Instrutor HEngholmJr 1 Modelagem de Processos. Instrutor HEngholmJr 2 Nivelar profissionais nos conceitos de mapeamento de processos em nível que permita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Contexto da Informação
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Engenharia de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
(Unified Modeling Language)
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
A estrutura do gerenciamento de projetos
Gerenciamento do escopo do projeto
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Classificação de Requisitos
Gerenciamento da Integração
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Control Objectives for Information and related Technology
Metodologia Versão 2 FSRS.
Infraestrutura de tecnologia da informação
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
DFD – Data Flow Diagram Diagrama de Fluxo de Dados
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Planejamento e Execução da Auditoria
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Visão Geral PRO.NET.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Gerenciamento da Integração
Ferramentas de modelagem do SI
Gerenciamento da Integração
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Qualidade do Produto de Software
Engenharia de Software
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Projeto SIMP (SIstema para Modelagem de Processos)
O Processo de Negócio da Athalaia Gráfica Grupo Vermelho.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Qualidade de Software Aula 4
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Laboratório de Programação
Modelagem de Processos de Negócio
Professora Cláudia Abreu Paes
ABORDAGEM POR PROCESSO Q&P 2 © 2009.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Estudando com ProfªSimony
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Macrofluxo de um processo Objetivo do processo – parece obvio, mas, as pessoas se esquecem do obvio. Se vou começar um projeto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Transcrição da apresentação:

Instrutor HEngholmJr 1 Modelagem de Processos

Instrutor HEngholmJr 2 Nivelar profissionais nos conceitos de mapeamento de processos em nível que permita a identificação de competências necessárias à sua execução. Objetivo do Workshop

Instrutor HEngholmJr 3 É disparado/inicializado por um evento externo. Engloba todas as atividades necessárias para prover os resultados apropriados em resposta ao evento que o inicializou. Transforma entradas (de qualquer tipo) em saídas (de qualquer tipo), de acordo com regulações (políticas, padrões, procedimentos, regras, etc.), empregando recursos (de qualquer tipo). Contém atividades que, normalmente, cruzam funções e unidades organizacionais. Possui indicadores de performance para os quais objetivos mensuráveis podem ser estabelecidos e a performance avaliada. Entrega um produto ou serviço a um stakeholder externo ou a um processo interno. Constitui-se de um Conjunto de atividades de objetivo comum que atende a uma necessidade. Processo

Instrutor HEngholmJr 4 Eventos Recursos Consumíveis Requerimentos do Usuário Resultados do Negócio Processos Produtos e Serviços Satisfação do Usuário Requerimentos do Proprietário Pressão Externa Regras e Políticas PessoalTecnologia Instalações Processo

Instrutor HEngholmJr 5 Entradas Guias Processos Recursos Saídas Atividades Processo

Instrutor HEngholmJr 6 Decomposição Sucessiva Um processo é composto de partes e cada parte é um processo. Processo

Instrutor HEngholmJr 7 Que nome dar aos níveis? 1.Macro-processo, sub-processo, atividade, tarefa? 2.Processo, atividade, tarefa, passo? 3.Processo de negócio, processo-chave, macro-processo, processo? ? Não existe regra. Depende da abrangência da análise. Quantos níveis? Não existe regra. Depende da visão de interesse. Processo Decomposição Sucessiva

Instrutor HEngholmJr 8 Etapas da Modelagem de Processos Abrangência da análise Como funciona cada processo Mapeamento Elaboração da arquitetura de processos Definição do contexto Quais são os processos e sua natureza O que é conhecido na etapa:

Instrutor HEngholmJr 9 Definição do contexto Etapa Quais são os stakeholders do processo? Quais são as trocas entre o processo e os stakeholders? Stakekolders Entidades externas ao processo. Acionam ou demandam respostas do processo. Podem ser: áreas, pessoas, sistemas, outros processos, etc. Trocas Entradas e saídas do processo. Trocas de qualquer natureza. Abrangência da análise Concessão de Crédito Solicitação de financiamento Proposta de financiamento assinada Cliente Relação de inadimplentes Gerente

Instrutor HEngholmJr 10 Etapa Quais são os processos, dentro do contexto estabelecido? Elaboração da arquitetura de processos Quais são os processos e sua natureza Processos Tratam as entradas, geram as saídas. Perguntar o que é feito com cada entrada. A resposta é o processo (registrar o processo em uma lista). Associar as saídas aos processos listados. Não havendo associação criar novo processo. Identificando os processos... O que é feito com a Solicitação de financiamento? Resposta: Elaboração da Proposta O que é feito com a Proposta de financiamento assinada? Resposta: Aprovação de Crédito A que processo Proposta de financiamento está associada? Resposta: Elaboração da Proposta A que processo Relação de inadimplentes está associada? Resposta: Identificação de Inadimplentes Concessão de Crédito Solicitação de financiamento Proposta de financiamento assinada Relação de inadimplentes Gerente Clinete

Instrutor HEngholmJr 11 Processos Centrais Estão ligados diretamente a clientes externos. Atendem às demandas. Processos de Suporte Orientam, controlam, planejam, capacitam ou provêem recursos aos processos centrais ou outros processos de suporte. Suporte Centrais Etapa Quais são os processos e sua natureza Elaboração da arquitetura de processos Quais processos são centrais? Quais processos são de suporte?

Instrutor HEngholmJr 12 Quais são as entradas, saídas, guias e recursos utilizados em cada processo? Mapeamento Etapa Como funciona cada processo Entradas Guias Métodos de trabalho Normas Legislação Etc.... Processos Recursos Quem executa Instrumentos utilizados Saídas

Instrutor HEngholmJr 13 Quais são as entradas, saídas, guias e recursos utilizados por cada processo? Elaboração de Proposta Guias EntradaEntrada SaídaSaída Recursos Solicitação de Financiamento Proposta de Financiamento Vendedor Operador Fax Internet Instruções de preenchimento da Ficha Cadastral Mapeamento Etapa Como funciona cada processo