VOÇÊ POSSUI UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS EM SEU SUPERMERCADO ?

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Maio/2011 DE PREVENÇÃO DE PERDAS – REDE BRASIL Workshop Prevenção de Perdas “Boas Práticas e Periodicidade de Inventários” Ministrante: Raulino Costa –
Transcrição da apresentação:

VOÇÊ POSSUI UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS EM SEU SUPERMERCADO ? TREINAMENTO VOÇÊ POSSUI UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS EM SEU SUPERMERCADO ? VAMOS VER JUNTOS ! ! !

OBJETIVOS DO EVENTO Ver informações básicas Despertar interesse no tema Alertar para o risco das perdas Apresentar o impacto no negócio Destacar a importância das Pessoas

O QUE É QUEBRA? São Mercadorias que não podem mais serem comercializadas. São todas as Mercadorias, que compramos com finalidade de Vendas, que não conseguimos Vender.

EXEMPLOS DE QUEBRAS Um produto vencido ou de má qualidade que não pode mais ser vendido Um produto chega ao supermercado danificado ou vencido e não pode ser mais vendido Um cliente danifica ou quebra algum produto Frutas , legumes ou verduras se estragam

CAUSAS DAS QUEBRAS QUEBRA IDENTIFICADA Quebras Identificadas = São as mercadorias que não podem ser mais comercializadas ∙ Recebimento Inadequado de Produtos ∙ Mau Gerenciamento de Estoques ∙ Falta de qualidade nas Mercadorias ∙ Erros nas Operações ∙ Avarias involuntárias na loja ∙ Manipulação incorreta de produtos ∙ Falta de treinamento QUEBRA IDENTIFICADA CAUSAS

COMO ATUAR NAS QUEBRAS 1 Praticar sempre o sistema PVPS Receber os produtos com validade disponível 2/3 Praticar sempre o sistema PVPS Revisões diárias de datas nos balcões e gôndolas Respeitar as especificações dos produtos Treinar os funcionários no manuseios dos produtos Seguir plano de ação F. L. V. 3 eixos (pedido, qualidade manuseio )

COMO ATUAR NAS QUEBRAS 2 Análise dos maiores volumes Emissão relatórios diários de quebras Análise das reincidências diárias Análise dos maiores volumes Investigar as causas, locais, produtos Estabelecer e acompanhar metas Normas de armazenagem seca e fria Check lists de setores Relatório de inspeção

O QUE SÃO QUEBRAS NAO IDENTIFICADAS ? São produtos que desaparecem da loja e ninguém sabe o motivo, só sendo identificada a sua falta na relação estoque Físico x Sistema.

EXEMPLOS DE QUEBRAS NÃO IDENTIFICADAS. FURTOS DE CLIENTES

FRAUDES NA RECEPÇÃO

OCULTAÇÃO DE PRODUTOS

QUEBRAS NÃO IDENTIFICADAS CAUSAS DAS QUEBRAS QUEBRAS NÃO IDENTIFICADAS São as mercadorias que desapareceram da loja sem saber o motivo ∙Furto / degustação Interno ∙Furtos / fraudes de clientes ∙ Fraudes de Fornecedores ∙ Erros Administrativos e Sistemas ∙ Quebras não lançadas . Falta de receitas internas QUEBRAS NÃO IDENTIFICADAS CAUSAS

P. A. R. Produtos Alto Risco PRODUTOS PROPENSOS À QUEBRAS NÃO IDENTIFICADAS NA LOJA P. A. R. Produtos Alto Risco √ Alto preço e/ou pequeno volume √ Alta atratividade (desejo de posse) √ Facilidade de revenda (Mercado Paralelo) 13 13

QUAIS SÃO OS PRODUTOS DE ALTO RISCO ( P.A.R. ) Definição a critério de cada empresa conforme região ou tipo de clientes ∙ Bebidas Importadas ∙ Cigarros ∙ Aparelhos e lâminas de barbear ∙ Preservativos ∙ Pilhas e Baterias ∙ CD`s, DVD`s ∙Roupas íntimas ∙ Eletro-eletrônicos ∙ Filmes Fotográficos ∙ Perfumaria Fina

