ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE ESPÍRITA Sociedade Beneficente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Comissão de Assistência Social – COAS
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
QUEM SOMOS A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, especializada em estimular, captar, qualificar.
O Estado e o BNDES no apoio à
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
PLANO DE GESTÃO.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
Ministério da Educação
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Gestão Ambiental.
Termo de Referência nº. 01/2011
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Relatório de atividades
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Revisita ao PPP.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE ESPÍRITA Sociedade Beneficente Espírita BEZERRA DE MENEZES

Sociedade Beneficente Espírita BEZERRA DE MENEZES Localizada na Av. Nova York, 686 – Zona Norte/POA 05 Departamentos – 31 setores Em 2008: Total de sócios ativos – 6.767 pessoas Voluntários – 3.000 aproximadamente Grupos de Estudo: 1.276 participantes Público de palestras: 150.000 participantes Assistência social: 25 instituições assistidas Livraria: 26.120 obras vendidas Videobiblioteca: 16.876 empréstimos Atendimentos em geral: 897.000 assistidos

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Diretor Presidente Vice-Diretor-Presidente Departamento Educação Espírita Departamento Cultural Departamento Administrativo Departamento Espiritual Departamento de Atendimentos

Conselho Deliberativo Assembléia Geral Conselho Deliberativo Conselho Fiscal Conselho de Administração

Equipe: SBEBM - Andréa Scorza, Annelise Steigleder, Bruno Volkind, Cibele Arend, Cláudia Viezzer, Eni Vinõlo, Gustavo Arend , Lisete Bertoldo, John Félix, Marta Neves, Matheus Rosa, Narla Nunes e Ronaldo Weisheimer Colaboradores externos: Arlinda Cézar – Instituto Venturi para Estudos Ambientais e Tânia Pires - Greenpeace

“A natureza não pode ser responsável pelos defeitos da organização social, nem pelas conseqüências da ambição e do amor-próprio.” Livro dos Espíritos, cap. V, q.707

Qual a relação entre os centros espíritas e a ecologia?

Objetivos  Comprometer com o atendimento da legislação ambiental vigente; manter a política ambiental através da implementação do sistema de gestão ambiental; melhorar continuamente os processos, produtos e serviços; estabelecer e revisar os objetivos e metas ambientais, os quais serão  documentados, implementados,  mantidos e comunicados ao conjunto dos funcionários, trabalhadores e freqüentadores; buscar a melhoria contínua da gestão e do desempenho ambiental  de todos seus freqüentadores, trabalhadores voluntários, fornecedores e instituições assistidas; assegurar  a sustentabilidade  de projetos, empreendimentos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social.

Atendimento e Educação Gerencia Geral   Modelos a serem seguidos Responsabilidade Orientações positivas para mudança Consciência de questões ambientais Ecologia Corporativa   Ecologia no ambiente de trabalho Gerenciamento de resíduos Construção e manutenção Transporte Equilíbrio ecológico Comunicação Interna e externa Meios de comunicação Relatórios ambientais Sistema de Gerenciamento Ambiental Política ambiental Controle ecológico Organização ambiental Potencial introdução à ISO 14001 Assistência Social  Incentivar cuidado ambiental Disponibilizar atividades de sensibilização/conscientização Colaborar na relação entre administração e ecologia. Atendimento e Educação Exemplificar o cuidado a nossa volta, dentro e fora da Sociedade Integrar o olhar de preservação em todos os cursos Acompanhar e analisar a relação sensibilização/conscientização no dia-a-dia (indicadores)

Política Ambiental da SBEBM A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes promove o desenvolvimento integral do ser, através de atendimentos, estudo espiritual e assistência social, incentivando visão, valores e hábitos nos planos individual e coletivo. Com isso, reforça o compromisso com a comunidade, adotando boas práticas de preservação da vida no ambiente natural, favorecendo a sensibilização e a convivência solidária sustentável.  

Equipe Gestão Ambiental SBEBM I Encontro da Equipe jan/2009

Período Ação Abrangência Maio/08 Auditoria de resíduos gerados pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais. Acompanhamento da Administração da SBEBM Espaço permanente no Informativo Mensageiro para sensibilização e divulgação de ações e resultados 5000 exemplares Jan/09 Início dos encontros mensais da equipe de trabalho ampliada Representação dos departamentos, CA e CD. Início do tema ambiental no CIEDE – Ciclo Introdutório de Estudos da Doutrina Espírita, através do módulo Jesus, reforma íntima e cuidado ambiental 03 edições por semestre, com aproximadamente 300 pessoas a cada edição. Departamento de Atendimentos orienta para uso racional de luminárias. Envolvendo voluntários e assistidos do Atendimento Especializado, Apoio Espiritual a Pessoas em Situação de Difícil Aceitação e Fluidoterapia

Período Ação Abrangência Mar/09 Início de estudos e trabalhos de eficiência energética Troca de luminárias, lâmpadas e adequação do sistema de iluminação. Adesão a Hora do Planeta, reduzindo 40% das luminárias 1.000 pessoas o público aproximado Abr/09 Início dos encontros mensais de sensibilização com a equipe do Coral, refletindo nas músicas e em outros grupos de trabalho. 24 integrantes do Coral, em média 450 pessoas no público a cada apresentação. Inclusão de mensagens de reflexão nas Preces e Irradiações junto aos freqüentadores. Aproximadamente 3.000 pessoas/semana Substituição de copos plásticos por canecas na praça de alimentação do Bazar. A cada bazar, média 150 pessoas, considerando 40 bazares/ano. Curso de formação para equipe de Recepção substitui matérias impressos por arquivos magnéticos. Participantes do curso receberão CD.

Período Ação Abrangência Maio/09 Encontro de sensibilização com grupo de tricô e costura/ Assistência Social Aproximadamente 30 senhoras Jun/09 Inclusão do tema socioambiental nas palestras ao público, na semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente Média de 3.000 pessoas envolvidas Realização do I Fórum de Ecologia e Espiritualidade Aproximadamente 500 pessoas – trabalhadores, freqüentadores e visitantes. Jul/09 Participação no curso do DMLU – Departamento Municipal de Limpeza Urbana Funcionária que coordena equipe de contratados em serviços gerais. Relato da experiência no II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos Pesquisadores, empresários e estudantes.

CONCLUSÃO O processo de gestão ambiental experimentado pela SBEBM, passa por reflexão de conhecimentos, valores, atitudes e tomadas de decisões individuais e coletivas. Tornar mais explícito esse respeito a todas as formas de vida – mineral, vegetal, animal e hominal, está presente em diversas obras espíritas, oportunizando sensibilização e uma crescente mobilização que é multiplicada nos lares, nas escolas, nos grupos sociais em que frequentadores e trabalhadores voluntários estão integrados.