VASCONCELLOS, MARCO ANTONIO SANDOVAL DE; TONETO JR, RUDINEI.MANUAL DE ECONOMIA - EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. Ed Saraiva. 6ª ed. São Paulo. 2011.. Abertura: A Economia Luiz Henrique Baptista - 2015 1

Abertura 1 – A Economia Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

1 – Definições de Economia Introdução a Economia 1 – Definições de Economia 1-LIONEL ROBBINS “A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”. 2-UMBREIT, HUNT E KINTER “A economia é o estudo da organização social através do qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos”. 3- LEFTWICH “Ao se ocupar das condições gerais do bem-estar, o estudo da economia inclui a organização social, que implica distribuição de recursos escassos entre necessidades humanas alternativas, com a finalidade de satisfazê-las a nível ótimo”.

1 – Definições de Economia Introdução a Economia 1 – Definições de Economia 4-BARRE “A economia é a ciência voltada para a administração dos escassos recursos das sociedades humanas: ela estuda as formas assumidas pelo comportamento humano na disposição onerosa do mundo exterior, decorrente da tensão entre desejos ilimitáveis e meios limitados”. 5-STONIER E HAGUE “Não houvesse escassez nem necessidade de repartir os bens entre os homens, não existiriam sistemas econômicos nem economia. A economia é, fundamentalmente, o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes”. 6-ADELPHINO TEXEIRA DA SILVA “Economia é a ciência que estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo”.

Etapa 1: A Economia e o Pensamento Econômico Introdução a Economia Etapa 1: A Economia e o Pensamento Econômico UFES 1 - Introdução À Economia 2 - Aspectos da Evolução da Ciência Econômica 3 - Economia Política e a Marxista 1 - Introdução À Economia Aspectos gerais para entendimento da Ciência Econômica; 2 - Aspectos da Evolução da Ciência Econômica Análise do processo evolutivo da Ciência Econômica; 3 - Economia Política e a Marxista História e paradoxos da Ciência Econômica;

Etapa 2: Microeconomia (1) Introdução a Economia Etapa 2: Microeconomia (1) UFES 4 - Introdução à Microeconomia 5 - Teoria Elementar do Funcionamento do Mercado 4 - Introdução à Microeconomia A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos, preocupando-se com a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos, por exemplo, soja, automóveis e etc. 5 - Teoria Elementar do Funcionamento do Mercado Analisa as interações entre a demanda e a oferta no mercado;

Etapa 2: Microeconomia (2) Introdução a Economia Etapa 2: Microeconomia (2) UFES 6 - A Teoria do Consumidor 7 - A Teoria da Firma: A Produção e a Firma 6 - A Teoria do Consumidor Parte da economia que estuda o comportamento o consumidor: Guia para elaboração e interpretação de pesquisas de mercado; Fornecer métodos para comparar a eficácia de diferentes politicas de incentivo ao consumidor; Fornecer alguns elementos necessários a avaliação de eficiência dos sistemas econômicos. 7 - A Teoria da Firma: A Produção e a Firma Explica o comportamento da firma quando desenvolve suas atividades produtiva. Desempenha, pelo menos, dois papéis extremamente importante: Base para a análise das relações entre PRODUÇÃO e CUSTO DE PRODUÇÃO; Análise da demanda da firma com relação aos fatores de produção que utiliza.

Etapa 2: Microeconomia (3) Introdução a Economia Etapa 2: Microeconomia (3) UFES 8 - Estrutura de Mercado 9 - Organização Industrial 10 - Regulamentação dos Mercados 11 - Teoria dos Jogos 8 - Estrutura de Mercado São modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados: Monopólios, Oligopólios, Concorrência, Preços, Tarifas, Receitas, Diferenciação, Economias de Escalas, Organizações, Externalidades, etc. 9 - Organização Industrial Ações estratégicas com o intuito de buscar um modo de organização de produção: Estrutura centralizada ou estrutura descentralizada. 10 - Regulamentação dos Mercados Num mercado perfeito os recursos são empregados com máxima eficiência e o próprio sistema conduz ao melhor uso do mercado. No entanto, o mercado real tem falhas, assim é necessária a intervenção governamental para conduzir o melhor uso dos recursos? Se constatada, como deve ser feita?.