COMO ATUAR NAS QUEBRAS ? Seguir normas de conferência Lançamento no sistema diariamente Seguir normas de conferência Analisar e investigar divergências de inventários Treinar as pessoas Utilizar corretamente controles internos Estabelecer metas e acompanhar desempenho

O QUE É QUEBRA TOTAL? Referem-se a mercadorias que não podem ser mais comercializadas (IDENTIFICADAS ). QUEBRA IDENTIFICADA? Resultado dos produtos que desaparecem da loja e ninguém sabe o motivo real. ( DIFERENÇA DE INVENTARIO ) QNID’S QUEBRA TOTAL São as diferenças entre o estoque registrado e o efetivamente presente (físico) em um dado momento. É a soma da QID’S e da QNDI’S.

PORQUE IDENTIFICAR? “ É preciso medir para conhecer, Financeiramente: QID’S = QNID’S Quebra Identificada permite análise, identificação das causas, correção e futura redução do prejuízo. “ É preciso medir para conhecer, conhecer para controlar, controlar para gerenciar.”

CAUSA DAS QID’S E QNID’S ERROS OPERACIONAIS ∙FURTOS E FRAUDES INTERNAS ( Inclusive consumo e degustação ) ∙FRAUDES DE ENTREGADORES ∙ FURTOS E FRAUDES DE CLIENTES ∙ ERROS ADMINISTRATIVOS E SISTEMA ∙ERROS NAS RECEITAS E RENDIMENTOS NOS PRODUTOS PROCESSADOS.

MODALIDADES DE FURTOS - Trocar embalagens - Passar pela área do check-out sem pagar - Colocar um produto pequeno dentro de um grande - Esconder produtos dentro da bolsa, bolso, camisa, etc. - Trocar código de barras

TIPOS DE FURTOS E FURTANTES TIPOS DE FURTANTE FURTO CASUAL (IMPULSO) AMADOR GANGUE FURTO PLANEJADO PROFISSIONAL

Perda ou Quebra? SUMIU ? É PERDA IDENTIFICOU ? É QUEBRA

2% De 6% a 8% ÍNDICE DE QUEBRAS No Brasil, o índice médio de perdas totais ( perdas + quebras ) em redes de supermercados que já possuem PPP há mais de 10 anos é cerca de: Nas empresas que não possuem PPP, estima-se que estejam até: 2% De 6% a 8%

DESPERDÍCIOS OUTRA FRENTE DE TRABALHO São despesas acima do planejamento que comprometem o resultado final do negócio (água, energia, telefone, pessoal, embalagens manutenção, etc.) Também devem ser rigorosamente controlados pela administração. OUTRA FRENTE DE TRABALHO

NÚMEROS DO MERCADO Fonte :Provar /Abras Ano base 2006 1,97% de perdas sobre as vendas nas empresas que já possuem o Projeto de Prevenção de Perdas consolidado (29 empresas de grande porte, representando 55% do faturamento nacional) 60% das perdas são localizadas nos setores perecíveis (SALSICHARIA,PADARIA,PEIXARIA AÇOUGUE E FLV ). 4,46% de Perdas sobre as vendas de perecíveis (média em 23 empresas)

QUANTO PODE CUSTAR ISSO? Exemplo: Numa Loja com a venda mensal de 1 milhão de reais Perda total => 8,0 % Perda média => 2,0 % Perda acima => 6,0 % Assim, 1.000.000 x 6% = = > R$ 60 mil mensais de quebras acima da média do mercado. R$ 720 mil por ano !!!

CONSTATAÇÃO Através da Prevenção de Perdas é possível aumentar o lucro da loja com o mesmo volume de vendas !

