A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA MESO REGIÃO TOCANTINA EM IMPERATRIZ - MA PLANOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Imperatriz, 17 de março.
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
Câmara Municipal de São Paulo Câmara Municipal de São Paulo C omissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente Seminário São Paulo e a Política Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Deputado Dr. Nechar (PP/SP)
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
“II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Política Nacional dos Resíduos Sólidos
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
Seminário de Reciclagem e Valorização dos Resíduos Sólidos
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
Guarulhos – Dezembro de 2011
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
PNRS: um olhar sobre a luta por direitos de catadores e catadoras de recicláveis.
LEI FEDERAL /10.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Prefeitura do Recife - EMLURB
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Desafios e Responsabilidades.
Apresentação 1º fórum Itinerante de Resíduos Sólidos e design do RS.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Sistema de Créditos de Logística Reversa
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
Secretaria-Geral da Presidência da República Participação social é método de governar CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Ministério do Meio Ambiente
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

São Paulo A Política Nacional de Resíduos e a Coleta Seletiva Solidaria

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica. Os principais objetivos da nova lei são: •A não-geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos; •Destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos; •Diminuição do uso dos recursos naturais (água e energia, por exemplo) no processo de produção de novos produtos; •Intensificação de ações de educação ambiental; •Aumento da reciclagem no país; •Promoção da inclusão social; •Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis

Instrumentos que devem fortalecer a Coleta seletiva Solidaria. •Os planos de resíduos sólidos; •Inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos; •Coleta seletiva, •Os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; •Incentivo a cooperativas de catadores; •Monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária . •Cooperação técnica e financeira entre os setores público e privado para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos, métodos, processos e tecnologias de gestão, reciclagem, reutilização, tratamento de resíduos e disposição final ambientalmente adequada de rejeitos;

O MNCR tem preocupação em a Política Nacional virar ...............

São Paulo A Política Nacional de Resíduos trás a Necessidade de um Projeto Coleta Seletiva Solidario para Cidade ; Participação do catadores nos setoriais. As Políticas Municipais e Estaduais fortalecer a Nacional e não ao Contrario. Reconhecer a diversidade de trabalhos que existem com Catadores na Cidade. Fortalecimento as cooperativas de catadores na perspectiva de prestadora de serviço. Potencializar os investimentos que existem (PAC, Cidade da Copa,G.Geradores e logística reversa etc...)

EXPOCatadores 2011 www.expocatadores.com.br 21,22,23 de Dezembro.

Rua Vergueiro, 2551 – Vila Mariana Secretaria do MNCR Rua Vergueiro, 2551 – Vila Mariana São Paulo - SP Teléfone: +55 (11) 3399-3475 Secretaria.nacional@mncr.org.br mncrsp@gmail.com www.mncr.org.br