Farmacologia aplicada à Nutrição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTERAÇÃO ALIMENTO/ MEDICAMENTO
Advertisements

FIBRATOS – Derivados do ácido fíbrico
VARIAÇÃO GÊNICA E NUTRIÇÃO.
NUTRIZ Orientações Alimentares
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
Tópicos Especiais em Farmácia
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Trabalho de ciências Sais minerais.
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR.
FÁRMACOS QUE ATUAM NA COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA OBJETIVOS:
Alimentação.
Colesterol.
FÁRMACOS USADOS NA GOTA
M.Sc. Eduardo da Silva Gonçalves
Professor Cristofer A. Masetti
LICOPENO, UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO
O que é a doença renal crónica?
Dietoterapia Aula 5 Nínive Pinto.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
a diferença mensurável
Alimentação Equilibrada
Monitoria Bioquímica Nathália Lellis
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PROF. DR. J. B. PICININI TEIXEIRA
Prof: Ueliton S. Santos.
FARMACOLOGIA DO SANGUE
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Orientação Nutricional
Cuidados que devemos ter
Desintoxica Nutre Fortalece o sistema Imunológico.
Interacções entre alimentos, suplementos alimentares e medicamentos As interacções entre alimentos e medicamentos podem produzir efeitos diversos que terão.
Quais são as funções do rim?
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Diante da ingestão de uma dieta hipoglicídica, o seguinte processo é ativado: Glicólise Lipogênese Gliconeogênese Glicogênese Glicogenólise muscular.
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Exercícios de Farmacocinética
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
Caso clínico Acadêmicas: Bruna Severo –
ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
ALIMENTOS E SAÚDE Profa Mariana Tarricone Garcia
Principal via de administração de drogas: oral
FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
Dislipidemia, estatinas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS
Interações medicamentosas
ESTEATOSE.
Alimentos Funcionais De acordo com a Resolução nº18 de 30/04/99, da secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde no Brasil alimento Funcional.
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
Comer bem, para viver melhor!
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
A prescrição de medicamentos na geriatria
A importância da hidratação na atividade física
NUTRIÇÃO NA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE
COMER BEM… VIVER MELHOR….
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Metabolismo do Cálcio Prof. Luciene Rabelo.
Vitaminas e Nutrientes
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
PROVAS DE FUNÇÃO RENAL RODRIGO CÉSAR BERBEL.
Transcrição da apresentação:

Farmacologia aplicada à Nutrição MEDICAMENTOS: ANTIDISLIPIDÊMICOS, ANTICOAGULANTES ORAIS, ANÊMICOS E OUTROS Farmacologia aplicada à Nutrição

Interação entre Fármacos e Nutrientes O alimento pode causar alterações nos efeitos farmacológicos ou na biotransformação do fármaco e este, por sua vez, pode modificar a utilização do nutriente, com implicações clínicas tanto na eficácia terapêutica medicamentosa como na manutenção do estado nutricional.

Medicamentos Antidislipidêmicos Lovastatina Aumenta o tempo de sangramento ou de protrombina, quando administrado com ácido nicotínico, anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos. É um fámaco redutor de colesterol. Para se ter uma melhor absorção deste medicamento recomenda-se a ingestão com alimentos, desde que estes não contenham fibras.

Medicamentos Antidislipidêmicos Pravastatina Induz à redução de lipídios de duas maneiras. Primeiro: como conseqüência da atividade inibitória reversível sobre a HMG-CoA redutase, a pravastatina produz reduções modestas nos reservatórios intracelulares de colesterol. Segundo: a pravastatina inibe a produção de LDL por inibição da síntese hepática de VLDL, precursor do LDL. Não recomenda-se a ingestão do sumo de laranja durante o consumo deste fármaco.

Medicamentos Antianêmicos Sais de Ferro Só são absorvidos se a ingestão é feita com o estômago vazio. Quando ingeridos com alimentos sua absorção é diminuída, principalmente com laticínios e ovos.

Medicamentos Anticoagulantes Orais Varfarina Age inibindo os fatores da coagulação dependentes da vitamina K, fazendo com que o sangue fique mais "fino". Na verdade, o seu efeito é diminuir a capacidade do sangue em coagular, reduzindo a possibilidade de formação de coágulos e trombos. É recomendada uma dieta com conteúdo regular de proteínas. Pelo motivo da Varfarina se ligar a proteínas plasmáticas.

Outros Medicamentos Ácido Alendrónico Reduz o risco de ocorrerem fraturas vertebrais e da anca. O Ácido alendrónico deve ser tomado, pelo menos, 30 minutos antes da ingestão dos primeiros alimentos, bebidas ou medicamentos do dia, apenas com água sem gás. As outras bebidas (incluindo água mineral gaseificada), os alimentos e alguns medicamentos podem reduzir a absorção do alendronato.

Outros Medicamentos Etinilestradiol Não é recomendado a ingestão de dietas ricas em vitamina C, pois podem elevar as concentrações plasmáticas do fármaco.

Outros Medicamentos Diclofenaco Diuréticos: assim como outros antiinflamatórios não-esteróide, o diclofenaco pode inibir a atividade de diuréticos. O tratamento concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode estar associado à elevação dos níveis séricos de potássio, os quais devem portanto ser monitorizados. Recomenda-se a ingestão com o estômago vazio.

Outros Medicamentos Ibuprofeno A administração deste fármaco com alimentos pode retardar a sua absorção, porém não influencia na sua absorção.

Outros Medicamentos Alopurinol Os pacientes que estiverem fazendo uso deste medicamento devem ser instruídos para não reduzirem a dieta protéica drasticamente, porque pode aumentar a probabilidade do risco de toxicidade, devido ao aumento da reabsorção renal tubular de oxipurinol, metabólito ativo de alopurinol. Quando se associa alopurinol a álcool, a quantidade de ácido úrico pode estar aumentada, reduzindo a eficácia deste medicamento. Os pacientes devem evitar os alimentos com alto teor de purina (anchova, sardinha).

Outros Medicamentos Isotretinoína Apresenta maior biodisponibilidade quando administrado com alimentos ricos em lipídios. É recomendado a ingestão junto com as refeições.

Outros Medicamentos Ciclosporina Foi relatado que a ingestão concomitante de suco de toranja aumenta a biodisponibilidade desse fármaco, não se recomendando então não ingestão destes juntos. Recomenda-se a ingestão deste fármaco nos finais das refeições para manter sua biodisponibilidade.

Conclusão Concluí-se que a administração dos fármacos devem ser feitas com os nutrientes que melhor se interagem para que um não anule o efeito do outro.

Referências Bibliográficas http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=317 http://www.roche.com.br/TherapeuticAreas/DoecasCardiovasculares/dislipidemia/default_PT.htm http://portaldocoracao.uol.com.br/bulario-eletronico.php?id=1267 http://boasaude.uol.com.br/GENERICOS/showdocs.cfm?id=96 http://www.mdsaude.com/2009/01/interacoes-com-varfarina-marevan.html

Grupo Juliana Gianotti Berteli Solange Andreza Salgado