CAUSAS DAS PERDAS Fonte Provar/Abras ano base 2006 Quebra operacional 40,7% segue Furto interno 20,1% segue Furto externo 16,6% segue Perda administrativa 11,8% segue Fraudes na recepção 7,5% segue Ajustes 3,3% segue

QUEBRA OPERACIONAL Definição: Deficiência na operação da loja (erros de funcionários) Causas: Produtos vencidos, avariados empilhamentos errados, excesso de estoques descumprimento de normas Como prevenir: Fiscalização de normas e procedimentos, PVPS, normas de armazenagem, uso de check list inspeção e treinamento operacional Voltar

Definição: Furtos e fraudes com envolvimento de colaboradores FURTOS INTERNOS Definição: Furtos e fraudes com envolvimento de colaboradores Causas: Vulnerabilidade, falta de controles e Impunidade Como prevenir: Fiscalização, conscientização,controles , valores éticos, rigor na apuração e punição. Voltar

Definição: Fraudes e furtos praticados por clientes FURTO EXTERNO Definição: Fraudes e furtos praticados por clientes Causas: Vulnerabilidade e falta de controle Como prevenir: CFTV , Vigilância e fiscalização, inibição e controle. Voltar

PERDAS ADMINISTRATIVAS Definição: Erros contábeis e lançamentos Causas: Recepção inadequada, erro nos estoques, erro de digitação, registro indevido, falta carga de preço, produtos não cadastrados Como Prevenir: Conferência cega, inventários, digitação correta, treinamento de pessoal, validação carga de preço e cadastramento correto de produtos. Voltar

Definição : Diferenças em produtos manipulados/ processados AJUSTES E OUTROS Definição : Diferenças em produtos manipulados/ processados Causas: Produtos manipulados sem controle, erros/ falta de receitas e rendimentos Como prevenir: Aplicar receitas e rendimentos no sistema e revisá-las periodicamente (Comercial) SEGUE

Definição: Desvios ocorridos no ato do recebimento FRAUDES NA RECEPÇÃO Definição: Desvios ocorridos no ato do recebimento Causas: Entregadores desonestos, falta de controle e desatenção do conferente Como Prevenir: Presença de fiscal, controle na recepção, conferência cega e cumprimento das normas. VOLTAR

GRÁFICO CAUSAS

CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS

OS PILARES DA PREVENÇÃO DE PERDAS As pessoas Motivação Monitoramento Fiscalização Mensuração Inventários Processos Operação de loja Tecnologia Equipamentos

Motivação O ponto principal a ser desenvolvido é a Motivação das equipes, sua integração ao Programa e adesão aos Procedimentos implantados. Somente com o comprometimento das pessoas o Projeto alcançará o objetivo. É muito importante reconhecer os Resultados. Voltar

Fiscalização As Ferramentas de controle são os meios que a Prevenção de Perdas possui para avaliar o desempenho das lojas. Ex.: R.I. , Check Lists, Controle de Qid’s e Trocas e Gráficos de Desempenho. Voltar

Inventários Os Inventários devem ser realizados de forma Sistemática: Inventários Rotativos ( Diários ) Inventários de Perecíveis ( Semanais ) Inventários Periódicos ( Trimestrais ) Inventários Fiscais ( Semestrais ) SEGUE

Inventários Deve-se apurar o Resultado Real através da apuração dos inventários ( CONTA DE EXPLORAÇÃO ): ESTOQUE INICIAL (+) COMPRAS (–) ESTOQUE FINAL = CMV VENDAS PDV (–) CMV = LUCRO EM REAIS LUCRO EM REAIS / VENDAS PDV = MARGEM % Voltar Voltar

Operação loja A operação loja é muito importante para a redução das perdas nos setores. São as tarefas que as pessoas realizam nos vários setores da loja, é o trabalho de cada um, a cada dia no chão de loja. Voltar

Equipamentos Termômetro Intra Muscular Termômetro Infra Vermelho Balanças eletrônicas CFTV Rádios Peso para aferição Lacra volume Coletores SEGUE