Etapa 2: Microeconomia (3) Introdução a Economia Etapa 2: Microeconomia (3) UFES 8 - Estrutura de Mercado 9 - Organização Industrial 10 - Regulamentação dos Mercados 11 - Teoria dos Jogos 11 – Teoria dos Jogos

Etapa 3: Macroeconomia (1) Introdução a Economia Etapa 3: Macroeconomia (1) UFES 12 - Governo, Escolha Pública e Externalidades 13 - Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual 14 - Sistemas de Contas Nacionais: Noções Bás. Sist. Bras. 12 - Governo, Escolha Pública e Externalidades Os motivadores da existência do governo, os padrões de decisões ou escolhas envolvendo o governo e as influência de decisões de terceiros em nossa vida. 13 - Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual Existem quatro escolas principais no pensamento macroeconômico: Neoclássicos, Keynesianos, novos Neoclássicos e novos Keynesianos. Objetivo da macroeconomia: estudar os níveis de produção, emprego de recursos e preços afim de viabilizar um possível equilíbrio 14 - Sistemas de Contas Nacionais: Noções Bás. Sist. Bras. Congrega instrumentos de mensuração capazes de aferir o movimento da economia de um país num determinado período de tempo:  —Quanto se produziu  —Quanto se consumiu  —Quanto se investiu  —Quanto se vendeu para o exterior  —Quanto se comprou do exterior

Etapa 3: Macroeconomia (2) Introdução a Economia Etapa 3: Macroeconomia (2) UFES 15 - Teoria da Determinação da Renda e Produto Nacional 16 - Introdução À Teoria Monetária 17 - Considerações sobre o Problema da Inflação 15 - Teoria da Determinação da Renda e Produto Nacional A renda é indiscutivelmente o fator que mais influencia no nível de consumo. Produto Nacional é tudo aquilo que é produzido dentro de um país. Quais fatores os influenciam e como se comportam. 16 - Introdução À Teoria Monetária Usa-se o termo moeda para algo aceito em troca de bens e serviços. A moeda tem um papel fundamental em nossa sociedade, e seu estudo é um dos tópicos mais interessantes abordados no estudo econômico. A teoria monetária aborda seus impactos na economia e abrange um conjunto de instituições e instrumentos. 17 - Considerações sobre o Problema da Inflação 1) A inflação pode ser conceituada como um aumento continuo e generalizado no nível dos preços; 2) Movimentos inflacionários representam elevações em todos os bens produzidos pela economia; 3) Exige a elevação contínua dos preços durante um período de tempo. Estudam-se as suas causas, consequências e os seus efeitos.

Etapa 3: Macroeconomia (3) Introdução a Economia Etapa 3: Macroeconomia (3) UFES 18 - Como Medir a Inflação: Os Números Índices de Preços 19 - Modelo de Interligação Entre Lado Real e Monetário: Análise IS-LM 18 - Como Medir a Inflação: Os Números Índices de Preços Um número-índice de preço é tanto uma medida como uma estatística da variação relativa do “nível de preços” de um agregado de bens e serviços entre períodos de tempo; Análise dos principais modelos. 19 - Modelo de Interligação Entre Lado Real e Monetário: Análise IS-LM A curva IS mostra as condições de equilíbrio do mercado de bens, onde a despesa agregada é igual a renda agregada. A curva LM mostra as condições de equilíbrio no mercado.

