Curso de Filosofia da Arte

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Transcrição da apresentação:

Curso de Filosofia da Arte ¢§¢ Leituras e textos Primeiro Ano Ensino Médio – Escola Estadual M.M.D.C. Mooca

Tópicos do Curso Arte e Conhecimento Experiência Estética Intervenções culturais Pesquisa Palavras Chaves: história da arte; estética; filosofia; linguagens; cultura; iconologia. Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre. Imageshack.us

A experiência estética A experiência estética decorre numa atmosfera afetiva, pois o ser humano é um ser sensível, captando cognitivamente os objetos que o rodeia através dos seus sentidos, manifestando sentimentos de alegria, de júbilo, de prazer face a estes, quer sejam de origem humana ou natural. Valorizando-os afectivamente, atribuindo-lhes valor estético, elevando-os do plano da utilidade para o plano da contemplação estética. Através da contemplação estética o sujeito participa ativamente na contemplação do objeto: interpretando-o subjetivamente, criando ou recriando o objecto na sua psique, experimentando, enfim, o prazer estético, e, às vezes, de tal forma intensa, que transcende para um outro “cosmos” (subjetivo) - criado pela sua mente, pelos seus sentimentos face ao objeto permanecendo alheio e alterno ao mundo real, no seu heterocosmos.

Primeiras acepções: AS ARTES

Arte e Técnica Arte (do Latim Ars, significando técnica Técnica (do Grego antigo τέχνη, technê, que significa arte, ofício) - (ou "knowhow") refere-se às aplicações da ciência, do conhecimento científico ou teórico, nas realizações práticas e nas produções industriais e econômicas do homem. A técnica cobre assim o conjunto dos métodos de fabricação, de manutenção e gestão, de reciclagem dos materiais, e de eliminação dos desperdícios [economia do gesto], que utilizam métodos procedentes de conhecimentos científicos [registrados como tais] ou simplesmente métodos ditados pelas práticas diárias de certos ofícios e inovações empíricas. Arte (do Latim Ars, significando técnica  e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

Arte = Técnica

arte e ciência Pode-se então dizer arte, no seu sentido primeiro (técnica). Ou de ciência aplicada. A ciência é, por outro lado, um estudo mais abstrato. No entanto, historicamente, a técnica veio primeiro.. "O homem foi homo-faber, antes de ser homo-sapiens", explica o filósofo Henry Bergson. Contrariamente à ciência, a técnica não tem por vocação interpretar o mundo, está lá para transformá-lo, a sua vocação é prática e não teórica. A técnica frequentemente é considerada como se fizesse parte integrante da história das ideias ou da história das ciências. No entanto, é necessário efetivamente admitir a possibilidade de uma técnica não-científica, isto é, evoluindo fora de qualquer corpo científico e que resume as palavras de Bertrand Gille: "o progresso técnico só é feito por uma soma de erros que resultaram em alguns espetaculares sucessos". A técnica, na acepção de conhecimento intuitivo e empírico da matéria e as leis naturais, é assim a única forma de conhecimento prático. Seja na ciência, ou nas Belas Artes.

Tecnologia

Cultura Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo e metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc.). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.

O corpo humano

Estilo e Forma: Estética Estilo é a forma como a obra artística se mostra, enquanto que Estética é o ramo da Filosofia que explora a arte como fundamento. Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística para tomar, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do gênero. É importante ter um estudo mais profundo sobre a estética. Conseguimos isso separando quais conceitos formam a estética, a começar pela beleza. A beleza é uma percepçãoindividual caracterizada normalmente pelo que é agradável aos sentidos. Esta percepção depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa. O belo depende muito da sociedade e de suas crenças.

Estética: O Belo na Arte Estética: O Belo na Arte. “Dos Pré-socráticos a Platão: A função da Arte”. Pré-socráticos: Fragmentos, Especulação da Natureza (physis) e Cosmogonias Platão: Doutrina das Idéias Aristóteles: Poética - Poíesis (o artista como poietés) Gottlieb Baumgarten (1714-1762) “aesthesis” Vitória de Samotrácia, 190 a.C

Pré-socráticos: Fragmentos, Especulação da Natureza (physis) e Cosmogonias: O Nascimento da Filosofia O Ideal de Belo: kalos kai agathos

Platão: Doutrina das Idéias

Aristóteles: o Sistema Filosófico e a Mímesis Criativa Arte e técnica: “Sendo Deus o primeiro motor, dele necessariamente deriva, ainda na esfera da transcendentalidade (metá tá physiká, além da natureza), o Belo, considerado neste nível como « ordem, simetria, grandeza, em suma, formas geométricas». Aristóteles, Poética

Conceito de Estética: a ciência da percepção O que é Arte?

Linguagens artísticas I: Literatura, Teatro e Cinema - “A arte de narrar, o uso expressivo e estético da linguagem”. Artes miméticas: Ação A mimesis é a imitação da ação - “imitar é congênito no homem” (Poética, 1448 a, II, §13, Aristóteles) Literatura: Ação Narrativa (Epopéia) Teatro: Ação Dramática (Tragédia e Comédia) Cinema: Síntese Dramática: A Montagem É importante notar que a imitação na tragédia tem por elemento crucial a “trama dos fatos”, pois, a imitação, tal como é estabelecida na tragédia, não é uma imitação dos homens mas sim uma imitação de AÇÕES e imitação de VIDA [felicidade ou infelicidade] que residem particularmente na ação.

Linguagens artísticas II: Fotografia, Música e Dança - “Composição” Henry Cartier-Bresson

Composição

Movimento

Ritmo

A criação artística: O Artista Produção: "A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade..." (Henri Cartier-Bresson) Processo: Vê-se, portanto, que se opera em Nietzsche uma ampliação do sentido trágico, da criação artística para a criação do próprio modo de vida como uma obra de arte, um poema.