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA + Lucro + Competitividade + Imagem + Menor risco de autuações Expansão da empresa Desenvolvimento das Pessoas Geração de mais empregos Mais impostos = Benefícios sociais Demonstrativo resultado c/prevenção Demonstrativo resultado s/prevenção

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO COM PREVENÇÃO Voltar DEMONSTRATIVO DE RESULTADO COM PREVENÇÃO Venda 1.000.000,00 Margem 23% 230.000,00 Despesas - 190.000,00 Perdas (2%) - 20.000,00 Lucro liquido 20.000,00

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO SEM PREVENÇÃO Voltar DEMONSTRATIVO DE RESULTADO SEM PREVENÇÃO Venda 1.000.000,00 Margem 23% 230.000,00 Despesas -190.000,00 Perdas (8%) -80.000,00 Prejuízo liquido -40.000,00

PRINCIPAIS FOCOS DO PPP RECEPÇÃO DE MECADORIAS ARMAZENAGEM SECA E FRIA TEMPERATURAS DATAS DE VALIDADE HIGIENE E CONSERVAÇÃO QUALIDADE EM PRODUTOS NORMAS E PROCEDIMENTOS FISCALIZAÇÃO E CONTROLE PROCESSOS OPERACIONAIS

PRINCIPAIS FOCOS DO PPP (cont) PVPS ABORDAGEM PREVENTIVA FRENTE DE CAIXA PRODUTOS DE ALTO RISCO TARAS / AFERIÇÃO DE BALANÇA CONTROLES INTERNOS SAÍDAS DE AVARIAS E LIXO LANÇAMENTOS DE QUEBRAS

FERRAMENTAS DE CONTROLE RELATÓRIO DE INSPEÇÃO R.I RELATÓRIO DE EXCEÇÕES PDVs CHECK LIST OPERACIONAIS RELATÓRIOS DIÁRIOS DE QIDs GRÁFICOS DE DESEMPENHO REUNIÕES DO COMITÊ

O PAPEL DA PREVENÇÃO DE PERDAS IMPLANTAR A CULTURA PREVENTIVA FISCALIZAR OS PROCESSOS ORIENTAR E INFORMAR AS PESSOAS APURAR E INFORMAR DESEMPENHOS BUSCAR A REDUÇÃO DAS PERDAS DIVULGAR AS BOAS PRÁTICAS ZELAR PELA IMAGEM DA EMPRESA MANTER A IMPARCIALIDADE

O PAPEL DO GERENTE DE LOJA E ENCARREGADOS DE SETORES GARANTIR OS PROCESSOS CORRETOS MANTER AS EQUIPES MOTIVADAS INFORMAR E TREINAR AS EQUIPES PARTICIPAR DAS REUNIÕES P.P. BUSCAR A REDUÇÃO DAS PERDAS PRESERVAR O PATRIMÔNIO ENVOLVER- SE PESSOALMENTE APOIAR O PROGRAMA C/ AÇÕES “ LOCOMOTIVAS “

O PAPEL DAS EQUIPES DE BASE PRATICAR AS ORIENTAÇÕES DESENVOLVER-SE CONTINUAMENTE REALIZAR CORRETAMENTE AS TAREFAS SEGUIR AS NORMAS INTERNAS MANTER-SE INFORMADO PRESERVAR O PATRIMÔNIO ATENDER BEM AOS CLIENTES PROMOVER AMBIENTE AGRADÁVEL

O QUE VOCÊ PODE FAZER NO SEU SETOR PARA PREVENIR E COMBATER AS PERDAS O QUE FAZER ? O QUE VOCÊ PODE FAZER NO SEU SETOR PARA PREVENIR E COMBATER AS PERDAS

NA RECEPÇÃO DE MERCADORIAS SEGUIR NORMAS CONFERÊNCIA CEGA ORGANIZAÇÃO NO LOCAL NUNCA CONTAR POR LASTROS CONFERENCIA 100% P. A. R. OBSERVAR TEMPERATURAS IDEAIS SOLICITAR PRESENÇA ENC. PERECÍVEIS CONTROLE NA SAÍDA DE AVARIAS E LIXO OBSERVAR 2/3 DA VALIDADE TOTAL

