11-06-2015 FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.

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Transcrição da apresentação:

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que fazer com a informação?

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 2 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO   “Por serem mais precisos do que as palavras, os números são particularmente mais adequados para transmitir as conclusões científicas.”   (PAGANO e GAUVRE 2004 )

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 3 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO   No entanto tal como se pode mentir com palavras, pode-se fazer o mesmo com números. “É fácil mentir com a estatística, mas é mais fácil mentir sem ela.”.

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 4 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO   O estudo da estatística explora:   o planeamento e a recolha de dados;   a organização do tema;   a análise e a interpretação dos dados.

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 5 Facilidade que a informática tem proporcionado no trabalho estatístico: Complexidade das análises estatísticas; Possibilidade de se manejar muitas informações; Enfrentar situações multivariadas; De abordar relações complexas não lineares

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 6 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO   No planeamento, a estatística auxilia:   na escolha das situações experimentais;   na determinação da quantidade de indivíduos a serem examinados.   Na análise dos dados indica técnicas para   resumir   apresentar as informações   comparar as situações experimentais.

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 7 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO De um modo geral, não existe certeza sobre a correção das conclusões científicas; no entanto, os métodos estatísticos permitem determinar a margem de erro associada às conclusões, com base no conhecimento da variabilidade observada nos resultados.

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 8 Unidade 2 Componentes de um projecto de investigação  Formulação do problema a investigar - Definição dos objectivos da investigação - Definição dos objectivos da investigação - Elaboração do marco teórico da investigação : Revisão bibliográfica e outras pesquisas exploratórias - Elaboração do marco teórico da investigação : Revisão bibliográfica e outras pesquisas exploratórias  Operacionalização do problema - Formulação de hipóteses - Formulação de hipóteses - Operacionalização dos conceitos teóricos - Operacionalização dos conceitos teóricos - Delimitação da análise - Delimitação da análise  O Desenho da investigação - Selecção de estratégias - Selecção de estratégias - Desenho da amostra - Desenho da amostra - Definição das técnicas de recolha da informação e de análise dos dados - Definição das técnicas de recolha da informação e de análise dos dados  Possibilidades da investigação - Fontes bibliográficas - Fontes bibliográficas - Recursos disponíveis (materiais e humanos) - Recursos disponíveis (materiais e humanos) - Recursos necessários (económicos, materiais e humanos) - Recursos necessários (económicos, materiais e humanos) - Planificação da investigação - Planificação da investigação

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 9 Unidade 2 classificação dos desenhos de investigação  Segundo o cumprimentos dos pressupostos da investigação - Desenhos pre-experimentais - Desenhos pre-experimentais - Desenhos quasi-experimentais - Desenhos quasi-experimentais - Desenhos experimentais - Desenhos experimentais  Segundo o tratamento da variável tempo - Desenhos transversais - Desenhos transversais - Desenhos longitudinais - Desenhos longitudinais -- de tendências -- de tendências -- de cohorte -- de cohorte -- de painel -- de painel  Segundo os objectivos da investigação - Desenhos exploratórios - Desenhos exploratórios - Desenhos descritivos - Desenhos descritivos - Desenhos explicativos - Desenhos explicativos - Desenhos de previsão - Desenhos de previsão - Desenhos evolutivos - Desenhos evolutivos

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 10 Unidade 2 Triangulação teórica  Partir de uma unidade de observação do problema a investigar.  Extrair as diversas proposições de cada perspectiva teórica que foque o problema a investigar  Operacionalizar os conceitos incluídos nas proposições teóricas  Obter a informação necessária à investigação  Confrontar os resultados obtidos com a investigação com as proposições teóricas

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 11 Unidade 2 vantagens e inconvenientes da Triangulação teórica VantagensInconvenientes - Informação mais aprofundada e diversificada - validade dos resultados - Teoria sai reforçada em caso de confirmação - Comparação de dados através de métodos distintos (quantitativos e qualitativos - Mostra que metodologias quantitativas e qualitativas são complementares - Maior custo económico e temporal do q se fosse aplicado um só método de investigação - Dificuldade de encontrar uma unidade de observação aonde se possam aplicar váriso métodos - Dificuldade em encontrar uma equipa multidisciplinar - Maior dificuldade em repetir a investigação - A utilização de uma técnica através de uma metodologia pode afectar observações posteriores em que se utilize outra técnica - - Problemas de comparação - - problemas de incompatibilidade entre os métodos

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 12 Unidade 2 Validade de um desenho de investigação Validade Interna Validade externa Validade de construção Validade estatística 1. Criação de vários grupos de comparação equivalentes ao da observação 2. Efectuar várias medições 3. Controlar todo o sucesso externo e interno da investigação que possam comprometer os resultados 1. Selecção das unidades da amostra mediante procedimentos aleatórios 2. Formar grupos heterogéneos de unidades de observação que incluam vários contextos temporais e espaciais 1. Delimitação rigorosa dos conceitos teóricos 2. Operacionalizaç ão múltipla dos conceitos 3. Utilização de várias técnicas de obtenção da informação 1. Aumentar a dimensão da amostra 2. Formar grupos que sejam internamente pouco heterogéneos

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 13 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO  Fontes de informação secundária - Fontes bibliográficas - Fontes bibliográficas - Fontes estatísticas - Fontes estatísticas - Fontes administrativas - Fontes administrativas  Fontes de informação primária - O inquérito - O inquérito - O questionário - O questionário - A inquirição - A inquirição

FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 14 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO Vantagens e inconvenientes das fontes documentais face às estatísticas Vantagens F DOC Desvantagens F DOC 1. Precisa de menos tempo e recursos (humanos e económicos) que a investigação que utiliza fontes primárias 2. Permite um maior volume de informação difícil de alcançar mediante a utilização de fontes primárias 3. Permite cobrir um amplo período de tempo 4. Ajuda o desenho de investigação desde o início até á sua conclusão 1. Não se encontra disponível, acesso restrito 2. Falta de controle do processo de obtenção da informação 3. Dificuldades de comparação de dados quando se muda a metodologia de recolha da informação