Distribuição de Frequência

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Distribuição de freqüências
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Transcrição da apresentação:

Distribuição de Frequência Estatística Curso Turismo Professor René Novaes Ano 2008

Definições Básicas Frequência: é a quantidade de vezes que um mesmo valor de um dado é repetido; Dados Brutos: são os dados originais que ainda não foram numericamente organizados após a coleta; Rol: é a ordenação dos valores obtidos em ordem crescente ou descrente de grandeza numérica ou qualitativa.

Faixa etária de crianças de um acampamento X Dados Brutos Faixa etária de crianças de um acampamento X 6 10 9 14 7 4 8 11 12 5 13 15 Dificulta estabelecer em torno de qual valor tendem a se concentrar as idades das crianças, ou ainda que se encontram acima ou abaixo de determinada idade.

Rol 4 6 8 10 11 13 7 12 5 9 14 15 Dados organizados

Frequência Idade Frequência 4 3 5 1 6 7 8 9 10 11 12 13 14 2 15

Elementos de uma distribuição de Frequência Classes: caso as colunas da tabela de distribuiçao de frequência contenham muitos valores elencados, podemos reduzir a quantidade desses valores elencados agrupando-os em intervalos. Esses agrupamentos de valores num intervalo de abragência são chamados de classes

Classes Idade Frequência 4I-6 4 6l-8 7 8l-10 8 10l-12 12l-14 14l-16 3

Limites de classe Limite inferior (li): o número menor é o limite inferior da classe (4l-6) em que l1 = 4. Limite superior (Li): o número maior é o limite superior da classe (4l-6) em que L1 = 6. l- : este simbolo estabelece inclusão e exclusão para os valores limites de um dado intervalo de classe. Ex: 4 l- 6 = indica inclusão do limite inferior (4) e exclusão do limite superior (6).

Amplitude de classes (hi) A amplitude de um intervalo de classe (hi) é a diferença entre o limite superior e inferior de uma classe: hi = Li – li h1= 6 – 4 = 2 anos; h2= 8 – 6 = 2 anos; h3= 10 – 8 = 2 anos; h4= 12 – 10 = 2 anos; h5= 14 – 12 = 2 anos; h6= 16 – 14 = 2 anos;

Ponto médio de uma classe (xi) Ponto médio de uma classe (xi) é o ponto que , por situar-se numa posição média da distribuição de valores do intervalo de classe, divide o intervalo em duas partes iguais. Xi = li + Li/2 Ponto médio da primeira classe: x1 = 4+6/2 = 5.

Tipos de Frequência Frequência simples ou absoluta (fi): é o número de observações de um valor individual (ou de uma classe). Idade Frequência Quantidade de crianças por faixa etária 4I-6 4 6l-8 7 8l-10 8 10l-12 12l-14 14l-16 3 Frequência Simples ou Absoluta

Frequência relativa (fr): representa a proporção de observações de um valor (ou de uma classe) em relação ao número total de observações, o que facilita a observação. Idade Frequência (fi) 4I-6 4 6l-8 7 8l-10 8 10l-12 12l-14 14l-16 3 Total 37 Fr = fi/∑fi *100 Fr2= 7/37*100 = 18,9% esta classe representa 18,9% do número total de observaçoes

Existem 30 crianças abaixo de 12 anos. Frequência acumulada (Fi): é a soma de todas as frequências abaixo do limite superior de uma classe considerada. F4 = f1 + f2 + f3 + f4 = 4 + 7 + 8 + 7 = 26 F4 =26 Existem 30 crianças abaixo de 12 anos. Idade Frequência (fi) 4I-6 4 6l-8 7 8l-10 8 10l-12 12l-14 14l-16 3 Total 37

Tabela de dados Idade fi xi fr (%) Fi Fri 4I-6 7 5 18,9 6l-8 8 21,6 15   6l-8 8 21,6 15 8l-10 9 23 10l-12 11 30 12l-14 6 12 16,2 36 14l-16 1 2,8 37 Total

Exercícios Tabular os seguintes dados, calcular as respectivas frequências, elaborar classes, calcular os pontos médios. Elaborar um gráfico com as classes criadas com suas respectivas frequência relativa. Idade dos turistas que foram para Foz do Iguaçu no último feriado 28 20 45 27 66 55 48 40 32 54 61 49 53 57 30 46 50 41 47 63 34 59 36 21 65 25 35 39 23 29 44 56 62 24 31 26 43 60 33 37 42 38