NOS DEPÓSITOS ORGANIZAÇÃO E HIGIENE EMPILHAMENTOS MÁXIMOS USO DE RACK P/ ESTOCAGEM EVITAR CONTATO PISO, TETO E PAREDE EVITAR CAIXAS ABERTAS E PRODS. SOLTOS PRATICAR O SISTEMA P.V.P.S. CONFINAMENTO P.A.R. ORGANIZAÇÃO E CONTROLE TROCAS

NAS CÂMARAS FRIAS SEPARAÇÃO POR CATEGORIAS TEMPERATURAS IDEAIS PRATICAR O SISTEMA P.V.P.S. USO DE AGASALHOS ( CONGELADOS ) PRATELEIRAS DE INOX SEPARAÇÃO DAS AVARIAS CONTROLE DE ACESSO ( PRODS. SENSÍVEIS ) ORGANIZAÇÃO E HIGIENE

NOS BALCÕES REFRIGERADOS PRATICAR O SISTEMA P.V.P.S. MANTER O LAY OUT PADRÃO OBSERVAR TEMPERATURAS IDEAIS ABASTECIMENTO CONTROLADO HIGIENE TOTAL PRECIFICAÇÃO CORRETA CIRCULAÇÃO DE AR FRIO ATENÇÃO NA VALIDADE PRODUTOS

NA MERCEARIA E BAZAR TERMINAIS E ILHAS PRECIFICADOS ETIQUETAS DE TRILHO CORRETAS ALTURA DAS EXPOSIÇÕES PRATICAR O SISTEMA P.V.P.S. ABASTECIMENTO CHECK STANDS USO DE REDUTORES DE PEG BOARDS CORREDORES DESOBSTRUÍDOS HIGIENE GÔNDOLAS E PRODUTOS

NO SETOR F. L. V. PEDIDOS COERENTES QUALIDADE DESDE RECEPÇÃO ATENÇÃO NAS SAFRAS E CLIMA REMOÇÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS APROVEITAMENTO E FRACIONAMENTO AÇÕES NOS SALDOS DE OFERTAS LANÇAMENTO DAS QUEBRAS SISTEMA CUIDADOS NO MANUSEIO

NO AÇOUGUE CONTAMINAÇÃO CRUZADA CONTROLE DA ”LIMPEZA” DA CARNE GARANTIA DE QUALIDADE DESDE A RECEPÇÃO CONTROLE DA ”LIMPEZA” DA CARNE ATENDIMENTO A COMERCIANTES HIGIENE TOTAL ( LOCAL, PESSOAS E PRODUTOS ) TEMPERATURAS IDEAIS PRATICAR O SISTEMA P.V.P.S. ATENÇÃO NAS DATAS DE VALIDADE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

NA FRENTE DE CAIXAS ATUALIZAR AS TABELAS P.L.U. RECONHECER PRODUTOS SEMELHANTES NUNCA PASSAR PRODUTO POR OUTRO CÓDIGO OBSERVAR DESCRIÇÃO NO VISOR ATENÇÃO NOS PACOTES DE CARNES NUNCA MULTIPLICAR SABORES OU CORES RAPIDEZ NAS DEVOLUÇÕES ATENÇÃO ESPECIAL NOS P. A. R.

NA GESTÃO COMERCIAL PARCELAMENTO DE PEDIDOS AÇÕES SOBRE SALDOS DE OFERTAS AÇÕES SOBRE MERCADORIA PARADA ANÁLISE CONFINAMENTO & VENDAS P. A. R. PRESENÇA DAS OFERTAS ANUNCIADAS COBRANÇA DE QUALIDADE C/ FORNECEDORES PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES COMITÊ COMBATE A RUPTURA

PERGUNTAS DOS PARTICIPANTES ?