Etapa 4: População, Emprego e Distribuição de Renda Introdução a Economia Etapa 4: População, Emprego e Distribuição de Renda UFES 20 - Mercado de Trabalho, Conceitos, Definições e Estatística 21 - A Desigualdade da Renda no Brasil 20 - Mercado de Trabalho, Conceitos, Definições e Estatística É a compra e venda de mão-de-obra onde trabalhadores e empresários se confrontam e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salários, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. 21 - A Desigualdade da Renda no Brasil Como funciona a distribuição de renda no Brasil em sua história recente. Análise dos índices e estatística. Estudo do Índice de Gini e Curva de Lorenz.

Introdução a Economia Etapa 5: Comércio Internacional UFES 23 - Economia Aberta: Regimes Cambiais, Determinação da Renda e Impactos da Política Econômica 24 - O Setor Externo da Economia Brasileira Etapa 6: Desenvolvimento Econômico 25 - Crescimento e Desenvolvimento Econômico Etapa 7: Metodologia e Tópicos Especiais em Transporte 26 - O setor Público 27 - A Economia e o Meio Ambiente 28 - Economia Regional e Urbana 29 - Metodologia da Ciência Econômica 30 - Metodologia Quantitativa e Pesquisa Econômica

Introdução a Economia

Introdução a Economia

Introdução a Economia

Introdução a Economia

Introdução a Economia

Introdução a Economia O brasileiro está no fio da navalha: não tem folga no orçamento para ampliar as compras financiadas de itens de maior valor, como carro e eletrônicos, e corre maior risco de ficar inadimplente. É que a renda do trabalhador com carteira assinada cresce no mesmo ritmo do encarecimento do crédito. Com isso, se houver alta adicional no juro, poderá faltar renda para bancar a prestação, revela estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Segundo o estudo, a prestação de um financiamento de R$ 1.000 assumido pelo consumidor nas condições vigentes de juros e prazos médios de junho, o último dado disponível do Banco Central (BC), foi de R$ 39,87. A cifra é 3,5% maior do que a prestação de R$ 38,54 de um empréstimo do mesmo valor contraído um ano atrás, de acordo com juros e prazos médios da época. A variação do valor da prestação desconta a inflação, medida pelo IPCA.

Introdução a Economia O estudo da CNC, feito com base nos dados do BC e do Cadastro de Empregados e Desempregados, mostra que a massa real de salários dos trabalhadores formais cresceu 3,6% entre junho de 2013 e junho deste ano. Foi praticamente a mesma variação da prestação. “Estamos hoje no limite de uma possível pressão de aumento da inadimplência”, afirma Fábio Bentes, economista da CNC. Se juro ao consumidor, de 43% ao ano, hoje no maior nível desde abril de 2009, subir, não haverá avanço na renda do trabalho formal que dê conta do encarecimento da parcela do financiamento”, avalia ele.  O calote do consumidor nos empréstimos com recursos livres estava em junho em 6,5%, segundo o BC. A previsão da CNC é que o calote feche o ano em 6,9%. “Há condições para que a inadimplência cresça porque o mercado de trabalho está perdendo força e a tendência é de encarecimento da prestação, pois o juro está subindo”, diz Bentes. Ele pondera que o calote não vai explodir, pois o ritmo de tomada de novos financiamentos está desacelerando. (continua...)

Introdução a Economia

Aspectos da Evol. da Ciência Econ. A Economia Politica e Marxista Introdução a Economia Introdução Introdução a Economia Aspectos da Evol. da Ciência Econ. A Economia Politica e Marxista Alguns Problemas Econômicos: k) Por que os impostos sobre alguns produtos como cigarros, veículos e eletrodomésticos são por demais elevados? l) Quais as justificativas técnicas para a existência de tantas empresas estatais na economia brasileira? m) Por que as universidades públicas são predominantemente federais? n) Como os bancos interferem nas taxas de juros e apenas intermediam. a poupança financeira do país? o) A propaganda cria necessidades ou apenas informa sobre as características dos bens e serviços? p) Por que a alta no preço do cafezinho reduz a demanda de açúcar?

Agradeço a todos pela atenção e participação. Agradecimento Agradeço a todos pela atenção e participação. Luiz Henrique Baptista - 2015